Skip to main content

Como projetos 3D poupam o tempo da designer de interiores Isolina Mallon

São Francisco, Estados Unidos

Descubra como Isolina Mallon, fundadora de um estúdio de design de interiores em São Francisco, tornou o 3D uma parte essencial do trabalho dela para colaborar com outros profissionais da área, atrair clientes, deixá-los felizes e continuar criando designs ousados e inovadores.

Pular para:

  1. Introdução a uma nova forma de design
  2. Design de interiores em 3D: do planejamento à conclusão
  3. Dicas para modelagem no SketchUp
  4. Explore o mundo por meio do design de interiores
  5. Sobre o Isolina Mallon Interiors 

Modelo de sala de estar feito no SketchUp Imagem cortesia de Isolina Mallon.

Modelo de sala de estar feito no SketchUp Imagem cortesia de Isolina Mallon.

O SketchUp é uma ferramenta essencial no processo de design de interiores de Isolina Mallon, já que a ajuda a criar projetos belíssimos e premiados com mais rapidez e facilidade. Desde o início de sua carreira como designer para lojas de móveis e grandes empresas até seu cargo atual como designer e empresária, pensar e criar em 3D tem ajudado Isolina a se adaptar a circunstâncias que sempre mudam.

Sala de estar projetada por Isolina Mallon. Fotografia cortesia de Jean Bai Photography.

Introdução a uma nova forma de design

Isolina entrou na universidade para estudar design de interiores no início dos anos 2000, quando os esboços de projetos eram feitos em desenhos à mão e em aquarela. Quando Isolina se formou e começou a carreira na área, um de seus amigos engenheiros apresentou um novo software de modelagem 3D a ela. Embora os arquivos precisassem ser feitos à mão, ela rapidamente encontrou maneiras de incorporar o novo software, SketchUp, ao fluxo de trabalho.

Trabalhar com o 3D ajudou Isolina a planejar designs com mais eficiência, testar opções mais livremente e criar visões que comunicassem as ideias dela de forma clara. Em 2011, Isolina se mudou da Espanha para São Francisco, onde fundou a própria empresa de design. O SketchUp a ajudou a se comunicar com clientes em potencial e testar os novos tipos de arquitetura e especificidades de design que ela descobriu na Califórnia.

Modelo de quarto de criança feito no SketchUp. Imagem cortesia de Isolina Mallon.

Modelo de quarto de criança feito no SketchUp. Imagem cortesia de Isolina Mallon.

Design de interiores em 3D: do planejamento à conclusão

O SketchUp faz parte do processo de design de interiores de todos os projetos de Isolina, desde o planejamento e o próprio design até a comunicação com os clientes e a realização do trabalho. Confira abaixo alguns dos benefícios de usar uma modelagem 3D em todas as etapas de um projeto desse tipo.

Projetos em 3D 

Isolina começa todo projeto de design de interiores criando um modelo em 3D do espaço com o qual ela trabalhará. Um membro da equipe tira as medidas do espaço real e ela cria o modelo no SketchUp. Com as dimensões em mãos, Isolina cria um modelo em 3D inicialmente apenas com a parte estrutural, livre de mobília, equipamentos de iluminação e outros acessórios não essenciais ao cômodo. Durante o processo de modelagem, ela se familiariza com os volumes e ligações entre paredes, portas, janelas e infraestruturas existentes, como rede elétrica, encanamento e marcenaria embutida.

Eu esvazio o cômodo na minha mente e no meu modelo. A melhor maneira de criar algo novo é começando do zero.

– Isolina Mallon, designer de interiores

Ela gosta da liberdade que o SketchUp oferece de explorar rapidamente ideias de design nos cômodos. Por exemplo, ela pode verificar, em pouco tempo, se um determinado espaço fica melhor com poltronas ou um sofá. Com o recurso “Carregar novamente o componente”, ela leva apenas alguns segundos para trocar os móveis e conferir o resultado.

Isolina também gosta muito do 3D Warehouse. Ela adora o fato de poder procurar e especificar modelos de empresas de móveis reais. Ela também enviou alguns de seus próprios modelos para o 3D Warehouse para compartilhar com outros usuários.

Captura de tela de um modelo 3D de um lustre de ferro e bronze feito por Isolina Mallon e enviado ao 3D Warehouse do SketchUp.

Captura de tela de um modelo 3D de um lustre de ferro e bronze feito por Isolina Mallon e enviado ao 3D Warehouse do SketchUp.

