Skip to main content

Utilizando tecnologia Trimble de escaneamento a laser e nuvem de pontos para otimizar projetos de arquitetura

O extraordinário e inovador designer Bob Pineo, da Design Develop LLC, uma empresa de serviços completos de arquitetura, trabalha no setor há mais de 20 anos. A empresa que ele ajuda a administrar tem escritórios em Charlottesville e Baltimore, nos Estados Unidos. Eles usam o SketchUp e a tecnologia de laser scan e nuvem de pontos da Trimble para executar e expandir os negócios, acelerando seu fluxo de trabalho em uma gama de projetos de design dos menores aos maiores. Nos acompanhe enquanto conversamos com Bob e toda a equipe da DD e conheça o histórico da empresa e seu processo supereficiente.

Utilizando tecnologia Trimble de escaneamento a laser e nuvem de pontos para otimizar projetos de arquitetura

Bob Pineo na sede da Design Develop.

Conte-nos um pouco sobre sua experiência e como você começou no SketchUp.

Minha formação é relacionada à construção civil e, mais adiante na minha carreira, me envolvi mais com design. Naquela época, eu usava documentação CAD para comunicar os projetos aos clientes, mas rapidamente percebi que a maioria deles tinha dificuldade em entender esses esquemas técnicos em 2D. 


“Passei a usar somente o SketchUp e o Lumion porque me ajudaram a falar a mesma língua que meus clientes: o 3D. Uso o SketchUp há mais de 15 anos!”

O SketchUp é uma ferramenta muito versátil, e permite que nossa equipe faça modificações  rapidamente usando feedback direto dos clientes. Com o SketchUp, posso pegar minhas ideias conceituais e transformá-las em um design, e depois atualizar esse design conforme os detalhes mudam. É muito natural e flexível, que é o que nossa empresa precisa. Também usamos o SketchUp como ferramenta 3D de “treinamento” para arquitetos. Acredito que quanto mais você conceitua um espaço e faz iterações, melhor arquiteto você se torna. Sempre existem centenas de maneiras de projetar algo, por isso é bom treinar para ser capaz de explorar essas opções.

Contrariando a crença popular, acredito que o SketchUp é mais do que apenas uma ferramenta de apresentação; ele é uma ferramenta que nos ajuda a entender um espaço antes de começarmos a apresentar ideias. 

trimble sketchup

etapas de um projeto arquitetônico

SketchUp sendo usado em um projeto comercial. Projeto: Consultório dentário Sapon and Swisher.

programa 3d arquitetura

programa arquitetura 3d

Modelos iniciais no SketchUp. Projeto: The Women’s Center.

Conte-nos um pouco sobre a empresa e quais projetos você realiza.

Nossa empresa se transformou, passou da solução de um ou dois pequenos desafios de design à expressões gráficas de alto nível para ideias de design e desafios maiores, em uma ampla variedade de projetos arquitetônicos. Somos inovadores e buscamos tecnologia.

Também não temos um tipo de projeto “típico”. Somos todos generalistas. Trabalhamos em qualquer tipo de projeto, o que vier, de espaços residenciais a instalações industriais, lidando com todos os estágios de envolvimento, desde os esforços de aprovação municipal até a administração da construção. Gostamos disso, porque temos uma grande variedade de projetos e mais maneiras de sermos criativos. 

trimble sketchup

etapas de um projeto arquitetônico

arquitetura

Uma grande variedade de projetos ganhando vida com o SketchUp.

O que diferencia sua equipe das demais?

Acredito que somos excelentes ouvintes. Quando alguém deseja contratar um arquiteto, significa que esta pessoa está determinada a se envolver em tudo, desde o custo ao orçamento, tempo e energia envolvidos. Respeitamos isso e incluímos os clientes em todas as etapas do projeto arquitetônico. Nos certificamos de que se sentem confortáveis e compreendem o que propomos. Temos escritórios em Charlottesville e Baltimore, e esses princípios orientadores se traduzem em sucesso tanto em um mercado de cidade pequena quanto em uma empresa de serviços regional maior.

programa desenho 3d arquitetura

programa 3d arquitetura

Comunicando os detalhes para garantir uma construção final bem-sucedida. A primeira imagem mostra o modelo inicial no SketchUp e, a segunda, a construção finalizada. Projeto: Ivy Proper.

