Skip to main content

Maisons Du Monde: Uma nova era de modelos profissionais no 3D Warehouse

Renderização de um quarto com modelos 3D

Encontrar os modelos perfeitos para dar vida a seus projetos em 3D pode ser complicado. Muitas vezes, os modelos de móveis de crowdsourcing podem estar desatualizados, ser muito grandes, ou a peça de mobiliário real não é profissional o suficiente para as necessidades dos clientes. A empresa francesa de decoração e mobiliário Maisons du Monde sabe da importância de que o seu modelo de negócio tenha os seus projetos mais recentes facilmente disponíveis para arquitetos e designers de interiores. A Maisons du Monde revolucionou o setor ao modelar sua oferta de mobiliários e decoração B2B no 3D Warehouse e aproveitar a extensão UP for SketchUp.

A modelagem 3D do SketchUp como uma ferramenta essencial 

A divisão de negócios da Maisons du Monde atende profissionais com projetos arquitetônicos e de design de interiores maiores e mais complexos (design e renovação de hotéis, bares, restaurantes, escritórios, etc.). Eles desenvolveram um catálogo por ano dedicado a produtos B2B de qualidade, o que significa que os mobiliários devem ter padrões profissionais específicos: devem ser à prova de fogo, duráveis e funcionais. Com seus serviços comerciais exclusivos, a questão se voltou para como apresentar suas ideias de design de interiores aos clientes e transformar ideias esboçadas em realidade.

A pessoa que conduziu a transição da Maisons du Monde para o depósito de modelos do SketchUp foi o designer de interiores Frédéric Tabary. Ele tem mais de 21 anos de experiência e mais de 8.000 histórias de sucesso de clientes. Frédéric começou a usar o SketchUp no início de sua carreira e pôde ver imediatamente a vantagem da modelagem 3D para acelerar seu trabalho diário e vender suas ideias aos clientes. Em 2014, ele começou a trabalhar com a Maisons du Monde e, nesse momento, os componentes dos mobiliários disponíveis no 3D Warehouse não mostravam os projetos mais recentes e de alta qualidade à disposição na Maisons du Monde. Frédéric teve a ideia de integrar o novo catálogo da Maisons du Monde ao 3D Warehouse do SketchUp para visualizar como os produtos da Maisons du Monde se encaixam dentro de um conceito de design. 

“Fomos os primeiros na França a modelar completamente nossa oferta de mobiliários e decoração em 3D; isso foi revolucionário.” 

– Frédéric Tabary, designer de interiores e fundador da OXP

Os designers agora podem acessar todos os itens mais recentes do catálogo da Maisons du Monde, inserir esses componentes diretamente nos seus projetos, e se beneficiar ao trabalhar com uma marca consolidada. Frédéric Tabary e Maisons du Monde estiveram à frente da concorrência; foram os primeiros a ver o valor da modelagem dos elementos do design de interiores. Foi um sucesso em todo o mundo, com mais de 45 milhões de downloads.

Garantindo a qualidade

Com os produtos do catálogo da Maisons du Monde no 3D Warehouse, Maureen, diretor de BtoB da Maisons du Monde, e Fédéric perceberam uma lacuna no fluxo de trabalho do SketchUp: como seus clientes poderiam garantir que os produtos que estavam encontrando no 3D Warehouse fossem produtos confiáveis e de qualidade? Finalmente, qualquer pessoa pode modelar e contribuir com a biblioteca de componentes, mas designers de interiores e arquitetos precisam de qualidade para mostrar a seus clientes durante o design conceitual. 

Para atender a essa necessidade, Frédéric e Jean-Yves Saintot (empresário e especialista em marcas) lançaram uma nova empresa, chamada OXP, que desenvolveu o UP for SketchUp. Esse plugin do SketchUp fornece aos profissionais uma biblioteca de produtos de qualidade. Após a instalação do plugin, os profissionais podem filtrar os componentes em 3D por marca, produto, cor, dimensão e preço. 

A lista de compras no UP for SketchUp inclui o preço total de execução de cada componente, facilitando o gerenciamento de projetos. 

A lista de compras no UP for SketchUp inclui o preço total de execução de cada componente, facilitando o gerenciamento de projetos. 

O UP for SketchUp inclui um recurso de lista de compras que facilita o gerenciamento de grandes designs conceituais. A extensão proporciona o preço de cada componente especificado na proposta, permitindo aos profissionais fornecer estimativas de custos aos seus clientes. 

“Faz 21 anos que sou arquiteto e 21 anos que odeio trabalhos administrativos. Gerenciar uma lista de compras manualmente é completamente chato para mim. O UP for SketchUp facilita o trabalho.” 

– Frédéric Tabary, designer de interiores e fundador da OXP

O botão “Deal Now” permite aos designers de interiores e arquitetos solicitar componentes em seus designs com marcas diretamente no SketchUp. Esse recurso também ajuda as marcas de varejo a gerenciar seus estoques de maneira eficiente. Por outro lado, as marcas de varejo têm podem visualizar as datas de entrega, o que contribui para uma forma mais sustentável de fabricar mobiliários.

