Skip to main content

SketchUp para iPad: Aproveite sua criatividade de onde estiver

Nos últimos anos, muitos SketchUppers ao redor do mundo nos fizeram a mesma pergunta: quando vou poder criar em 3D em um iPad? Vocês postaram no fórum, deixaram comentários, nos enviaram DMs nas redes sociais, nos enviaram emails - e nós lemos todos eles (57 páginas de feedback e contando). Passamos os últimos dois anos criando e refinando o app e, no processo, lançamos o maior programa Beta da história do SketchUp. Suas ideias, comentários e designs inspiradores nos ajudaram a criar um app muito melhor, que eleva o projetar em 3D a um nível totalmente novo. Graças a vocês, oficialmente podemos atender aos pedidos: o SketchUp para iPad chegou para te ajudar a dar vida a suas ideias e aproveitar sua criatividade de onde quer que esteja, a qualquer momento!

O SketchUp para iPad é a nova e mais versátil forma de criar, editar e ver modelos 3D de onde estiver: no canteiro de obras, no escritório, ou no caminho entre os dois. Você pode utilizar o poder do 3D como preferir - com gestos de toque, com o suporte de uma caneta Apple Pencil, ou com mouse e teclado. Desenhe, deslize e clique para rapidamente dar forma às suas ideias criativas.

Women using SketchUp for iPad

Se você já sabe que precisa do SketchUp para iPad na sua vida, pode baixá-lo se já é assinante, ou fazer um teste gratuito agora mesmo.

Antes de entrarmos nos detalhes das funcionalidades, te apresentamos nosso mais novo personagem em escala do SketchUp para iPad: Sal! 

Scale figure of Sal

Sal trabalha no SketchUp há um tempo e foi fundamental para o desenvolvimento do app, por isso não poderia deixar de ser nosso novo personagem em escala. Quando ele não está trabalhando duro por trás das cenas (do app), adora estar com sua família, andar de bicicleta na montanha, jogar video games, e aprender mais sobre o mundo de blockchain. 

SketchUp para iPad na prática

Nós já sabíamos que poder projetar em um iPad seria um divisor de águas para diversos fluxos de trabalho, por isso estamos animados em poder compartilhar alguns comentários que chegaram dos usuários beta do SketchUp para iPad 🔥.

Eles gostaram de tudo um pouco: desde visualizar modelos diretamente no canteiro de obras a rascunhar conceitos iniciais de projeto rapidamente. Outros destaques que chamaram sua atenção foram: a possibilidade de revisar e fazer anotações rápidas diretamente sobre o projeto no iPad; poder estudar os detalhes de um projeto na palma das mãos; a chance de reduzir o grande número de iterações e vezes que o projeto vai e volta desde a conceituação até a solução no canteiro de obras. Vamos pausar aqui e deixar que você leia por si mesmo uma amostra dos comentários que recebemos dos usuários beta do SketchUp para iPad.

Aqui está o que alguns dos usuários beta têm a dizer: 

“Tenho utilizado o SketchUp para iPad de algumas maneiras diferentes. Ele me ajuda a explorar minhas ideias digitalmente, em vez de rascunhar em papel durante a fase conceitual. No desenvolvimento do projeto, ele é útil porque posso alternar o trabalho entre o iPad e o desktop. Também uso a ferramenta de realizar marcações com a caneta Apple Pencil para escrever diretamente em cima dos modelos 3D, o que é muito útil em reuniões com clientes, fornecedores, colaboradores e consultores. Por último, utilizar o SketchUp para iPad no canteiro de obras me agrega muito valor. Geralmente, os colaboradores abrem o SketchUp no notebook, e preciso me sentar com eles para ajudá-los a entender como o projeto deve ser construído. Agora, faço isso com meu iPad. É muito fluído e rápido."

- João Queiroz e Lima, Arquiteto da Casca

“Usamos o SketchUp para modelar todos os nossos projetos de arquitetura. Inclusive levamos os modelos para o canteiro, para ajudar a empreiteira durante a fase de construção. O SketchUp para iPad traz mais das capacidades de visualização que eu preciso quando estou no campo. Posso dar zoom em seções específicas e tirar medidas mais precisas usando a caneta Apple Pencil. Ele me ajuda a me comunicar de forma mais eficiente com nossos empreiteiros, que adoram ver o projeto no iPad ao invés de vê-lo no papel, por ser mais detalhado. Gosto do SketchUp para iPad porque é como um pedaço de papel digital, muito mais flexível do que trazer seu notebook para o campo."  

