Skip to main content

As possibilidades da madeira para uma nova era de construção sustentável

Escânia, Suécia

Andreas Lebisch, arquiteto e desenvolvedor de negócios de construção sustentável, mostra o incrível potencial da madeira para esse tipo de construção e como a sua casa de campo, Villa Skäret ou Kvartshus, exibida no programa de TV Grand Designs Sverige, nasceu de suas ideias sustentáveis.

Fotografia de Kvartshus, uma casa de madeira.

Fotografia de Kvartshus em uma exuberante paisagem de primavera.

Ir para:

A carreira de Andreas é determinada pela sua paixão por design e seu entusiamo pela sustentabilidade. Para ele, é importante desafiar as convenções de construção, especialmente ao considerar também os desafios sociais e ambientais. Conversamos com ele sobre como sua carreira influenciou o projeto e a construção da casa de veraneio de sua família.

Andreas ressalta que há muito desperdício em um processo de construção comum, já começando pelo material, mas desafiar as convenções na construção pode ser assustador. Os processos e materiais escolhidos para projetos de construção estão consolidados há muito tempo e são uma grande parte da razão pela qual esse setor é responsável por 39% de todas as emissões de carbono

"Ser responsável pela parte financeira de um projeto significa usar os recursos com sabedoria. Todas as partes do edifício devem ser contabilizadas, e é importante encontrar soluções sustentáveis que durem muito tempo e produzam o mínimo possível de emissões."

— Andreas Lebisch

Como desenvolvedor de negócios sustentáveis, Andreas defende uma abordagem em escala à sustentabilidade que faça sentido comercial para os clientes da sua empresa. A busca pelo melhor, não pelo perfeito, pode ajudar as práticas sustentáveis a se popularizarem mais rapidamente.

"Em alguns projetos, me divido entre o passado e o futuro — técnicas novas e antigas podem se juntar para gerar mudanças significativas para o futuro do nosso planeta."

— Andreas Lebisch

Andreas e sua empresa executam uma análise climática de todos os edifícios antes e depois da construção. O governo sueco incentiva a criação de edifícios de alto desempenho, o que torna mais fácil atrair clientes para novas formas de construção sustentável. 

O uso da madeira para um futuro sustentável

A madeira é um excelente material de construção em relação às emissões de carbono, especialmente quando a comparamos ao aço ou concreto. Quando visamos a sustentabilidade, é necessário considerar todo o ciclo de vida dos materiais de uma construção. É essencial priorizar materiais que produzam alto desempenho e que também tenham uma criação sustentável. 

A madeira é um material renovável que cresce naturalmente, especialmente em ambientes como as florestas da Suécia. A criação de aço e concreto demanda muito carbono e, depois da construção, eles não são capazes de compensar o carbono no ambiente. Por outro lado, a madeira não produz carbono, ela coleta e armazena o carbono de seus arredores.

A madeira laminada cruzada (CLT) é um material muito flexível. Ela pode ser cortada em formatos pré-fabricados em uma loja e depois montada rapidamente no local. Aproveitar a pré-fabricação na construção pode reduzir drasticamente o desperdício e as surpresas em relação à duração e ao orçamento da construção.

A madeira também proporciona espaços agradáveis. Como a madeira é porosa, ela muda de acordo com a umidade do ambiente e retém o excesso de carbono do ar, o que a torna um purificador de ar natural. Ela tem uma grande qualidade isolante e também preserva o ar quente no interior da construção durante o inverno.

Sustentabilidade e beleza natural: Kvartshus de Grand Designs Sverige

Com sua experiência em design, sustentabilidade e negócios em mente, Andreas desenvolveu o projeto e a construção da casa de férias de sua família, Kvartshus. A casa foi apresentada em um episódio de Grand Designs Sverige, um programa de TV sobre arquitetura e design que acompanhou a jornada criativa de sua família por dois anos.

A criação do projeto de Kvartshus

Assim como em qualquer projeto arquitetônico, Andreas começou a criação de Kvartshus estudando o contexto ao redor. A família dele construiu uma plataforma de madeira e acampou no terreno vazio durante dois verões para entender melhor o lugar, saber como ele mudava de um dia para o outro e conhecer a movimentação do ambiente fora do terreno e a forma como as plantas que cresciam naturalmente floresciam e murchavam. Durante a observação imersiva, eles encontraram o local perfeito para a casa — no ponto mais alto do lote, escondida entre árvores e formações rochosas.

