Skip to main content

A história arquitetônica através da restauração

Paris, França

A empresa de arquitetura parisiense Clé Millet trabalha em algumas das construções mais icônicas da cultura europeia, principalmente nos teatros. Ela usa o SketchUp para projetar e colaborar com especialistas técnicos para restaurar tesouros arquitetônicos à sua antiga glória.

Planos 2D posicionados no SketchUp para construir um modelo 3D. Imagem de cortesia da Clé Millet.

Planos 2D posicionados no SketchUp para construir um modelo 3D. Imagem de cortesia da Clé Millet.

Pular para:

Preservar o espírito dos ícones culturais

    Le Studio Raspail

    O salão de festas de Le Pecq

A linguagem universal do 3D

Colaborações 3D para preservar a cultura

    Especialistas técnicos e colaboração 3D

Sobre a Clé Millet

A Clé Millet foi fundada por Stéphane Millet, que iniciou sua formação em arquitetura e engenharia e a terminou em história da arte e arqueologia. Seu filho, Paul Millet, também é formado em arquitetura. Ele começou a usar o SketchUp como estudante de arquitetura em 2006 e nunca mais olhou para trás.

Retratos de Stéphane e Paul Millet. Imagens de cortesia da Clé Millet.

Retratos de Stéphane e Paul Millet. Imagens de cortesia da Clé Millet.  

Stéphane tem um profundo amor pela história da arquitetura e uma vontade de compartilhar as funções originais destes edifícios históricos. Ele explica que os edifícios não são criados simplesmente por capricho de um arquiteto.

“Basicamente, tudo é funcional. Cada forma e design é a resposta correta para um função.”

- Stéphane Millet, arquiteto, cenógrafo e fundador

Em seu trabalho, Paul aprecia como os obstáculos inerentes a um projeto de renovação cultural (como a necessidade de seguir o estilo da construção original e as diretrizes do desafio de vencer esses projetos) despertam a sua criatividade.

“Quanto mais obstáculos eu enfrento, contraditoriamente, mais divertido é para mim e mais fácil será encontrar uma boa ideia.”

- Paul Millet, arquiteto e modelador 3D

Através do seu trabalho, a equipe da Clé Millet conduz a história arquitetônica e cultural para o futuro.

Preservar o espírito dos ícones culturais

Nos trabalhos em instalações culturais, a equipe segue o estilo original do edifício. A equipe se inspira na ornamentação original, ao mesmo tempo que aumentam a eficiência e a funcionalidade para os padrões modernos. Encontrar um equilíbrio entre o conforto moderno e as ideias arquitetônicas antigas é um desafio emocionante. Cada edifício apresenta necessidades e objetivos singulares, mesmo quando o estilo arquitetônico geral é o mesmo.

A equipe está atualmente trabalhando em vários edifícios art déco do mesmo período, no início da década de 1930. Os projetos compartilham uma sensibilidade estilística, embora suas funções divergentes exijam considerações únicas.

Le Studio Raspail

Um pôster antigo de uma apresentação do Le Studio Raspail
Fotografias históricas do Le Studio Raspail
Fotografias históricas do Le Studio Raspail

Documentos históricos do Le Studio Raspail. Um pôster antigo de apresentação, seguido de fotografias do interior e exterior. Clique na seta de navegação para rolar. Imagens de cortesia da Clé Millet. 

Um dos projetos, Le Studio Raspail, é um antigo cinema de vanguarda construído em Paris em 1932. Depois de quase um século desde a sua construção e períodos de desuso, Clé Millet foi encarregada de levar o cinema aos padrões modernos de conforto e funcionalidade. 

Para começar seu modelo 3D, Paul reuniu planos 2D no SketchUp e os posicionou para obter um esqueleto arquitetônico a partir do qual construir.

Exportações brutas do SketchUp mostrando os planos 2D que Paul posicionou para construir o modelo.
Planos 2D posicionados no SketchUp para construir um modelo 3D. Imagem de cortesia da Clé Millet.

Exportações brutas do SketchUp mostrando os planos 2D que Paul posicionou para construir o modelo. Clique nas setas de navegação para rolar. Imagens de cortesia da Clé Millet.  

A equipe da Clé Millet se inspira na história do edifício, incluindo na arte que ele apresentava no passado. No modelo do saguão do teatro renovado de Paul, ele incluiu um pôster antigo que a equipe encontrou em sua pesquisa histórica do edifício.

Um modelo do saguão do Studio Raspail, apresentando o pôster antigo que a equipe da Clé Millet encontrou durante a pesquisa histórica.
Um modelo 3D do saguão do Studio Raspail
Uma renderização 3D dos assentos para o público do Studio Raspail (vista a partir do palco)
Uma renderização 3D dos assentos para o público do Studio Raspail, incluindo uma vista do palco

Modelos SketchUp e renderizações do Le Studio Raspail. Clique nas setas de navegação para rolar. Imagens de cortesia da Clé Millet.  