“O UP for SketchUp nos ajuda a não produzir mais do que precisamos entregar a nossos clientes.” 

– Frédéric Tabary, designer de interiores e fundador da OXP

O “Sheep Box” é um recurso útil no UP for SketchUp. Seu nome é derivado do livro francês “O pequeno príncipe”, no qual o príncipe pede a um piloto para desenhar várias imagens de ovelhas e depois rejeita cada esboço. Finalmente, o piloto desenha uma caixa e diz ao príncipe: “a ovelha que você está pedindo está dentro.” O príncipe fica muito feliz por ter sua caixa. Na mesma linha, os designers de interior e arquitetos profissionais podem criar as dimensões de sua “Sheep Box” dentro de sua caixa de design do SketchUp e, em seguida, usar o UP for SketchUp para filtrar os componentes que caberão dentro das dimensões dessa caixa. 

Com o “Sheep Box” os usuários podem definir dimensões e pesquisar na biblioteca componentes 3D que podem se encaixar dentro desse tamanho, como adicionar uma jacuzzi a um pátio ao ar livre.

Com o “Sheep Box” os usuários podem definir dimensões e pesquisar na biblioteca componentes 3D que podem se encaixar dentro desse tamanho, como adicionar uma jacuzzi a um pátio ao ar livre.

Com o “Sheep Box” os usuários podem definir dimensões e pesquisar na biblioteca componentes 3D que podem se encaixar dentro desse tamanho, como adicionar uma jacuzzi a um pátio ao ar livre. 

Lançado oficialmente em agosto de 2021, o UP for SketchUp tem na atualidade mais de 40 marcas de varejo que contribuem para a biblioteca SketchUp de mais de 3.000 componentes 3D de alta qualidade, incluindo a Maisons du Monde. 

Renderização de uma sala de jantar

Os benefícios para os arquitetos 3D da Maisons du Monde

Antes da Maisons du Monde dar o salto para a modelagem de seus produtos no SketchUp, os clientes de arquitetos e designers de interiores eram menos impactantes na receita geral da Maisons du Monde. Atualmente, graças ao catálogo de componentes 3D e à extensão do UP for SketchUp, eles se tornaram os principais clientes da Maisons du Monde, gerando cerca de 25% da receita B2B anual da empresa. 

O UP for SketchUp proporciona aos varejistas um fluxo constante de leads com informações de contato detalhadas; os arquitetos e designers de interiores têm um relacionamento acelerado e personalizado com as respectivas marcas. Esse relacionamento acontece sempre sem sair do SketchUp. 

Tendo todos os produtos de design de interiores da Maisons du Monde modelados em 3D e prontamente disponíveis no SketchUp e UP para as funcionalidades da lista de compras do SketchUp e o Sheep Box, os designers que usam os produtos da Maisons du Monde economizam muito tempo. Seus clientes afirmam que eles não economizam apenas horas, mas dias e semanas usando todas essas ferramentas juntas no SketchUp. 

“Na Maisons du Monde é importante para nós fornecer serviços de alta qualidade e eficiência aos nossos clientes. [O UP for SketchUp] é uma ferramenta que simplifica esse trabalho.” 

– Maureen de Cintré, diretora de serviços empresariais da Maisons du Monde.

Renderização de um café com uma tabela e cadeiras

Gostaria de usar o SketchUp no seu próximo projeto? Se você não é um assinante atual do SketchUp, experimente-o usando nossa avaliação gratuita de 30 dias.

Sobre a Maisons Du Monde

A Maisons du Monde, uma marca europeia amada, é líder em ideias de casa e vida inspiradoras e acessíveis. Oferece uma ampla faixa de móveis e acessórios para casa cujos designs são inspirados por influências de todo o mundo. Criatividade, inspiração e engajamento são os principais pilares da marca.

A Maisons du Monde foi fundada em 1996 como uma marca francesa e, desde então, expandiu-se por toda a Europa, com mais de 8.600 funcionários em 350 lojas em 11 países.

Em 2009, a Maisons du Monde lançou uma oferta direcionada a profissionais de design em setores como hospitalidade, escritório e varejo. Seu serviço B2B especializado tem profundo conhecimento de planejamento interno e externo e oferece aos clientes soluções adequadas para cada espaço. Essas recomendações são baseadas no catálogo e coleções B2B exclusivas da marca, criadas por seu estúdio de design. 

Em novembro de 2021, a Maisons du Monde revelou seu propósito: “Inspirar todos a se abrirem para o mundo, para que criemos lugares únicos, saudáveis e sustentáveis, juntos.”
 

Conheça quem escreveu

Stefanie é Associada de Marketing de Canal da EMEA na SketchUp e mora em Toulouse, França. Quando não está trabalhando com parceiros de canal para promover o SketchUp, ela pode ser encontrada no mercado dos fazendeiros bebendo um café expresso.

Profile Photo of Stefanie David {PORTUGUESE}