Skip to main content

A integração do software de modelagem 3D com o processo BIM no Hotel Le's Cham

Este artigo foi originalmente publicado em vietnamita pelo Konia Group, um dos parceiros de distribuição do SketchUp. O Konia Group entrevistou o arquiteto Trinh Vu Cuong, fundador da 5D Architecture & Construction, sobre o Hotel Le's Cham e sua importância para a comunidade de profissionais de arquitetura do Vietnã. 

Ele estudou na Universidade de Arquitetura da cidade de Ho Chi Minh (UAH). Após se formar, contribuiu em diversos projetos de design, aprimorando seu conhecimento profissional e estilo de design. Em 2013, Cuong se mudou para a cidade litorânea de Nha Trang, onde fundou a 5D Architecture & Construction. 

Qual é o seu software favorito?

“Antes, eu usava softwares de projeto e construção que incluíam o AutoCAD e o GstarCAD, e softwares de renderização, como Lumion, 3ds Max e V-Ray. Agora, troquei todas essas opções e uso apenas o SketchUp.”

Projeto: Hotel Le's Cham

Projeto: Hotel Le's Cham

O Hotel Le's Cham fica a apenas 600 metros do mar, na rua Bach Dang, 87, no distrito de Tan Lap, em Nha Trang. É um hotel internacional inaugurado no início de 2019 com um design muito elogiado por hóspedes de todo o mundo. Os turistas adoram ouvir as ondas suaves do lado de fora, seja no saguão ou na janela do quarto. O hotel tem uma personalidade única e glamorosa, o que dá uma sensação de conforto e aconchego. 

O Hotel Le's Cham conta com vários quartos feitos ​​para atender todas as demandas dos visitantes, como varandas voltadas para a cidade ou para o mar, trazendo conforto e proporcionando vistas incríveis. Além dos quartos, o hotel tem espaços para conferências, piscinas, academias, spas e dois restaurantes com capacidade para até 300 convidados cada um. Tudo isso para oferecer todas as comodidades necessárias e fazer você amar ainda mais a estadia.

Modelo 3D do Hotel Le's Cham no SketchUp.

Modelo 3D do Hotel Le's Cham no SketchUp.

Iniciando os preparativos

A 5D Architecture & Construction conduziu um levantamento topográfico antes de iniciar o projeto conceitual para avaliar as condições naturais no local de construção. Com base nesse estudo e nas observações climáticas, a empresa usou a modelagem 3D para orientar o edifício virado para o oeste, onde fica a direção que recebe a luz solar mais natural.

O passado que inspira o futuro

O cliente queria que o projeto reproduzisse a arquitetura tradicional da era Champá do Vietnã.  O antigo reino inspirou vários artistas e designers contemporâneos com seus templos milenares e esculturas em pedra. O objetivo era ter uma peça arquitetônica que homenageasse a história do país. 

Torre Tháp Bà Ponagar: o Templo antigo, com um design de tijolos em escala, é uma alcova criada pelo reino Champá.

Torre Tháp Bà Ponagar: o Templo antigo, com um design de tijolos em escala, é uma alcova criada pelo reino Champá. 

As construções dessa região eram feitas de tijolos em escala ou em zigue-zague, conectadas por cera de abelha. Para o Hotel Le’s Cham, a 5D Architecture & Construction projetou uma fachada semelhante a tijolos, apresentando os ângulos característicos notados no design de tijolos Champá. A fachada de vidro em escala do edifício cria dobras em zigue-zague, imitando padrões antigos de tijolos. Essa estética única faz com que a construção se destaque, criando um layout funcional para os quartos de hóspedes.

Um modelo 3D do SketchUp da fachada de frente do edifício.

Um modelo 3D do SketchUp da fachada de frente do edifício.

O Hotel Le’s Cham durante sua inauguração em 2019, com sua fachada glamorosa e interior convidativo.

O Hotel Le’s Cham durante sua inauguração em 2019, com sua fachada glamorosa e interior convidativo. 

O Hotel Le's Cham se destaca à noite com suas janelas dobradas em zigue-zague.

O Hotel Le's Cham se destaca à noite com suas janelas dobradas em zigue-zague.  

As janelas de vidro onduladas oferecem aos hóspedes vistas das ruas movimentadas. O vidro é planejado para minimizar a luz solar intensa durante o dia e garantir a privacidade dos visitantes.

Sistema de parede oblíqua de 7,1 metros de altura e ângulo oblíquo de 77 graus

Sistema de parede oblíqua de 7,1 metros de altura e ângulo oblíquo de 77 graus

O segundo e o terceiro andar do Hotel Le's Cham contam com restaurantes e áreas de conferência. Junto com o canteiro frontal, a arquitetura de vidro oblíqua unifica o design de cima para baixo. Esse design complexo apresentou alguns desafios para a construção, mas garantiu uma consistência em toda a estrutura.

Software de modelagem 3D 

Durante todo o projeto, a 5D Architecture & Construction usou o SketchUp para verificar a viabilidade das ideias de design e minimizar falhas, desde o planejamento até a construção. O profissional de arquitetura pode gerenciar facilmente o processo de design com o Vietnam BIM Objects (VBO) e o SketchUp. VBO é uma metodologia de documentação de práticas recomendadas que ajuda a transformar objetos 3D criados no SketchUp em elementos de construção, como paredes, colunas, vigas, pisos e muito mais. A criação de desenhos que seguem os padrões da indústria ajuda a automatizar o processo de construção. 