Combinando a experiência de Paul no SketchUp com a pesquisa histórica da equipe, a Clé Millet pôde criar modelos precisos do edifício existente, e então reimaginar seu futuro.

O salão de festas de Le Pecq (La Salle de Fetes du Le Pecq)

Outro edifício art déco, o salão de festas de Le Pecq, serviu durante muitos anos como ponto de encontro e salão de dança da cidade. Depois de anos como salão de dança, foi convertido em teatro por volta de 1933. Quando a Clé Millet entrou no concurso para renovar o teatro para padrões modernos, recebeu documentação arquitetônica histórica datada de cerca de 1930.  

Documentação arquitetônica histórica de La Salle de Fetes du Le Pecq.
Documentação arquitetônica histórica de La Salle de Fetes du Le Pecq.
Documentação arquitetônica histórica de La Salle de Fetes du Le Pecq.
Fotografia histórica de La Salle de Fetes du Le Pecq.

Fotografia e documentos arquitetônicos históricos de La Salle de Fetes du Le Pecq. Clique nas setas de navegação para rolar. Imagens de cortesia da Clé Millet.  

A documentação histórica não estava completa ou perfeitamente precisa. Paul criou um modelo detalhado no SketchUp através de uma combinação de documentação antiga e novas medidas. Para obter dicas sobre como começar a modelar edifícios existentes com documentação limitada de fotos de referência, conheça nosso curso gratuito do SketchUp Campus (conteúdo disponível apenas em inglês). 

Através da sua pesquisa e dedicação à precisão, apesar dos desafios, a Clé Millet recuperou o estilo original e a magia do edifício, garantindo também que o teatro atendesse aos padrões modernos de conforto e funcionalidade.

Visualização do SketchUp deRenderização do trabalho interior de La Salle de Fetes du Le Pecq

Visualização do SketchUp e renderização da obra interior que a Clé Millet propôs para renovar La Salle de Fetes du Le Pecq. Imagens de cortesia da Clé Millet.

A linguagem universal dos modelos 3D

"Eu vejo o SketchUp como a porta para um mundo acessível para muitas pessoas."

- Stéphane Millet, arquiteto, cenógrafo e fundador

Visualização do SketchUp do interior do Teatro Nacional de Dança de Chaillot. Imagem de cortesia da Clé Millet.  

A Clé Millet deve comunicar claramente a sua visão arquitetônica a uma ampla variedade de partes interessadas. Além dos recursos que permitem a Paul criar modelos impressionantes, o SketchUp facilita para a equipe da Clé Millet compartilhar os modelos e as ideias de design. Na maioria das vezes, a empresa apresenta os modelos aos clientes ao vivo em seus escritórios, para obter feedback em tempo real das partes interessadas. No trabalho com seus parceiros, Paul normalmente envia um arquivo do SketchUp e uma exportação IFC.

Especialistas técnicos e colaboração 3D

Os modelos de Paul devem fornecer informações precisas aos parceiros de projeto da Clé Millet. Além dos engenheiros e construtores esperados em qualquer processo construtivo, os edifícios históricos culturais têm funções específicas que exigem profissionais especializados.

Nos teatros em que a Clé Millet trabalha, a acústica é especialmente importante. Para garantir uma experiência auditiva espetacular, a Clé Millet compartilha os seus modelos 3D com uma equipe de engenheiros acústicos que analisam o design e fornecem recomendações sobre como criar uma experiência acústica de primeira classe.

Corte da seção do SketchUp do Teatro Nacional de Dança de Chaillot. Imagem de cortesia da Clé Millet.

Corte da seção do SketchUp do Teatro Nacional de Dança de Chaillot. Imagem de cortesia da Clé Millet.

O trabalho da equipe com especialistas em acústica no Teatro Nacional de Dança de Chaillot, outro projeto art déco, tem sido inovador. Eles estão instalando um sistema de som raro que processa sons através de um computador que então difunde o som para vários alto-falantes espalhados pelo ambiente. Existem apenas alguns exemplos deste sistema de som difuso no mundo.

A Clé Millet trabalhou em estreita colaboração com engenheiros acústicos, usando o SketchUp para diagramar locais ideais para os alto-falantes. A empresa também usou o SketchUp para projetar painéis acústicos que combinassem com o estilo art déco original do edifício, ao mesmo tempo que acomodavam tecnologias modernas para criar uma experiência sonora superior.

Corte de seção do Teatro Nacional de Dança de Chaillot mostrando a posição dos alto-falantes.
Estudo acústico do Teatro Nacional de Dança de Chaillot
Modelo de painéis acústicos para o Teatro Nacional de Dança de Chaillot

Estudos de acústica para o Teatro Nacional de Dança de Chaillot. Clique nas setas de navegação para rolar. Imagens de cortesia da Clé Millet.  