Conte-nos sobre seu fluxo de trabalho, do início ao fim.

Como mencionei, todos os nossos projetos são diferentes, então realmente depende do que estamos fazendo. De forma geral, nosso processo é algo assim:

Primeiro determinamos o cronograma, o orçamento e os requisitos de projeto com o cliente. Assim que temos um bom entendimento do projeto, vamos ao local e o escaneamos com o laser scanner Trimble X7, e depois levamos a nuvem de pontos resultante para o SketchUp por meio do Scan Essentials. Esta é uma parte relativamente nova do nosso processo que nos poupa tempo e dinheiro. Costumávamos contratar esse serviço com um topógrafo terceirizado e sempre tínhamos problemas com os arquivos e com a obtenção dos dados em tempo hábil. Agora fazemos tudo internamente. Até expandimos nossos negócios com a venda desse serviço para outras empresas.

laser scan

Usando dados da nuvem de pontos para representar a condição as-built.

Após importar os dados da nuvem de pontos, passamos para a fase de design conceitual. Com base nos requisitos do cliente, criamos uma variedade de opções de projeto utilizando o SketchUp e o Lumion. Este é um processo fluido, com idas e vindas, no qual trabalhamos com o cliente para garantir que o projeto funcione de acordo com suas necessidades. Os clientes começam a se apaixonar pelos conceitos quando podem vê-los em 3D. Eles podem se imaginar no espaço, e este é um momento fascinante.

Quando os detalhes do projeto são finalizados, realizamos as cotações para garantir que estejamos dentro do orçamento. Em seguida, chegamos à fase da construção. Exportamos todo o nosso projeto para o LayOut para obter a documentação da construção.


“Em muitos casos, a documentação do LayOut é o “cálice sagrado” do projeto porque não há espaço para erros. Todos a consultam.”

etapas de um projeto arquitetônico

Entrando em detalhes com a documentação do LayOut.

Quais são os benefícios que você obtém ao usar este conjunto de produtos Trimble?

A combinação dos produtos Trimble ajudou a expandir nossa empresa exponencialmente. Usamos o software de modelagem arquitetônica 3D SketchUp, o laser scanner Trimble X7 e o Scan Essentials para trabalhar com a nuvem de pontos. Não usamos tecnologia apenas por usar. Nós a usamos para ajudar a otimizar nosso fluxo de trabalho e expandir nossos negócios. Incorporar essa tecnologia foi muito simples, e a capacidade de iteração não foi sacrificada. 


“Quando buscamos tecnologias ou novas ferramentas, elas devem ser flexíveis o suficiente para nossos projetos, sem exageros, e é isso que a Trimble nos oferece. Esses produtos são flexíveis, acessíveis, práticos e ajudam nossa equipe a realizar seu trabalho com eficiência.”

Afinal, somos conhecidos como inovadores, então precisamos de tecnologia para acompanhar o ritmo de nossos projetos.

3d scan

Uso de tecnologia inovadora no SketchUp: nuvem de pontos no Scan Essentials.

Qual o próximo passo para você e sua equipe?

Desejamos integrar mais produtos da Trimble, como o Trimble RealWorks e o CloudEngine. Nosso processo cresceu bastante com os produtos Trimble, então queremos ver onde mais isso pode nos levar. É um momento empolgante. Como sempre, somos muito gratos ao pessoal do Sketchup e da Trimble por todos os excelentes produtos e serviços que oferecem! Nós nos vemos fazendo parte dessa família por muitos anos.

 

Conheça quem escreveu

Quando Cara não está escrevendo uma cópia ou aprendendo sobre fluxos de trabalho dos clientes, ela pode ser encontrada no topo de uma montanha de 14.000 pés, subindo as pistas de esqui do Colorado ou assistindo a programas da Netflix em seu sofá.

Profile Photo of Cara Bell {PORTUGUESE}