Skip to main content

Revolucionando a indústria de construção civil com a Brasil ao Cubo e a tecnologia Trimble

Ricardo Mateus, fundador e CEO da Brasil ao Cubo, usou sua experiência em soldagem e montagem de estruturas para criar uma empresa inovadora que esta disruptando a indústria da construção.

A empresa cresceu 200% em 2020, o que foi excepcionalmente impressionante porque se tratava de um período econômico muito difícil. Ricardo acredita que o crescimento se deve aos funcionários. 

“A Brasil ao Cubo não é apenas formado por engenheiros, mas também por funcionários da área que trabalharam muito para entender como cada detalhe estrutural funcionaria em conjunto para dar vida aos projetos”, diz Ricardo.

Conversamos com Cláudia Mateus, Co-Fundadora e Gerente de Arquitetura, e Matheus Dubkowski, Artista 3D, para falar sobre o papel do SketchUp em todos os seus projetos.

Escritório da Brasil ao Cubo em Tubarão, SC, Brasil

Como você começou a usar o SketchUp?

Cláudia: Comecei a usar o SketchUp em 2009 na empresa do meu pai, a EMETU. Na Brasil ao Cubo, iniciamos todos os projetos no SketchUp. Nosso CEO, Ricardo, acredita que SketchUp significa "facilitar". Os primeiros projetos da Brasil ao Cubo foram todos detalhados no SketchUp. Ainda tenho todos os projetos antigos salvos! Como você pode ver, somos muito apaixonados pelo programa!

Um dos primeiros projetos da Brasil ao Cubo foi uma casa externa criada no SketchUp.

Outro exemplo de modelo no SketchUp usado na Brasil ao Cubo nos primeiros anos. Esta foi uma expansão de um restaurante fast-food para a franquia Frango Frito em 2016. 

No contexto do design industrial modular off-site, qual é o papel da arquitetura? E onde o SketchUp ajuda?

Cláudia: No início, Ricardo teve a ideia de que a Brasil ao Cubo comercializaria espaços modulares padronizados. Ele queria ter um catálogo de opções padrão onde as pessoas pudessem escolher as linhas de produto, mas eu pensava um pouco diferente. Acredito que todos os projetos devem ter uma identidade, não gosto da ideia de replicar designs - quero poder personalizar as coisas com cada projeto e adicionar elementos únicos que os diferenciam dos demais. Porque para mim a arquitetura deve ser personalizada.

Então, com a minha formação e a visão do Ricardo, fomos capazes de unir nossas ideias e formar o que a Brasil ao Cubo é hoje - uma empresa de construção modular com forte ênfase na arquitetura customizada para cada projeto, sempre pensando no cliente. Quando falamos sobre padrões, estamos falando sobre padrões modulares que podem ser transportados facilmente. Pegamos esses padrões, construímos e os desenvolvemos no SketchUp. Em seguida, damos vida aos designs com renderizações, que ajudam o cliente a entender como será o espaço. Esta é normalmente a primeira experiência do cliente com a construção modular, por isso é fundamental que mostremos a eles como funciona e obtenhamos sua adesão ao design. Em todas as nossas apresentações, incluímos o esquema de montagem e o esquema modular para causar uma ótima impressão quando você vê tudo junto. Queremos que nossos clientes entendam que eles não estão comprando apenas um design padronizado, mas que é realmente uma peça de arquitetura que fará a diferença. 

 

Trabalho em equipe em um projeto do SketchUp.

Qual foi o projeto mais memorável para você até agora?

Cláudia: Para mim, o projeto mais marcante e importante foi o Hospital M'Boi Mirim. Foi um hospital que projetamos em uma noite. Não teríamos sido capazes de fazer isso sem a facilidade de uso do SketchUp. 

Na época, a pandemia havia acabado de começar, por isso foi fundamental que projetássemos este hospital o mais rápido possível. Estávamos realmente projetando este prédio para salvar vidas. Depois de projetá-lo, o aço chegou no dia seguinte e a construção começou. 

“Do início ao fim, entregamos um projeto de construção concluído em 33 dias com a ajuda do SketchUp. Na construção e projetos tradicionais, isso levaria vários meses para ser concluído."

Cláudia: Foi um projeto muito emocionante e do qual sinto muito orgulho.

O hospital no SketchUp. Detalhe do projeto: 1350m² de obra construída em São Paulo.

Saiba mais sobre este projeto aqui.

Outro projeto memorável também foi um dos nossos projetos mais desafiadores, o Edifício Level. Acredito que este projeto foi o início de uma revolução na construção. Tivemos que construir oito andares de forma modular, diferente de tudo que já se fez na região. 

O edifício modular de oito andares projetado em software industrial, incluindo os produtos Trimble Tekla e SketchUp.

A estrutura do edifício no Trimble Tekla.

Um olhar mais próximo ao Edifício Level

Um escritório parceiro iniciou o trabalho de arquitetura e pegamos as ideias de design e as tornamos ainda maiores. Como essa foi a primeira vez para todos os envolvidos no projeto, tínhamos muito trabalho a fazer para colocar todos na mesma página. Tivemos que construir todo o edifício no SketchUp e desenvolver animações mostrando como os materiais entrariam e sairiam. Recebemos muitos comentários positivos com o design e pudemos concluir esta construção em apenas 100 dias.