- Guy Wydouw, Arquiteto e desenvolvedor de extensões SketchUp da architectuurburo wydouw bvba

“Uso o SketchUp todos os dias na indústria cinematográfica. Agora, uso também o SketchUp no meu iPad e levo meu trabalho para qualquer lugar - no metrô, no set de filmagens, etc. Antes do SketchUp para iPad, eu fazia rascunhos à mão no set, e marcava muitas medições em papel. Agora faço tudo isso diretamente no meu iPad, junto ao Diretor, o que me ajuda a poupar muito tempo de design. Além disso, da forma como a interface/UI do app foi projetada, todos os menus são suspensos, o que deixa a tela livre com muito espaço para modelar."

Luke Whitelock, diretor de arte em filmes premiados, @whitelock_design_limited

“Eu sou engenheiro de software de profissão, mas utilizo o SketchUp especificamente para meus projetos de marcenaria. Construo de tudo, peças de mobiliário, estantes complexas. Com o iPad, posso trabalhar de qualquer lugar, o que me permite estar com minha esposa no sofá enquanto trabalho em um projeto de marcenaria, não preciso mais estar preso ao desktop. É ótimo ter essa flexibilidade."

- George Decherney, marceneiro especialista

Vamos mergulhar mais fundo no caso de um usuário beta específico: Omar Calderon Santiago, Diretor de Projetos na Perkins Eastman. A Perkins Eastman é uma empresa global de arquitetura, design de interiores, planejamento e design urbano, paisagismo, design gráfico, e gerenciamento de projetos. Omar lida com a parte visível da conceituação de projetos e prefere trabalhar exclusivamente com o SketchUp.

“O SketchUp me ajuda a comunicar minhas ideias iniciais de projeto a outros membros da equipe e clientes. Algo único sobre a Perkins Eastman é que trabalhamos em grupos de design. Então todos trabalham juntos durante o ciclo completo do projeto."

- Omar Calderon Santiago, Diretor de Projetos na Perkins Eastman

Como você incorporou o SketchUp para iPad no seu fluxo de trabalho? 

Omar: Temos explorado e experimentado com o SketchUp para iPad em nosso fluxo de trabalho, e as possibilidades são infinitas. Eu o utilizo na fase de conceituação inicial do projeto. Para liberar sua criatividade no início de uma conceituação, você precisa de ferramentas que sejam fáceis de usar - ferramentas similares a rascunhar em um pedaço físico de papel, e o SketchUp para iPad é exatamente isso.

Meu fluxo de trabalho costuma começar importando uma localização georreferenciada para obter a escala correta e, a partir daí, crio modelos em massa. Isso nos ajuda a compreender a escala da edificação no meio em que ela estará inserida. E como há uma integração perfeita entre o SketchUp para iPad e desktop, posso trabalhar das duas formas no mesmo projeto.

Outra possibilidade com o SketchUp para iPad é realizar estudos detalhados de aspectos específicos de algum projeto. Por exemplo, posso importar uma planta baixa e extrudar os objetos, ou focar em uma área específica e realizar o detalhamento.

Também fico animado com a capacidade de importar facilmente os modelos do 3D Warehouse para meus projetos no iPad, isso ajudou a acelerar meu fluxo de trabalho.

An example of Omar's work in SketchUp for iPad.

Um exemplo do trabalho de Omar no SketchUp para iPad.

Quais ganhos você teve ao adicionar o SketchUp para iPad no seu fluxo de trabalho? 

Omar: Tem sido libertador. Eu gosto da mobilidade que ele traz, porque posso trabalhar no projeto de qualquer lugar. Os últimos dois anos trouxeram uma nova perspectiva sobre a forma como trabalhamos e aceleraram nossa habilidade de trabalhar fora do escritório. Hoje é necessário que o trabalho possa ser feito de qualquer lugar, e o SketchUp para iPad permite exatamente isso.

Experiencie o SketchUp de uma nova maneira

Modeling with SketchUp for iPad

Para resolver os problemas mais complexos de projeto, você precisa das ferramentas certas. Veja por que o SketchUp e o iPad são o par perfeito:

  • trabalhe de qualquer lugar, tanto offline quanto conectado a uma internet rápida;
  • crie em 3D com a mesma facilidade de desenhar à mão, mas sem sacrificar a precisão, utilizando uma caneta Apple Pencil;
  • acesse seus projetos de qualquer lugar, com a mobilidade inerente ao iPad;
  • armazene e compartilhe seus projetos facilmente por AirDrop, mensagem, e-mail ou como preferir.

Também trouxemos todas as ferramentas essenciais de modelagem que você já conhece e ficará feliz em ver no iPad: informações da entidade, sombras, estilos, materiais, Add Location, tags, cenas, exportação de imagens e animações, acesso ao 3D Warehouse... e muito mais. Afinal, este continua sendo o SketchUp que você conhece e ama, só que em um iPad.