Desenho arquitetônico da piscina

Desenho arquitetônico da piscina

O processo de VBO envolve uma pesquisa detalhada do SketchUp, criando um sistema de marcações/camadas organizado de formá lógica, além de ferramentas de programação e plugins. Os usuários do SketchUp podem desenhar com mais rapidez e gerenciar objetos científicos e sistemáticos com esse sistema. Le Viet Truong fundou o VBO, mas a comunidade de design melhora e atualiza regularmente o processo.  Um ponto positivo do VBO é que ele é completamente gratuito.

Com a versatilidade do SketchUp, a 5D Architecture & Construction não precisou usar outro software CAD. 

“O SketchUp é uma ferramenta de modelagem 3D que pode integrar diversos recursos diferentes de vários plugins. Ao padronizá-lo com o processo de VBO, ele se torna um software BIM abrangente.” 

Vistas da piscina na cobertura
Vistas da piscina na cobertura
Vistas da piscina na cobertura

Vistas da piscina na cobertura

Quais os benefícios de usar o SketchUp nesse projeto?

Os desafios de design do cliente, o orçamento apertado e o cronograma curto foram todos resolvidos graças a recursos eficientes integrados no SketchUp. A equipe de design adora a eficiência da versão 2022, que aumentou a colaboração no fluxo de trabalho entre a equipe de design e as partes envolvidas. Particularmente, a função de localizar e substituir no LayOut e o aprimoramento no processamento de modelos multipoligonais.

Design conceitual 

A empresa usou o SketchUp e o LayOut no fluxo de trabalho do projeto do Hotel Le's Cham. Com esses programas, ela teve a flexibilidade de projetar e apresentar uma variedade de links, informações e edições perfeitamente consistentes. Por exemplo, as visualizações de elevação e seção são atualizadas automaticamente ao alterar a visualização no plano horizontal dos desenhos técnicos. É um fluxo de trabalho realmente eficiente!

“Se a gente usar outro software CAD com o Photoshop, a cor é afetada toda vez que editarmos e então temos que recolorir todas as alterações feitas. Mas com o SketchUp tudo é atualizado na mesma hora. Ele nos ajuda a desenhar com rapidez, proporcionar uma apresentação unificada e fazer alterações com facilidade.” 

Desenho arquitetônico da piscina

Desenho arquitetônico da piscina

“Os dados no SketchUp estão totalmente interconectados, sincronizando automaticamente toda vez que uma alteração é feita. Com o PowerPoint, precisávamos estruturar a página inteira, mas com o SketchUp bastam alguns cliques para extrair os dados. Além disso, os dados são atualizados automaticamente no SketchUp e é muito fácil importá-los.”

Planta baixa do edifício

Planta baixa do edifício

detalhes da porta

Detalhes da porta

Vamos falar sobre interoperabilidade.

“O SketchUp tem o potencial de se tornar um software BIM bastante abrangente. Em diversos projetos e especialmente no Hotel Le's Cham, a 5D Architecture & Construction usou plugins que se integram ao SketchUp, como Curic, VBO, Solid Inspector e muitos outros.”

Ao criar desenhos, você sempre precisa ter em mente uma visão holística do projeto. Trabalhar em 3D oferece um modelo de construção realista, que oferece dados confiáveis ​​e informações consistentes em tempo real. Para o projeto do Hotel Le’s Cham, o SketchUp garantiu a viabilidade dos desenhos do projeto e padronizou documentos de acordo com o processo BIM

“O Trimble Connect ajudou a empresa na colaboração eficaz com parceiros, como a equipe de engenharia elétrica. Usamos o Collaboration Manager para gerenciar modelos do Tekla e do SketchUp. “Podemos compartilhar facilmente informações com investidores, gerentes de projeto e parceiros, para que eles possam visualizar, avaliar e fazer marcações no modelo durante o processo de design e de edição de informações.”

Exemplo de uso do Trimble Connect

Exemplo de uso do Trimble Connect pela 5D Architecture & Construction

Com o SketchUp, você pode exportar facilmente arquivos de diferentes formatos para software CAD. 

A 5D Architecture & Construction usou relatórios do VBO para calcular materiais, estatísticas de volume e velocidade, sem se preocupar com o tamanho do modelo.

tabela de estatísticas detalhadas

Tabela de estatísticas detalhadas

O que o futuro reserva para a 5D Architecture & Construction?

A empresa está crescendo! Atualmente, ela trabalha em diversos projetos em todo o Vietnã. Cuong continua aprimorando e definindo o fluxo de trabalho do projeto da 5D Architecture & Construction.

“Queremos aplicar mais processos de padrão internacional para criar projetos de arquitetura modernos e sofisticados. “No momento, estamos explorando o recurso PreDesign do SketchUp.”  

Quer utilizar o SketchUp no seu próximo projeto? Se você no momento não é um assinante do SketchUp, experimente o software usando nossa avaliação gratuita.

Conheça quem escreveu

O Konia Group é especializado em oferecer software premium para as indústrias de construção e edificação. A empresa conta com uma equipe com dez anos de experiência e uma ampla rede de revendedores e clientes.

Profile Photo of Grupo Konia {PORTUGUESE}