Como você descreve seu processo de design? 

Cláudia: No final das contas, temos que entregar o projeto no canteiro de obras. Felizmente, tanto o SketchUp quanto a Brasil ao Cubo são dinâmicos e podem se ajustar às condições, dimensões e requisitos do cliente.

Alguns elementos que devemos ter em mente são que os materiais devem ser pré-fabricados e entregues no local final de forma eficiente. Nosso objetivo é ter nosso processo quatro vezes mais rápido do que o processo convencional. 

Com isso, iniciamos nosso design no SketchUp. Colocamos todas as nossas informações de construção para que o modelo seja uma representação precisa da construção. A partir daí, usamos o LayOut para criar diferentes vistas e planos com dimensões. Com o SketchUp e o LayOut, podemos mover as informações do projeto de maneira mais eficiente, usando recursos visuais para agilizar o processo de documentação.

 

A equipe do SketchUp se junta à cerimônia de inauguração do Edifício Level.

Como será o futuro para a indústria de construção modular e qual será o papel da tecnologia?

Cláudia: Para a Brasil ao Cubo, a tecnologia continuará desempenhando um papel importante em nosso fluxo de trabalho, especificamente exibindo informações do projeto por meio do SketchUp. Já começamos a evoluir nosso fluxo de trabalho com o SketchUp para que ele se integre melhor ao nosso processo. Por exemplo, não preciso imprimir nada para ver como ficará um revestimento, posso apenas visualizar o revestimento dentro do espaço em 3D. 

Outra tendência que estamos observando é a robotização. Adoraríamos industrializar o processo de construção desses espaços modulares. Por exemplo, você insere a "concessionária" de construção e diz: "Ei, quero atualizar minha casa 2026 com o modelo 2030". A partir daí, entregaremos a você em alguns dias e você poderá começar a viver nele. Essa é a visão do futuro!

 

Visitando as instalações da Brasil ao Cubo

O que você achou do Programa Trimble Orbitar? 

Programa Trimble Orbitar: Workshop para as equipes de Arquitetura e Engenharia da Brasil ao Cubo

Nota: O Programa Trimble Orbitar é um programa que a equipe de sucesso do cliente da América Latina desenvolveu para ajudar as empresas a desenvolverem seus fluxos de trabalho usando o ecossistema Trimble.

Cláudia: Foi um programa fantástico. Pudemos fazer perguntas e descobrir como levar nosso trabalho no SketchUp e em outros produtos da Trimble para o próximo nível. Descobrimos coisas que estávamos perdendo, como o funcionamento do IFC, como coordenar projetos usando o Trimble Connect e como fazer uma integração entre SketchUp e Tekla. Essas novas percepções de fluxo de trabalho possibilitaram que a Brasil ao Cubo suportasse o OpenBIM. Poder se reunir com a equipe da Trimble e fazer perguntas foi inestimável. Foi como um treinamento personalizado. Isso aumentou nosso conhecimento no universo Trimble e nossa confiança em seus produtos. Estamos sempre procurando maneiras de melhorar e inovar, e acredito que a Trimble nos permite fazer isso. Estamos na vanguarda da evolução da indústria da construção civil brasileira e seus produtos nos ajudam a fazer isso.

 

Mergulhando em um fluxo de trabalho com IFC usando Tekla + Trimble Connect + SketchUp.

Como vê o futuro para você e para a Brasil ao Cubo?

Matheus: Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a todos por investirem todo seu tempo e energia em nossa empresa. 

“Eu literalmente fiquei arrepiado ao ver como todas as diferentes tecnologias da Trimble se conectaram e como poderíamos alavancá-las na Brasil ao Cubo.”

Em projetos futuros, eu sei agora que existem ferramentas para fazer tarefas básicas e tarefas mais avançadas, de forma fácil e rápida. Eu não tenho que me matar tentando encontrar alternativas ou soluções, eles estão bem aqui com a Trimble. Eu só preciso definir meu problema no início e decidir como quero fornecer essa informação.

O futuro do SketchUp e da Brasil ao Cubo parece bom.

Cláudia: Daqui a anos, quando olharmos para trás, acho que vamos perceber que ambos nos ajudamos. Todos vocês nos ajudaram a perceber as possibilidades infinitas com Trimble e SketchUp, e acho que podemos ajudar outras pessoas a entender como o SketchUp é verdadeiramente BIM. 

“Percebemos durante esta sessão que podemos trabalhar dentro do SketchUp para cumprir todos os nossos objetivos de projeto - tudo é integrado, desde fluxos de trabalho BIM até compatibilidade com IFC."

A Brasil ao Cubo já está revolucionando o mercado da construção civil, no dia 01 de julho de 2021 foi vencedora do Prêmio AsBEA Saint Gobain na categoria Profissional, projeto Comercial, para conferir acesse este link.

Projeto do Edifício N5 Tech, vencedor do Prêmio AsBEA Saint Gobain no Brasil 

 

Conversando com Matheus e Cláudia.

 

Conheça quem escreveu

Quando Cara não está escrevendo uma cópia ou aprendendo sobre fluxos de trabalho dos clientes, ela pode ser encontrada no topo de uma montanha de 14.000 pés, subindo as pistas de esqui do Colorado ou assistindo a programas da Netflix em seu sofá.

Profile Photo of Cara Bell {PORTUGUESE}