Skip to main content

O planejamento urbano de Houseal Lavigne catalisa a revitalização do centro de Oshkosh

Oshkosh, Wisconsin

A cidade de Oshkosh procurou revigorar o centro da cidade e atrair empresas viáveis através da concepção e entrega de um plano de redesenvolvimento urbano visualmente deslumbrante. Eles contrataram a Houseal Lavigne Associates — uma premiada empresa de planejamento urbano e desenvolvimento econômico — para “Imaginar Oshkosh”, a estratégia de investimento do centro da cidade para o centro de Oshkosh e arredores. 

Modelo 3D do planejamento urbano da Houseal Lavigne

O projeto urbano que a Houseal Lavigne desenvolveu para o Plano para o centro de Oshkosh foi um sucesso impressionante. Os visuais vibrantes conquistaram o apoio da comunidade, ajudando a proteger a sede da Oshkosh Corporation e a casa de Milwaukee Bucks. A incorporação de empresas e franquias é uma grande vitória para a cidade porque catalisa o crescimento econômico, promove a criação de empregos e inspira orgulho cívico e comunidade.

Nik Davis AICP, diretor, e Devin Lavigne FAICP, diretor e cofundador da Houseal Lavigne, lideraram o plano de redesenvolvimento e compartilharam conosco suas percepções do processo de design. 

Houseal Lavigne priorizou o espaço próximo à orla

A Houseal Lavigne priorizou o espaço próximo à orla para aproximar a comunidade e as oportunidades de emprego desta comodidade.

Qual foi sua inspiração para o Plano para o centro de Oshkosh?

No início do processo, era difícil imaginar como um estádio animado e uma área comercial movimentada substituiriam o local dilapidado. A orla industrial tinha terrenos subusados e muitos edifícios abandonados, como um antigo centro de produção de móveis. Com o tempo, o avanço para a automação e as mudanças locais diminuíram a produção e a área se desvalorizou. Sabíamos que queríamos priorizar o espaço próximo à orla para aproximar a comunidade e as oportunidades de emprego desta comodidade. Nossa equipe criou um plano para organizar o espaço em dez áreas funcionais distintas, estabelecendo um caráter único, diretrizes de design, prioridades de desenvolvimento e estratégia para cada distrito. 

Qual era o plano para trazer o Milwaukee Bucks?

Queríamos mostrar ao Milwaukee Bucks que o local subaproveitado era um diamante bruto. A nossa estratégia foi realçar o carácter único da área e celebrar a arquitetura histórica e o contexto industrial. As arenas esportivas precisam de muita metragem quadrada, e passamos cinco dias planejando e criando diagramas de planejamento de espaço e planos de localização para simular como todos os edifícios se complementariam. O plano de redesenvolvimento incluía instalações para prática de basquete, uma arena maior e um prédio de escritórios de cerca de 23.000 metros quadrados. Depois disso, nossa equipe migrou para o SketchUp para derivar estruturas verticais. 

“O SketchUp nos permitiu iterar e avançar rapidamente o conceito de diagramas de planta espacial para edifícios 3D.” 

Uma crítica ao planejamento urbano é que as propostas muitas vezes acumulam poeira nas prateleiras das autoridades municipais. Como você faz para construir projetos? 

Cultive a adesão da comunidade! É um desafio para as pessoas visualizarem uma imagem diferente para uma área da cidade que sempre foi de uma forma particular. Nosso trabalho é ajudá-las a ver possibilidades sem definir expectativas sobre o layout exato. Se você criar um design muito concreto, a comunidade poderá ficar desapontada quando não for exatamente a estética ou a comodidade desejada. 

Para manter uma perspectiva panorâmica, produzimos modelos e imagens que não são excessivamente realistas ou detalhadas. Por exemplo, usamos taxas de estacionamento padrão por tamanho estimado do edifício, mas não calculamos o número exato de vagas de estacionamento necessárias. Esta flexibilidade nos permite voltar mais tarde ao estacionamento para adicionar um espaço verde ou uma passagem de pedestres, à medida que o conceito evolui. Não entrar em detalhes significa que você pode ultrapassar os limites da viabilidade sem fazer promessas excessivas. É uma linha tênue. Estabelecemos expectativas realistas sobre o que acontecerá, ao mesmo tempo que permitimos que as pessoas vejam um caleidoscópio de possibilidades. 

