Skip to main content

Uma mestranda explora a construção de edifícios adaptáveis e com madeira maciça

Lidia Proykina explora o potencial dos materiais de construção reutilizáveis e da construção adaptável com madeira na sua tese de mestrado, que é baseada na sua paixão pela sustentabilidade.

Retrato de Lidia Proykina

Retrato de Lidia Proykina

Em sua tese, Lidia Proykina, recém-graduada no mestrado, explora o conceito de reutilização na construção com madeira. Sua paixão por sustentabilidade e práticas de construção inovadoras a levaram a este projeto e a algumas soluções potencialmente inovadoras para o futuro do design. Conversamos com Lidia enquanto ela inicia sua carreira e continua a explorar ideias sustentáveis para aprender mais sobre o papel do SketchUp em sua jornada e os insights que ela aprendeu com o projeto.

Quem é Lidia Proykina?


Lidia Proykina, nascida na Bulgária, seguiu sua paixão por arquitetura cursando o bacharelado na Universidade de Toronto, no Canadá. Após a formatura, ela ganhou uma experiência valiosa trabalhando por aproximadamente dois anos na equipe de design de uma casa de repouso sofisticada no Canadá, antes de dar um passo significativo em sua carreira e se matricular no prestigiado KTH Royal Institute of Technology, na Suécia, para cursar um mestrado em arquitetura.

Durante sua estadia no Canadá e na Suécia, Lidia se interessou profundamente pela arquitetura com madeira, dada a proeminência da produção de madeira em ambos os países. Ela se apaixonou pela abordagem da vida na Suécia focada na sustentabilidade, de acordo com a próspera indústria da madeira e no avanço dos edifícios de madeira em massa. Durante seus estudos na Suécia, ela trabalhou com estudantes de arquitetura e engenharia para projetar e detalhar uma ponte de madeira de dez metros de comprimento para o tráfego de pedestres e bicicletas. Um comitê selecionou uma proposta vencedora, que os alunos puderam construir em tamanho real. Essa experiência de criação e construção apenas fortaleceu sua paixão por trabalhar com madeira e materiais de construção reutilizáveis e ajudou a moldar seu projeto de tese.


“Queria criar um edifício que fosse proativo na adaptabilidade, ou seja, que fosse essencialmente como um organismo vivo. Projetei um modelo de sistema estrutural em madeira que permitiu fácil montagem e remontagem de cada elemento.” 
 

Modelo da ponte de madeira projetada para tráfego de pedestres e bicicletas

Modelo da ponte de madeira projetada para tráfego de pedestres e bicicletas

Adaptabilidade proativa 


A adaptabilidade é fundamental ao projetar edifícios em qualquer ambiente urbano dinâmico. As cidades estão em constante evolução, passando por crescimentos e transformações ao longo do tempo. No entanto, a abordagem atual ao design urbano muitas vezes prioriza a permanência. Lidia reconheceu esse desafio e criou um sistema de construções modulares com estruturas de madeira adaptáveis como base.

Construção dinâmica no bairro 

Construção dinâmica no bairro 

Para alcançar seu objetivo, Lidia se concentrou no desenvolvimento de um modelo de sistema estrutural que facilitasse a montagem, a desmontagem e a reconfiguração para permitir reutilização e reaproveitamento eficientes. Sua abordagem de divisão do edifício em camadas separadas permite modificações e substituições flexíveis.

“As cidades são organismos em crescimento, elas mudam o tempo todo. Elas se expandem. Elas diminuem. Não é muito intuitivo ter coisas permanentes em um ambiente urbano que está [em constante mudança].” 


Pensando no impacto ambiental, Lidia optou pela madeira como principal material de construção do seu projeto. O projeto dela usou um sistema híbrido com módulos pré-fabricados usando madeira laminada cruzada (CLT) para a estrutura principal e madeira laminada com folheado (LVL) para as placas de piso. Embora os últimos avanços estruturais tenham resultado na transformação da madeira em uma opção de material surpreendente e sustentável para a construção, é importante dar atenção aos materiais brutos, gerenciá-los bem e não desperdiçar o seu uso na construção. Por isso, Lidia optou por uma estrutura de madeira híbrida usando módulos de LVL no piso e uma armação de vigas e colunas em CLT para reduzir a quantidade total de madeira usada em seu sistema estrutural. 

Lidia usou conectores metálicos entre elementos de madeira para garantir integridade estrutural e longevidade durante a montagem e desmontagem. Esta abordagem não só prolongou a vida útil de cada componente, mas também facilitou a substituição em caso de dano ou desgaste. O resultado foi um edifício residencial inovador com oito andares de altura, com potencial de expansão para 12 andares conforme necessário. 

O projeto de Lidia abraçou a adaptabilidade e a sustentabilidade, combinando madeira e metal para criar um edifício flexível e ambientalmente consciente. Ao trabalhar nestes tipos de soluções novas e inovadoras, ela faz uma série de perguntas críticas sobre a evolução das necessidades dos ambientes urbanos e destaca a importância de práticas de construção responsáveis em um mundo em constante mudança.
 

Modelo 3D do layout de um apartamento 

Modelo 3D do layout de um apartamento 

“Poderíamos desmontar este prédio, transferi-lo para um novo local e remontá-lo. Ele pode servir a um novo propósito e ter uma nova vida, em vez de apenas ser destruído. A ideia era reduzir ao máximo o desperdício e criar um edifício que teoricamente pudesse ser transferido para um novo local.” 
 