Além disso tudo, a interface completamente nova incorpora capacidades robustas e intuitivas de modelagem que foram desenvolvidas exclusivamente para o iPad 🔥.  O SketchUp para iPad tem as ferramentas profissionais que você precisa, com a simplicidade de sempre que todos adoramos. Explore os destaques:

Autoshape ("Autoforma").  Essa nova ferramenta de machine-learning permite transformar rabiscos em formas 3D instantaneamente. Melhor ainda, você poderá utilizar os Live Components: objetos paramétricos configuráveis que se redesenham em tempo real. Isso é economizar tempo!

Autoshape SketchUp for iPad

Modo Markup ("Modo de Marcação"). Você é aquela pessoa que gosta de anotar sobre o projeto com uma caneta vermelha? Bem, trouxemos o Modo Markup para você. Usando uma caneta Apple Pencil, você pode marcar e rabiscar sobre os modelos 3D utilizando diferentes estilos, cores e traços, para orientar alterações no projeto ou anotar pedidos de alteração dos clientes para voltar a eles mais tarde. Quando estiver pronto para transformar essas linhas vermelhas em realidade, você pode iterar rapidamente em 3D usando a caneta Apple Pencil.

Video demonstrating how to use markup mode on SketchUp for iPad

AR viewing ("Visualização em Realidade Aumentada"). Traga seus projetos para o mundo real utilizando as capacidades poderosas de realidade aumentada do iPad. Utilizando a RA, você pode andar ao redor de qualquer cena previamente salva e explorar seu modelo com uma experiência completamente imersiva em escala real 1:1.

Demonstration of how to use AR viewing on SketchUp for iPad

Desenhe da sua maneira. Crie em 3D com gestos de toque, com a caneta Apple Pencil, ou com mouse e teclado - o que for melhor para você!

Video of draw your way on SketchUp for iPad

Add Photo Texture ("Adicionar textura de foto"). Traga inspirações do mundo real para seus projetos usando a câmera do iPad. Tire uma foto e a aplique como textura em qualquer superfície do seu modelo. Simples assim. 

Video of using Add Photo Texture on SketchUp for iPad

Sempre conectado. O Trimble Connect, CDE para gerenciamento de projetos da Trimble, agora está disponível ao alcance da sua mão. Com o Trimble Connect, você pode trabalhar variando entre os dispositivos - do SketchUp Pro desktop para o SketchUp no iPad para o SketchUp web, na ordem que preferir. Você sempre terá acesso à versão mais atualizada do projeto, em qualquer dispositivo, e estará pronto para trabalhar a qualquer momento que precisar. 

Funcionalidade entre aplicativos. O SketchUp para iPad também trabalha bem com outros aplicativos. Com capacidade de exportação USDz, você pode criar em 3D no SketchUp para iPad e então desenhar ou pintar em vários outros apps, incluindo o Procreate e o Morpholio Trace.

Como acessar

Ótimas notícias! O SketchUp para iPad já está disponível para todos que tem uma assinatura ativa. Sim, você leu certo: os assinantes de SketchUp Go, Pro, Studio, e de subscrições para Universidades e Organizações sem fins lucrativos já têm acesso ao SketchUp para iPad e podem começar a usá-lo hoje mesmo! Atenção: Certifique-se de usar o e-mail associado à sua assinatura SketchUp ao fazer login no aplicativo.

Não tem uma assinatura e prefere fazer um teste antes? Te damos 7 dias para testar o SketchUp para iPad gratuitamente.

Faça o download do Aplicativo

Está lendo isso no notebook? Escaneie o QR Code com seu iPad. 

QR code


 

 

 

 

 

Como Começar

Quando entrar no aplicativo, dê uma olhada na aba "Learn/Aprender" na lateral esquerda da tela inicial. Desenvolvemos uma série de tutoriais dentro do app para te ajudar a entender todas as novas ferramentas rapidamente. Tanto para quem está começando como para quem já é SketchUpper há mais tempo, temos certeza que encontrarão boas dicas nesses tutoriais, para usar o melhor do SketchUp para iPad.

Graphic of SketchUp for iPad

Quer aprender ainda mais sobre as ferramentas? Veja nosso Centro de Ajuda.

Agora, deixe sua imaginação fluir e comece sua jornada no SketchUp para iPad. Não deixe de compartilhar sua experiência no nosso fórum.

Conheça quem escreveu

Somos as pessoas que trabalham no SketchUp, então passamos a maior parte do nosso tempo pensando em como melhorar os processos de modelagem 3D. Também gostamos de brincadeiras, jogos de tabuleiro, café, cerveja, donuts e de ver paisagens. Alguns de nós comem quinoa.