Progressão do fluxo de trabalho de design desde o mapa base até a renderização concluída

Progressão do fluxo de trabalho de design desde o mapa base até a renderização concluída. 

Qual é o seu fluxo de trabalho de design tradicional? 

Geralmente, começamos com um esboço à mão, um mapa geográfico básico ou ambos. Nossa equipe manipula o material inicial com um programa de design gráfico para refinamento. Esses primeiros esboços e gráficos são então enviados ao cliente para aprovação. Depois de receber o feedback do cliente, importaremos o design inicial para o SketchUp. Podemos trabalhar quase todo o processo de design/desenvolvimento no SketchUp a partir deste ponto. Ao final, exportamos as renderizações para uma ferramenta de edição de fotos como o Adobe Photoshop para os retoques finais. 

Por que você acha que a tecnologia é essencial e como você a usa para melhorar seu fluxo de trabalho? 

A tecnologia é importante devido à rapidez com que os projetos se desenvolvem. Precisamos de ferramentas que nos ajudem a visualizar conceitos rapidamente. O software de modelagem 3D e as renderizações ajudam planejadores e designers a se comunicarem de maneira eficaz entre si, bem como com clientes e comunidades. Com a tecnologia, os planejadores urbanos têm melhores métricas para calcular cidades eficientes e bem planejadas. Deveríamos todos agradecer por haver menos suposições no planejamento urbano atual.

Ao usar a tecnologia, há uma curva de aprendizado e ficamos felizes em compartilhar nosso conhecimento. Veja abaixo nossas extensões favoritas, bem como algumas dicas e truques para melhorar os fluxos de trabalho. 

Principais extensões para planejadores urbanos (conteúdo disponível apenas em inglês):

Dicas e truques para melhorar a produtividade:

  • Configure teclas de atalho para um rascunho mais rápido
  • Use nomes consistentes para Tags (anteriormente Camadas)
  • Use tags e visualizações salvas para minimizar o que você vê durante o rascunho
  • Use nomes consistentes para texturas para facilitar sua localização e substituição
  • Modele sem sombras pelo maior tempo possível (ative as sombras no final usando uma ferramenta de renderização de terceiros)
  • Use componentes low-poly durante no rascunho/configuração (necessário para ambientes grandes ou modelos pesados)
  • Sempre aplique cores/texturas às faces durante a construção para economizar tempo (usamos cores temporárias que se destacam e as substituímos quando estamos mais avançados no processo de desenvolvimento do modelo)
  • Use recortar, desfazer e colar como uma estratégia de rascunho rápido

Sobre a Houseal Lavigne

A Houseal Lavigne é uma empresa de planejamento urbano e desenvolvimento econômico. Somos especializados em planos visionários e viáveis — expandindo os limites da criatividade enquanto nos baseamos nas realidades econômicas e de mercado. Nossa empresa se concentra na tomada de decisões baseada em evidências e no fortalecimento da arte do planejamento com ciência e tecnologia. Temos orgulho de pensar criticamente, com criatividade, colaboração e excelência. Nossa abordagem é baseada em relacionamentos sólidos, troca de ideias e compromisso com a inovação. Nossas prioridades são fazer o bem, nos divertir, trabalhar duro e fornecer soluções ágeis, visionárias e viáveis aos nossos clientes e parceiros.
Quer usar o SketchUp para planejamento urbano (ou qualquer projeto de design!)? Experimento nossa avaliação gratuita ou escolha um plano.

Conheça quem escreveu

Quando não cria conteúdo, Rianna gosta de saciar sua curiosidade. Você pode encontrá-la lendo um livro, com seu cachorro aconchegado ao seu lado, desfrutando de viagens e aventuras ao ar livre com seus amigos e familiares, e comendo refeições saborosas (de preferência preparadas por outras pessoas).

Profile Photo of Rianna Lowrance {PORTUGUESE}