Axonométrica explodida do prédio de apartamentos
Axonométrica explodida do prédio de apartamentos

Axonométrica explodida do prédio de apartamentos 

Design inspirado


Durante o tempo em que passou no Canadá, Lidia testemunhou o surgimento da construção com madeira maciça e da arquitetura sustentável ao seu redor. O conceito inovador de edifícios com madeira maciça a intrigou e despertou a sua paixão por sustentabilidade. Quando se mudou para a Suécia, um país conhecido pelas suas iniciativas ecológicas e pela arquitetura centrada na madeira, o fascínio de Lidia por projetos sustentáveis floresceu.

Durante nossa conversa, Lidia explicou como essas experiências a motivaram a embarcar em um projeto de tese com o objetivo de revolucionar a arquitetura sustentável. Ela queria projetar um edifício que mostrasse o potencial sustentável da madeira, destacando ao mesmo tempo a sua capacidade de criar um equilíbrio bonito e harmonioso entre a natureza e os ambientes urbanos.

A vida na Suécia também permitiu que Lidia mergulhasse na rica arquitetura, o que moldou significativamente a sua visão criativa. Ela encontrou uma ampla variedade de expressões arquitetônicas que deixaram um impacto duradouro em suas ideias de projeto. 
 

Perspectiva de seção de apartamentos em um edifício adaptável

Perspectiva de seção de apartamentos em um edifício adaptável

Primeiros passos com o SketchUp


Lidia participou de uma série de oficinas da Trimble, incluindo o Visiting Professionals Program, onde descobriu em primeira mão os benefícios do software de modelagem 3D. Ela gostou de como o SketchUp permitiu que ela criasse e exportasse facilmente plantas, seções e elevações no LayOut. Além disso, o recurso de automação a impressionou. As alterações feitas no modelo 3D eram refletidas automaticamente no LayOut, eliminando a tediosa tarefa de refazer os desenhos sempre que um pequeno ajuste era feito no projeto do edifício. 


“(No Sketchup), tudo é simplificado. Você pode exportar dentro de diferentes softwares. Se você fizer uma alteração (no modelo 3D), tudo será refletido diretamente no software (integrado), como no LayOut.” 

A flexibilidade do SketchUp 


Lidia usou muitos recursos do SketchUp para aprimorar seu processo de criação. Trabalhar com componentes e grupos permitiu que ela experimentasse diferentes elementos, mantendo a consistência e a eficiência durante todo o projeto. 

“Meu projeto foi muito baseado em componentes. Eu usei muitos dos mesmos elementos repetidamente. Quando eu queria mudar alguma coisa era ótimo porque se eu mudasse um, todos mudavam. Eu não precisava mudar cada um deles.” 

O Extension Warehouse do SketchUp também apresentou novas ferramentas para adicionar ao seu fluxo de trabalho. Com ferramentas como o 1001bit Tools, Lidia poderia agilizar recursos de projetos complexos, como escadas em espiral, com apenas alguns cliques. O CG Impact Report e o Scan Essentials da Trimble também foram úteis para lidar com a complexidade do projeto.  

Além do Extension Warehouse para economizar tempo, Lidia também contou com tutoriais (conteúdo disponível apenas em inglês) e recursos do SketchUp para agilizar seu fluxo de trabalho. 
Layout do piso de desenvolvimento do projeto preliminar 

Layout do piso de desenvolvimento do projeto preliminar 

Colaboração no mundo real


Como parte da tese, Lidia colaborou com empresas como Rothoblaas e Klara Byggsystem para avaliar melhor a viabilidade do seu projeto. A Rothoblaas, empresa especializada em conectores metálicos para edifícios de madeira maciça, ajudou fornecendo conexões metálicas duráveis, fáceis de instalar e montar. Klara Byggsystem é especializada em módulos de fundação CLT pré-fabricados e forneceu informações técnicas essenciais para ajudar a integrar os próprios produtos no projeto sustentável de Lidia. Ela acredita que tais colaborações são cruciais para expandir os limites da arquitetura sustentável e abraçar tecnologias inovadoras.

Conselhos para aspirantes a arquitetos


Ao imaginar seu futuro em arquitetura e design, Lidia enfatiza a importância de usar um ecossistema de software. A maneira como os produtos da Trimble funcionam perfeitamente juntos permitiu que ela fizesse a transição para diferentes tipos de software, como V-Ray, LayOut, Tekla e SketchUp para desktop. Como essa conectividade de produtos simplificou o fluxo de trabalho do seu projeto da tese de mestrado, ela espera aproveitar as tecnologias conectadas em seu futuro profissional. Lidia recomenda o SketchUp tanto para projetos simples quanto para projetos arquitetônicos complexos. 

“O SketchUp é simples de trabalhar, mas definitivamente consegue lidar com a complexidade dos modelos em projetos grandes ou pequenos. Eu poderia importar arquivos BIM (IFC e RFA) para o SketchUp e trabalhar com eles.”

Lidia imagina um mundo em que a arquitetura sustentável floresça e a construção com madeira se torne mais prevalente. Usar a madeira como material fundamental traz mais do que apenas sustentabilidade. Lidia acredita que a beleza natural da madeira promove uma conexão profunda com a natureza e criará ambientes agradáveis para as pessoas — uma consideração muito importante no processo de criação.

Criação para o futuro


Para o futuro, Lidia está determinada a seguir uma carreira em arquitetura sustentável, com foco no design centrado na madeira. Ela pretende continuar projetando estruturas ecológicas, visualmente deslumbrantes e práticas. Também espera desenvolver ainda mais seu projeto de tese e, eventualmente, vê-lo ganhar vida como uma solução para o mundo real.
 

Captura de tela do SketchUp do edifício que Lidia Proykina projetou 

Captura de tela do SketchUp do edifício que Lidia Proykina projetou 

Explore os poderosos recursos do SketchUp para promover mudanças positivas na arquitetura. Inscreva-se para uma avaliação gratuita ou conheça nossas opções de assinatura