Animação do plano de construção de Kvartshus

Andreas se inspirou na paisagem local e nos enormes penhascos que cercam a costa próxima. Ele queria criar uma casa que se assemelhasse a uma formação natural, erguendo-se do solo como as pedras e as árvores que ocupam o terreno. Ele aperfeiçoou a ideia de usar cristais como inspiração para o formato, esboçando o contorno da casa de acordo com as formas aleatórias, porém geométricas, em que eles crescem.

"Os seres humanos gostam de simetria, gostamos de organização e, em geral, paramos por aí no design. A localização ou os arredores de um lugar devem ter um papel mais importante na estrutura do edifício, por isso nos inspiramos nas formações naturais. Uma árvore não tem galhos exatamente iguais dos dois lados. Provavelmente eles vão crescer diferentes de acordo com o vento e o clima. A forma da casa parece natural porque segue o ambiente."

— Andreas Lebisch

Para manter a sensação de calma e simetria em um projeto de formato maximizado, ele decidiu trabalhar com uma cartela mínima de materiais: madeira e vidro. A casa é toda feita de abeto sueco, por dentro e por fora. Os abetos crescem muito bem em diversas partes da Suécia e são um importante produto de exportação para uso em construções e criação de materiais em papel. 

Ele tentou limitar a quantidade de aberturas menores dentro do volume da casa — ou são planos muito fechados ou muito abertos para manter a forma exterior o mais pura possível. Outro objetivo do projeto para obter uma estética calma e minimalista era ocultar ao máximo os detalhes funcionais. Quanto menos detalhes visíveis, mais difícil é a construção. Por exemplo, todos os elementos para transporte de água do telhado — a calha, a tubulação e os sistemas de ligação — estão escondidos dentro da estrutura para manter a casa o mais minimalista e simples possível.

Animação do modelo de Kvartshus

A esposa de Andreas, Anna, arquiteta paisagista. Embora quisessem fazer alterações mínimas no espaço natural em que a casa está, Anna ajudou Andreas a definir como a casa fluiria para o exterior e as formas suaves que poderiam ser criadas na parte externa para promover a harmonia entre as varandas que se estendem para fora da casa e a paisagem. Andreas e Anna usaram o SketchUp para visualizar as ideias um do outro.

Fotografia de Kvartshus com o deck se estendendo em direção à floresta
Fotografia do deck de Kvartshus a partir da casa
Fotografia dos espaços externos que conectam Kvartshus à natureza

Fotografias de Kvartshus e a conexão do interior com o exterior.

O fluxo de trabalho do projeto com madeira comum e laminada cruzada

Andreas trabalhou com planos 2D e o modelo 3D do SketchUp ao mesmo tempo para garantir que teria as informações certas na hora da fabricação. 

"Você pode contar com a eficiência do layout do plano, depois saber o efeito no 3D e então fazer tudo de novo. É como uma simbiose entre o plano e o modelo."

— Andreas Lebisch

Modelo do SketchUp exibindo detalhes da construção em CLT

Andreas usou o SketchUp para modelar os detalhes da construção.

Depois de modelar o projeto final, Andreas o enviou a um engenheiro estrutural para análise e documentação 2D. Durante uma interação inicial, Andreas e o engenheiro perceberam que toda a parte externa poderia ser construída em CLT espesso, de modo que a estrutura se sustentaria sozinha, sem vigas ou colunas. A parte externa é feita em CLT, tem 25 centímetros de espessura e funciona como isolante, então Andreas não precisou acrescentar muito material entre ela e o revestimento. 

"Como a madeira isola o suficiente, ela é sólida, como uma cabana de troncos. É o encontro da tradição com a tecnologia de CLT."

— Andreas Lebisch

Nas fases iniciais do processo de design, Andreas sabia que queria usar a madeira comum e a laminada cruzada como material de construção porque a madeira é mais sustentável e fácil de moldar e manipular, dando a ele liberdade para o projeto de inspiração orgânica. Para uma estrutura simples com um formato aparentemente complexo, ele gostou do fato de que a CLT pode ser pré-fabricada milimetricamente no ângulo certo. 

Modelo do SketchUp exibindo detalhes externos da construção em CLT

Modelo SketchUp mostrando detalhes da moldura externa.

"Usando o SketchUp, você pode criar formas tridimensionais que são úteis como guia para recortar os elementos desejados do modelo. É um processo simples e incrivelmente útil." 

— Andreas Lebisch

O uso de um modelo 3D foi essencial para o fluxo de trabalho de fabricação de Andreas. Como o contorno do projeto tinha muitos lados e ângulos, criar cortes planos de todo o edifício levaria muito tempo. Havia tantas peças com diferenças mínimas de graus teria sido quase impossível manter a precisão necessária para construir uma casa inteira.