Colaborações 3D para preservar a cultura

Corte da seção do SketchUp do Teatro Saint-Omer.

Corte da seção do SketchUp do Teatro Saint-Omer. Imagem de cortesia da Clé Millet.  

A Clé Millet espera fazer ainda mais com o poder do 3D. Ela aproveitou com sucesso o SketchUp para reimaginar e renovar alguns dos ícones arquitetônicos mais preciosos da França. Para o futuro, a equipe quer usar modelos 3D para ajudar a garantir que as produções dentro desses edifícios possam sobreviver. 

Fotografia histórica do Teatro Saint-Omer, exterior
Fotografia do Teatro Saint-Omer antes da renovação, exterior
Fotografia do Teatro Saint-Omer depois da renovação, exterior

Fotos do Teatro Saint-Omer: histórica, recente antes da renovação e recente após a renovação. Clique nas setas de navegação para rolar. Imagens de cortesia da Clé Millet.  

A Clé Millet considera motorização, iluminação e som para um design de teatro completamente envolvente. Os modelos 3D que Paul cria incluem cada uma dessas características para orientar a construção. Após a conclusão dos edifícios, os modelos 3D podem ser usados como material de referência para empresas de produção de palco. Stéphane acredita que o SketchUp é fácil de aprender para pessoas de qualquer geração e que as comunidades de apresentação em palco poderiam aproveitar a modelagem 3D para economizar tempo e dinheiro no processo de produção. 

As óperas, por exemplo, são produções caras. Stéphane sugere que as companhias de ópera poderiam criar prefigurações dos seus espetáculos dentro de uma estrutura modelada em 3D como parte do processo de pré-produção. As prefigurações ajudariam a visualizar a compatibilidade da encenação de uma ópera em diferentes locais, sem incorrer em custos consideráveis de viagem e adaptação — tornando mais fácil considerar coproduções à escala europeia ou internacional. A redução dos custos de coprodução aumenta a acessibilidade à realização de produções por equipes com menos recursos, aumentando a amplitude da diversidade artística e mantendo as artes vivas.

Fotografia histórica do Teatro Saint-Omer, interior
Fotografia do Teatro Saint-Omer antes da renovação, interior
Fotografia do Teatro Saint-Omer depois da renovação, interior

Fotos do Teatro Saint-Omer: histórica, antes da renovação e após a renovação. Crédito da foto: Martin Argyroglo. Clique nas setas de navegação para rolar. Imagens de cortesia da Clé Millet. 

Stéphane e Paul acreditam no poder do 3D para ajudar a preservar as tradições culturais, unindo o património com software de ponta. O respeito da Clé Millet pela história e a dedicação a técnicas eficientes e inovadoras ajudam a empresa a preservar a beleza histórica ao mesmo tempo que moderniza edifícios históricos culturais. 

A Clé Millet aproveita a modelagem 3D para ajudar a preservar a cultura e os espaços que a abrigam. 

Você se inspirou para modernizar um prédio também? Aproveite a caixa de ferramentas do SketchUp com uma avaliação gratuita. Se quiser mergulhar de cabeça em um projeto, inscreva-se hoje para reimaginar o amanhã.

Sobre a Clé Millet

A Clé Millet cuida tanto das renovações históricas como de novos projetos de construção. Para projetos voltados ao público, a empresa usa modelos do SketchUp para produzir resultados competitivos com eficiência. Saiba mais sobre os fluxos de trabalho competitivos da Clé Millet neste artigo do blog, onde você também encontrará um link do Trimble Connect para visualizar um dos modelos do Teatro Marigny feito por Paul em outro projeto art déco. 

A Clé Millet se dedica ao trabalho com uma abordagem global para a construção, certa de que a habilidade do arquiteto se encontra na capacidade dele de síntese, uma abordagem humanista a serviço de exigência de qualidade independentemente do tema do programa a que se aplica: grandes instalações públicas, unidades de saúde, hotéis, instituições de ensino superior ou moradias em todas as suas concepções, desde moradias sociais até às de alto padrão individual.

“Ao mesmo tempo em que persistimos nesses percursos e convicções, encaramos o mundo em constante mudança com abertura.”

- Stéphane Millet, arquiteto, cenógrafo e fundador

Veja mais trabalhos da Clé Millet no site.

Conheça quem escreveu

Samantha é uma pessoa extremamente curiosa que, acima de tudo, adora uma boa história. Quando ela não está lendo ou escrevendo, ela aproveita ao máximo o sol das trilhas de San Diego ou vai em busca de mais calor no Deserto de Mojave.

Profile Photo of Samantha Knock {PORTUGUESE}