Skip to main content

A modelagem com nuvens de pontos dá à empresa de design e construção PSW uma vantagem

Uma empresa de design e construção usa nuvens de pontos para criar modelos 3D precisos com facilidade.

Nuvens de pontos externas.

TJ Varghese é diretor de design da PSW, uma empresa de design e construção especializada em design residencial externo e interno. Usando dados de nuvem de pontos com Scan Essentials e SketchUp, ele conseguiu reduzir o tempo de criação de 5 horas para 20 minutos. A criação de modelos 3D a partir de dados de nuvem de pontos dá ao TJ a precisão necessária para construir com eficiência e economizar nos custos do projeto. Aqui está a história dele.

imagem mostrando renderização externa de uma casa

Renderização externa. Todas as imagens são cortesia da PSW e do Grupo Vizyon. 

Como o uso de dados de nuvem de pontos mudou seu fluxo de trabalho?

Renovamos completamente a maneira antiga de fazer as coisas quando passamos a usar nuvens de pontos em vez de medições manuais. Os modelos com dados de nuvem de pontos são muito mais precisos e economizamos muito tempo em campo.​ Os dados do projeto são armazenados em nossos computadores, o que é de grande ajuda se precisarmos lembrar de anotar quaisquer detalhes do projeto. Podemos ver as nuvens de pontos no SketchUp quando as importamos usando o Scan Essentials

Temos um processo de criação totalmente diferente de como costumávamos fazer há um ano. Aqui está o processo antigo: a equipe da PSW usava fitas e fazia medições de 3 metros. Uma linha de medição captava as leituras de elevação para remodelá-las como uma grade. Usando dois pedaços de fita, dois colegas se sentavam em dois cantos da casa, puxando e tentando triangular. Demorou cerca de cinco horas para localizar os quatro pontos.

imagem mostrando dados de nuvem de pontos do exterior de uma casa no SketchUp.

Dados de nuvem de pontos do exterior de uma casa no SketchUp.

Compare isso com o processo simplificado atual, que leva cerca de 20 minutos. Usamos a solução completa de varredura a laser 3D da Trimble (SX10) para digitalizar o local e, em seguida, colocamos os dados da nuvem de pontos no Trimble Business Center (TBC) para processamento Os dados do solo são visualizados com resolução de 30 centímetros e criamos uma superfície a partir dessas informações. Em seguida, exportamos a superfície como um arquivo do SketchUp e todos os elementos do local — a casa, o terreno e a vizinhança — são exportados como camadas separadas.

Vídeo mostrando a visão geral do processo de criação da PSW.

“Usar o Scan Essentials nos dá a precisão que precisamos. Em situações reais, alguns centímetros de diferença são problemáticos. Às vezes trabalhamos em propriedades em que construímos até o recuo permitido. Se desviássemos alguns centímetros, o segundo ponto em relação ao recuo estaria desviado mais alguns centímetros. Mais quatro pontos a menos e você perde 30 centímetros.”

imagem mostrando a nuvem de pontos do porão
imagem mostrando o modelo do SketchUp do porão
imagem mostrando renderização do porão
imagem mostrando o porão finalizado

Imagens mostrando as nuvens de pontos do porão até o porão finalizado.

Como esse processo aumentou a produtividade?

Nosso novo fluxo de trabalho usando o Scan Essentials alterou drasticamente nossos níveis de produtividade de três maneiras.

Fornecimento de arquivo limpo para trabalhar no SketchUp

Os dados brutos da nuvem de pontos nem sempre são registrados na importação, e informações desnecessárias, como reflexos nas janelas, são extraídas, o que pode ser confuso. Registramos as nuvens de pontos no TBC e depois as importamos para o SketchUp. Isso garante que tenhamos um arquivo limpo e sem erros ao iniciar o trabalho no SketchUp.

Facilidade de uso ao trabalhar interiores

O TBC possui um recurso chamado Limit box, que permite visualizar o interior de um modelo ou nuvem de pontos. O Scan Essentials tem os mesmos recursos, o que é extremamente benéfico para interiores, já que trabalho de fora para dentro. Quando faço uma varredura, posso ver o teto e todos os detalhes. Eu crio um corte de seção para ter visibilidade do interior da casa e trabalho em uma seção específica. 