Andreas descobriu que a maneira mais simples de se comunicar com sua equipe de fabricação era enviar arquivos 3D que pudessem ser inseridos na máquina de CNC. Os fabricantes enviaram desenhos 2D de volta a Andreas para garantir que tudo estava certo. Ele comparou os desenhos 2D enviados com as medidas que tinha em seu modelo. Depois que tudo foi confirmado, eles usaram a máquina de CNC para cortar, lixar e preparar cada pedaço de CLT para a construção. 

Fotografia do início da montagem de Kvartshus
Fotografia da construção de Kvartshus em andamento
Fotografia de Kvartshus com alguns andaimes do lado de fora

Fotografias da construção de Kvartshus em andamento. Clique para ver a construção da casa.

A equipe de fabricação cortou cerca de 110 elementos exclusivos para o exterior da estrutura em CLT, depois eles os embrulharam e entregaram no local da construção. Andreas elaborou a sequência com o engenheiro estrutural, usando seu modelo 3D para visualizar como seria a construção. Depois que a construção começou, a equipe levou cerca de cinco dias para montar a estrutura, trabalhando em sequência em um quebra-cabeça gigante de madeira em forma de casa.

Vídeo mostrando um modelo com detalhes do sequenciamento de construção em CLT para Kvartshus

Quando a parte externa foi concluída, a casa estava quase pronta. Eles escolheram um interior todo em madeira para manter o projeto esteticamente minimalista e aproveitar o tema sustentável da casa. Andreas trabalhou com outro fabricante para obter uma CLT mais fina para o interior, que foi feito da mesma forma que a parte externa. A equipe de construção lixou levemente a madeira interna e aplicou uma fina camada de tratamento pigmentado de branco para evitar o amarelamento causado pela decomposição das fibras à exposição solar. 
 

Fotografia do interior de Kvartshus, mostrando a paleta monocromática de madeira
Fotografia do interior de Kvartshus com vista para a vegetação exuberante do lado de fora da janela
Fotografia do interior, ângulos e espaços de Kvartshus
Fotografia da área de jantar no interior de Kvartshus com mesa de madeira e assentos embutidos de madeira
Fotografia de Anna e Andreas Lebisch na cozinha de Kvartshus

O interior também é todo em madeira. Clique para ver diferentes áreas do interior concluído.

Andreas e sua família decidiram deixar o revestimento externo de madeira sem tratamento para mantê-lo natural. A família dele tem admirado a cor da madeira não tratada e como ela muda naturalmente de acordo com a paisagem em que se encontra.

"No começo, a madeira era branca, tinha uma cor incrivelmente clara. como pão recém-cortado. Com o tempo, ela está se tornando cada vez mais cinza por fora, mudando de acordo com o clima. Quando ele está úmido, ela fica quase preta." 

— Andreas Lebisch

Depois de alguns anos, a cor da moderna cabana de madeira da família pode mudar, mas a construção provou ser estável e confortável.

Fotografia de Kvartshus concluída

A casa concluída repousa no ponto mais alto do terreno da família.

A família de Andreas e Anna pode desfrutar da casa de madeira em todas as estações, graças às maravilhosas qualidades estruturais e de isolamento da construção em CLT. A melhor parte é que eles têm uma casa sustentável que vai resistir ao teste do tempo.

Se você quiser criar uma estrutura de madeira fantástica usando as tecnologias mais modernas, experimente o SketchUp gratuitamente.

Sobre Andreas Lebisch

Andreas é um arquiteto com foco em arquitetura em madeira, design urbano e sustentabilidade. No momento, ele trabalha como desenvolvedor de negócios de construção sustentável na ÅWL Arkitekter, uma empresa de arquitetura sueca. O objetivo de Andreas é ajudar sua empresa e arquitetos de todo o mundo a abordar os projetos com foco na sustentabilidade. 

"Como arquitetos, temos uma boa visão do projeto, conhecimento de todas as partes da construção, capacidade de coordenar e reunir informações e destreza para desenvolver ideias. Juntos, devemos dar um passo à frente e resolver os desafios contemporâneos."

— Andreas Lebisch

Você pode acompanhar a jornada contínua da família de Andreas e de sua casa de férias, Kvartshus, no Instagram.

Conheça quem escreveu

Samantha é uma pessoa extremamente curiosa que, acima de tudo, adora uma boa história. Quando ela não está lendo ou escrevendo, ela aproveita ao máximo o sol das trilhas de San Diego ou vai em busca de mais calor no Deserto de Mojave.

Profile Photo of Samantha Knock {PORTUGUESE}