Sempre uso o SketchUp para trabalhar porque me sinto confortável dessa maneira. Ao começar pelo modelo 3D e criar o resto a partir dele, sei que o resultado final será bom. 

– Isolina Mallon, designer de interiores

Como lidar com as expectativas dos clientes

Com o SketchUp, Isolina consegue mudar itens facilmente com base no feedback dos clientes antes que a mobília seja comprada ou uma grande alteração seja feita. Ao contrário de outros profissionais que apenas criam listas de itens para um design de interiores, Isolina pode mostrar sua visão completa para os clientes usando modelos e renderizações do conceito.

Faço todo o design em 3D e adiciono cores e materiais. Isso ajuda muito a vender minha visão para os clientes. Em vez de explicações demoradas, só preciso dizer: “É assim que vai ficar.” Funciona muito bem.

– Isolina Mallon, designer de interiores

Isolina cria as renderizações para os clientes usando V-Ray e Photoshop. Eles ficam muito animados quando o projeto final fica exatamente como na referência que ela criou antes de qualquer um dos itens do design ser instalado.

Colaboração entre design e construção

Quando Isolina abriu seu negócio de design de interiores em São Francisco, ela encontrou uma nova comunidade de profissionais de design-build com quem colaborar. Trabalhar com novas pessoas e diferentes especificidades de design foi estimulante, mas também desafiador quando se tratava de históricos educacionais e culturais distintos. Com o SketchUp, ela conseguiu se comunicar com os colaboradores mais facilmente usando a linguagem universal do 3D.

Com os modelos 3D, Isolina pode mostrar tranquilamente do que precisa em relação à iluminação, encanamento e espaço. Se ela precisa mudar uma janela ou porta de lugar, o SketchUp é a ferramenta de comunicação perfeita para ela trabalhar com os arquitetos.

Ela também trabalhou com carpinteiros e marceneiros em projetos que necessitavam de itens feitos sob medida. Em um apartamento de um prédio gigante em São Francisco, uma coluna estragava o clima de espaço aberto do local. Com a ajuda de Isolina, a coluna deixou de ser apenas um item desagradável e se tornou um elemento funcional. Ela criou uma prateleira e espaços para plantas personalizados que disfarçavam a coluna e acrescentavam um toque de beleza e cor ao espaço majoritariamente branco.

Modelo dos espaços para plantas feito no SketchUp. Imagem cortesia de Isolina Mallon.

Modelo dos espaços para plantas feito no SketchUp. Imagem cortesia de Isolina Mallon.

Documentação em 2D do espaço para plantas. Imagem cortesia de Isolina Mallon.

Documentação em 2D do espaço para plantas. Imagem cortesia de Isolina Mallon.

Documentação em 2D do espaço para plantas. Imagens cortesias de Isolina Mallon.

Para fabricar esse item, Isolina esboçou o projeto de acordo com o modelo geral do apartamento. Ela compartilhou arquivos .skp e desenhos em 2D do LayOut com o carpinteiro. O carpinteiro conseguiu recriar a ideia exata de Isolina.

Fotografia do espaço para plantas. Imagem cortesia de Isolina Mallon.

Fotografia do espaço para plantas. Imagem cortesia de Isolina Mallon.

Se for algo sob medida, eu preciso usar o SketchUp. É a melhor opção. 

– Isolina Mallon, designer de interiores

Dicas para modelagem no SketchUp

Isolina acredita que a melhor maneira de aprender a usar o SketchUp é treinando ao máximo. Com as ferramentas intuitivas do SketchUp, é fácil começar com modelos simples e ir avançando no seu próprio ritmo. Quando novos recursos são lançados, Isolina acessa a Central de Ajuda e o canal no YouTube do SketchUp para conhecer as novas ferramentas e fluxos de trabalho.

1. Mantenha uma organização

Isolina defende que é necessário manter seu modelo organizado. Marcar todos os seus componentes de maneira correta pode ajudar a economizar muito tempo. Isolina consegue puxar modelos de projetos antigos e começar a implementar uma nova ideia do cliente de maneira instantânea por já ter uma base precisa.

2. Não exagere no modelo

Outra dica de Isolina é não tentar criar modelos muito pesados ou complicados logo no início. Mantenha uma contagem de polígonos baixa e seu modelo o mais simples possível ao transmitir sua ideia de design para o programa. Assim, você pode continuar adicionando itens sem se preocupar em acabar criando um modelo confuso.

