Skip to main content

SketchUp e IA generativa: concretize suas ideias rapidamente com o Diffusion

Nunca foi tão fácil colocar sua ideia em destaque. Nosso último lançamento, o SketchUp DiffusionLABS, permite que você use o poder transformador da IA no SketchUp para criar imagens renderizadas em segundos. O futuro chegou e tem tudo a ver com a sua versão mais criativa e capaz.

Um GIF exibindo várias imagens conceituais geradas com o SketchUp Diffusion

Gere renderizações conceituais rapidamente mesmo com um modelo 3D básico, usando o SketchUp Diffusion.

No seu dia a dia, pode ser que você precise comunicar suas ideias de forma clara e rápida. Com possibilidades de design quase infinitas, lidamos com o equilíbrio entre o tempo gasto com design e com a criação de imagens representativas, que apresentam suas melhores e mais criativas soluções.

Felizmente, a IA pode ajudar. Veja como.

SketchUp e IA

A IA tem o poder de expandir seu potencial criativo e motivar novas possibilidades. Temos o compromisso de gerar inovação e tornar a IA acessível, onde ela demonstre ter potencial de mudar o trabalho para melhor.

Embora a IA não tenha uma visão criativa própria, ela pode ajudar você a focar a sua. Lançamento no #SketchUpLabs, o Diffusion traz uma IA generativa prática ao SketchUp. Ele oferece uma nova forma de gerar imagens rapidamente para inspirar seu processo criativo, e é compatível com sua jornada de design. 

Coloque a sua ideia em destaque

Escolha entre oito estilos padrão para definir a estética das suas imagens geradas.

Se você consegue descrevê-las, pode vê-las agora no SketchUp. Com um prompt de texto e um modelo simples, você pode gerar imagens fotorrealistas ou estilizadas para demonstrar sua ideia distinta.

Em vez de procurar por algo semelhante à sua ideia e tentar mostrar aos clientes como o conceito é “parecido, mas diferente”, você pode representar com mais precisão a sua criação única.

Uma série de imagens geradas por IA explorando conceitos de design de interiores para cozinhas com o SketchUp Diffusion
Uma série de imagens geradas por IA explorando conceitos de design de interiores para cozinhas com o SketchUp Diffusion
Uma série de imagens geradas por IA explorando conceitos de design de interiores para cozinhas com o SketchUp Diffusion
Uma série de imagens geradas por IA explorando conceitos de design de interiores para cozinhas com o SketchUp Diffusion
Uma série de imagens geradas por IA explorando conceitos de design de interiores para cozinhas com o SketchUp Diffusion

Mude rapidamente de esboços de conceitos para opções de design renderizados. Use as setas de navegação para ver conceitos de design criados com o SketchUp Diffusion. 

Dica rápida: Dê um impulso inicial ao seu estilo preferido selecionando um dos estilos predefinidos do Diffusion. 

Vá além dos blocos criativos

Os controles deslizantes de configurações permitem que você aprimore seu resultado de imagem. Mantenha a geometria do seu modelo ou eleve o potencial do seu prompt de texto.

Se você está sem ideias ou tem interesse em descobrir novas possibilidades, encontre inspiração ao digitar uma descrição da imagem que gostaria de ver. Deixe que a IA apresente novos conceitos para você. 

Os controles deslizantes de configurações deixam você decidir quanta influência os prompts terão e quanta aderência os modelos terão nas imagens geradas. 

Por exemplo, digamos que você tem um modelo de massa básico e quer gerar mais conceitos para a forma e finalizar o projeto. Descreva o visual que você deseja para o edifício com um prompt de texto e experimente os controles deslizantes de configurações. Definir “influência do prompt” e atenuar para “respeitar geometria do modelo” fará com que sua descrição seja seguida detalhadamente, mas mudará seu modelo nas imagens geradas. Assim, será possível ver novos elementos que podem inspirar você de uma forma totalmente nova. 

As configurações funcionam em outra direção também. Se está avançando com seu modelo e quer descobrir mais sobre contexto, iluminação e materialidade, ative “respeitar geometria do modelo” para produzir imagens que mostrem o modelo exato com as finalizações e o contexto que você definir. 

Dica rápida: Se ainda está no começo, você pode ir direto para o prompt de texto para ver suas ideias ganhando vida antes de modelar qualquer coisa.

Encontre o alinhamento antecipadamente

Adicione a imagem gerada como uma sobreposição no seu modelo do SketchUp usando “Adicionar cena”.

Teste opções rapidamente e tome decisões melhores com modelagem 3D, geração de ideias, visualizações rápidas e ferramentas para colaboração: tudo no SketchUp.

Quando quiser compartilhar sua lista de imagens exploratórias com as partes interessadas, use “Adicionar cena” para salvar suas imagens como uma sobreposição no viewport do SketchUp. As cenas de fácil navegação vão ajudar você a transportar clientes e colaboradores para a essência do seu design. Encontre soluções ideais e agilize o progresso dos projetos. 

Mantenha o controle criativo

Combine o modo de marcação em iPad com o Diffusion e mude do esboço para a renderização de conceitos fotorrealistas em segundos. 

Consideramos a IA como uma parceira de ideação e uma assistente de produção, mas a visão criativa ainda está sob seu domínio. Por fim, você controla a entrada com qualquer combinação do seu modelo, marcações em iPad e prompts de texto. Você determina a saída ao selecionar os estilos e as configurações mais adequados. Para finalizar, você decide como compartilhar ou utilizar os resultados. 

Aprimore o prompt para desenvolver uma ideia, salvar a imagem como uma cena para modelar ou esboçar sobre ela, ou compartilhe as imagens para iniciar a colaboração. O Diffusion está na interseção entre a liberdade criativa e a produtividade expandida. 

Aprimore seu potencial criativo

Comece agora com o Diffusion para expandir seus recursos e impulsionar seu potencial criativo enquanto economiza tempo. Prepare-se para inspirar e impressionar seus clientes com quão rápido você consegue atingir transparência e alinhamento.

Pronto para experimentar o Diffusion? Se você busca pelo Diffusion em computadores, encontre-o em Extension Warehouse. Você pode acessá-lo como uma ferramenta nativa em versões mais recentes do SketchUp para iPad e Web. 

O Diffusion está sendo lançado como parte do programa SketchUp Labs. Está disponível para assinantes ativos do Go, Pro ou Studio. Gratuito por tempo limitado* e com uma avaliação gratuita

Diga-nos o que você acha

Teve resultados impressionantes, inesperados ou incríveis? Adoraríamos ver como você usa o Diffusion e o que você é capaz de criar. Compartilhe o feedback conosco, na comunidade SketchUp, ou nas redes sociais com a hashtag #SketchUpLabs.



*A IA generativa requer recursos de processamento substanciais. Ao acessar o Diffusion in Labs, os assinantes não receberão cobranças adicionais. Vamos comunicar as mudanças futuras nos preços pelo menos 30 dias antes de elas serem aplicadas.

Conheça quem escreveu

Somos as pessoas que trabalham no SketchUp, então passamos a maior parte do nosso tempo pensando em como melhorar os processos de modelagem 3D. Também gostamos de brincadeiras, jogos de tabuleiro, café, cerveja, donuts e de ver paisagens. Alguns de nós comem quinoa.

Profile Photo of Equipe do SketchUp {PORTUGUESE}