Fornecimento de informações precisas do local

Isto é crucial porque sempre trabalhamos tendo em mente as limitações do local. Por exemplo, se estivermos construindo uma estrutura externa, precisamos estabelecer uma localização para ela, não apenas horizontalmente onde ela vai, mas a que altura ela está do nível do solo ou da residência existente. Muitas vezes usamos uma soleira de porta de saída externa existente como nosso ponto de controle. Quando a construção começar, esse será o nosso ponto de elevação zero para a equipe, que usará pontos que marcamos com o SX10 junto a um zip level ou outros altímetros de alta precisão. Essa precisão não pode ser alcançada com fitas métricas. É impossível acertar porque sempre temos problemas com mudanças de altitude. Usamos o Scan Essentials desde o início e na fase de desenho da construção para garantir que entendemos todas as limitações.

“Você está projetando em 3D. Por que você mediria em 2D? É impossível sem nuvens de pontos, é como projetar no escuro.” 

Nunca falamos sobre verificação de campo em nossos desenhos porque já foi verificado. Temos todo o local em nosso computador. Também verificamos periodicamente se o terreno mudou (o que geralmente acontece se outro empreiteiro estiver avaliando a propriedade) — esse é o único momento em que precisamos digitalizar novamente e revisar as alterações.

imagem mostrando renderização de paisagem

Renderização de paisagem.

Por que arquitetos e designers deveriam usar nuvens de pontos em seus fluxos de trabalho?

Precisão! Em nossa área de atuação, queremos acertar na primeira vez. Na PSW, não ofertamos projetos ao comprador mais barato. Temos uma rede comercial de parceiros que estão no setor há muito tempo. Chamamos as pessoas que trabalham conosco de parceiros comerciais, não de subcontratantes, e as apoiamos de várias formas. Trabalhar os detalhes dentro do escritório e não no terreno é valioso para os nossos parceiros comerciais. Nós garantimos que eles tenham todas as informações necessárias antes de colocar a mão na massa. Esse é um dos principais motivos pelos quais optamos por um fluxo de trabalho de nuvem de pontos. Nosso objetivo é a precisão e a eliminação de problemas. Desperdiçamos dinheiro se um projeto atrasa durante a construção devido a um problema imprevisto. 

Sobre a PSW

A PSW é uma empresa empreiteira geral de design e construção, não apenas uma empresa de design. Ao contrário de outras empreiteiras gerais ou de design e construção, o processo pronto para uso da PSW cuida do design e do gerenciamento de projeto para uma experiência de construção direcionada, além de trabalhar com um parceiro comercial especialista e selecionado que acredita na visão da PSW. O objetivo da PSW sempre foi garantir que os clientes tenham uma experiência de construção educacional tranquila e que os parceiros comerciais (subcontratantes) façam o que amam fazer sem dúvidas. A tecnologia de nuvem de pontos e a forma como ela está integrada ao nosso software de design SketchUp tornam possível atender às expectativas de todos com precisão, como nunca antes. Leva menos tempo, não demanda suposições e apenas possibilita a tomada de decisões críticas, porém precisas.

“Os dados em nuvem de pontos são a única forma de entregar um projeto de forma precisa e eficiente. Por isso defendo o uso da tecnologia sempre.” 

A PSW sabe que os clientes do setor residencial precisam urgentemente de designers que aproveitem o poder da nuvem de pontos para fluxos de trabalho de modelos 3D. Confira a sua nova empresa de design, The Vizyon Group.

Experimente o SketchUp em seu próximo projeto com uma avaliação gratuita.

Informe-se melhor sobre o Trimble Business Centre aqui

Conheça quem escreveu

Quando não está escrevendo conteúdo, Mahenoor pode ser encontrada na academia ou explorando novos lugares com amigos e familiares. O amor pelas caminhadas, viagens e por conhecer novas culturas e pessoas a leva a lugares estranhos e maravilhosos. Quando não está de férias, ela gosta de aprender e se desenvolver.

Profile Photo of Mahenoor Khadeghat {PORTUGUESE}