3. Busque inspiração no 3D Warehouse

Para se inspirar em outros projetos, Isolina gosta de olhar catálogos e visitar exposições, especialmente a Milan Furniture Fair, a maior feira profissional da categoria no mundo. A mostra destaca as últimas tendências em móveis e design ao redor do planeta. Uma das características favoritas dela em um móvel? Está disponível no 3D Warehouse! Se Isolina conseguir usar um item com facilidade nos modelos dela, também será muito mais fácil de usá-lo em um projeto final.

4. Não tenha medo de iterar

Ela recomenda pensar no futuro do projeto: a opção escolhida é uma tendência que ficará ultrapassada daqui a alguns anos ou ela resistirá ao tempo? Por fim, Isolina usa o tempo que economiza com o SketchUp para testar novas ideias ousadas, um traço marcante dos espaços que ela cria.

Explore o mundo por meio do design de interiores

O estilo arrojado e moderno de Isolina e sua tendência a correr riscos criativos levaram a designer a lugares que ela nunca teria conhecido se não fosse uma profissional inovadora, incluindo uma loja maçônica. As salas de reunião no interior desses locais costumam ser visitadas apenas por membros da maçonaria, mas eles sabiam que precisavam de ajuda externa para renovar o espaço. 

Foi uma tarefa desafiadora para Isolina, porque havia algumas limitações no design do produto final e muitas pessoas para agradar. Ao recriar o saguão interno, ela fez modelos e renderizações que permitiam que pessoas sem experiência em design pudessem imaginar o espaço de outra forma e alinhar o que achavam sobre as grandes mudanças. Os clientes adoraram o design de Isolina, e o trabalho correu sem problemas graças à precisão das informações transmitidas dos modelos para os contratantes e colaboradores.

Modelos do SketchUp e renderizações do V-Ray de uma sala de reuniões em uma loja maçônica. Imagens cortesias de Isolina Mallon.
Modelos do SketchUp e renderizações do V-Ray de uma sala de reuniões em uma loja maçônica. Imagens cortesias de Isolina Mallon.
Modelos do SketchUp e renderizações do V-Ray de uma sala de reuniões em uma loja maçônica. Imagens cortesias de Isolina Mallon.
Modelos do SketchUp e renderizações do V-Ray de uma sala de reuniões em uma loja maçônica. Imagens cortesias de Isolina Mallon.
Modelos do SketchUp e renderizações do V-Ray de uma sala de reuniões em uma loja maçônica. Imagens cortesias de Isolina Mallon.
Modelos do SketchUp e renderizações do V-Ray de uma sala de reuniões em uma loja maçônica. Imagens cortesias de Isolina Mallon.

Modelos do SketchUp e renderizações do V-Ray de uma sala de reuniões em uma loja maçônica. Clique nas setas para rolar pelas imagens. Imagens cortesias de Isolina Mallon.

Eu sempre digo: sem riscos, sem glória. 

– Isolina Mallon, designer de interiores

Isolina se sente capacitada para arriscar nos designs e ter resultados gloriosos. Ao incorporar o SketchUp ao fluxo de trabalho de design de interiores dela, fica fácil testar novas ideias e fazer com que sejam aceitas pelos clientes. O SketchUp também ajuda a designer a comunicar ideias de design inovadoras a outros profissionais da área para que possam auxiliá-la na criação de trabalhos personalizados. 

Experimente o SketchUp gratuitamente e aproveite ao máximo seu potencial criativo no design de interiores.

Sobre o Isolina Mallon Interiors 

Isolina Mallon Interiors é um estúdio de design de interiores premiado que presta serviço completo e fica localizado na área da Baía de São Francisco. O estúdio é especializado em interiores residenciais modernos e sofisticados no norte da Califórnia e na Espanha. A equipe colabora com clientes, arquitetos, construtores, paisagistas e artesãos para criar espaços inovadores e práticos com coesão durante todo o processo. Ao considerar todos os aspectos da vida de um cliente, cada cômodo se torna uma narrativa única. Os espaços criados pelo estúdio refletem as pessoas que os habitam, mas também contam com os toques especiais de Isolina Mallon e sua paixão pelo design moderno e suas raízes europeias. Ela compartilha uma visão geral da jornada do design por uma perspectiva voltada para os clientes no blog dela. Você também pode conferir mais modelos enviados por ela para o 3D Warehouse.

Conheça quem escreveu

Samantha é uma pessoa extremamente curiosa que, acima de tudo, adora uma boa história. Quando ela não está lendo ou escrevendo, ela aproveita ao máximo o sol das trilhas de San Diego ou vai em busca de mais calor no Deserto de Mojave.

Profile Photo of Samantha Knock {PORTUGUESE}