Skip to main content

Como o diretor de arte da Marvel e Disney agiliza a produção de cenários com o SketchUp

Londres, Reino Unido

O renomado diretor de arte do Reino Unido, Luke Whitelock, compartilha como os fluxos de trabalho normalmente empregados por arquitetos o ajudam a criar sets de filmagem para alguns dos maiores estúdios da indústria cinematográfica. 

Renderização de uma cena de ficção científica

Se você já assistiu filmes da Disney, Marvel ou Warner Bros, provavelmente já viu as habilidades de design de cenários de Luke Whitelock em ação. Ele é mais conhecido pelo seu trabalho em Vingadores: Guerra infinita e A origem, filmes que os alunos da escola de cinema estudarão nos próximos anos. Para essas obras-primas visuais muita importância foi dada à produção dos cenários. Luke combina ferramentas exclusivas como iPad e kitbashing de ficção científica para agilizar seu fluxo de trabalho e desencadear combinações geométricas incomuns para seu ofício.  

Em seu fluxo de trabalho, Luke vai de espaços existentes para modelagem 3D conceitual e volta para o mundo real. Ele precisa das ferramentas certas para garantir a eficácia: modelagem de iPad e desktop, componentes de ficção científica pré-construídos, documentação 2D e impressão 3D. Não é surpreendente que exista um pouco de sobreposição nas abordagens de produção de cenários e arquitetura.  

Tecnologia de construção em cinema

A tecnologia predominante nos setores de arquitetura, engenharia e construção foi adaptada ao longo dos anos para construir sets de filmagem, tornando o fluxo de trabalho do Luke muito mais gerenciável. Ele originalmente desenhava cenas à mão em grandes pranchetas. Agora, ele passou do desenho analógico para o desenho de tudo com o software de modelagem 3D do SketchUp.

A indústria cinematográfica está crescendo. Todos os grandes estúdios do Reino Unido estão se expandindo, e não há suficiente pessoal com as habilidades para atender à demanda. Arquitetos de formação clássica estão migrando para a indústria cinematográfica, e eles não precisam começar como assistentes devido a suas habilidades avançadas de modelagem. Além disso, habilidades como agrimensura e tomada de medidas “as-built” também têm lugar na produção de cenários. 

Luke modelando no iPad em seu sofá Luke modelando no iPad em seu sofá 

Troque seu bloco de rascunhos por um iPad

Quando Luke cria modelos 3D para um set de filmagem, a primeira etapa consiste em pesquisar o espaço existente. Ele precisa de medidas detalhadas (porta, parede e teto) do edifício onde o filme será feito como base para sua exploração criativa. 

Como muitos de nós, Luke costumava reunir medidas espaciais existentes anotando em seu bloco de desenho, à moda antiga. A partir daí, geralmente levava vários dias até que ele pudesse voltar ao estúdio e criar um modelo 3D a partir de suas anotações manuscritas, às vezes difíceis de ler. Com o ritmo vertiginoso da indústria cinematográfica, Luke precisava de um processo mais simplificado.

Em 2022, SketchUp lançou a modelagem no iPad. A capacidade de capturar com precisão as condições existentes diretamente em formato digital reduziu o tempo de trabalho de Luke no local pela metade, sem mencionar o tempo economizado em seu estúdio transferido anotações manuscritas para o computador. Ele agora sempre leva um iPad a um local para coletar medidas para criar plantas completas e precisas sem nunca voltar ao seu escritório. Ao se reunir com os diretores, Luke e a equipe trazem o iPad para mostrar seu plano de transformar o espaço existente. Ele economiza tempo fazendo alterações no iPad durante a reunião, em lugar de rabiscar notas para decifrar mais tarde. Todos podem ver o modelo atualizado em tempo real através do SketchUp Scenes.

“O SketchUp for iPad é uma ferramenta para dispositivos móveis ótima que agiliza meu fluxo de trabalho. Com a caneta da Apple, parece um esboço à mão livre, mas é em 3D. A interface é intuitiva. Adoro que os menus suspensos possam ser minimizados ou maximizados facilmente. Além disso, não é necessário reaprender com o SketchUp for iPad; é familiar e fácil de usar.” 

Vídeo do ambiente de ficção científica do SketchUp kitbash Vídeo do ambiente kitbash de ficção científica do SketchUp 

Do iPad ao escritório de estúdio 

Luke retorna ao estúdio com o espaço existente medido e modelado, e a faísca de uma ideia já se formando em sua cabeça. Para iniciar as elevações e extrusões, ele usa o aplicativo SketchUp Desktop, abrindo a planta baixa que criou no iPad. Ele começa a jogar. 

“Meu processo criativo é como esboçar, mas ficou mais rápido e fácil com geometria pré-construída. A grande coisa sobre o SketchUp é que eu posso simplesmente brincar com ele por muito tempo, movendo coisas e tornando-o maior ou menor.”

Visualização de componentes de ficção científica no iPad. Visualização de componentes de ficção científica no iPad

Luke tem uma biblioteca de componentes pré-construídos que ele usa repetidamente para modelar formas mais complexas. Isso é chamado de “kitbashing” ou “model bashing”, o processo de combinar peças pré-construídas para criar alguma coisa nova. Você pode criar novos conceitos rapidamente e reduzir o potencial de erros ao usar componentes existentes e detalhados. Ele tem greebles na forma de tecnologia de ficção científica e gadgets que podem ser impressos em 3D e aplicados em qualquer superfície. Essas formas primárias são fáceis de redimensionar, acelerando o fluxo de trabalho. Luke começa com geometria pequena e finaliza volumes e escalas assim que a construção inicial é definida.  

“Não sei dizer quantas vezes precisei de um parafuso hexagonal, janelas de caixa ou portas vitorianas, o com é que, uma vez desenhado, nunca mais preciso fazê-lo. Eu mantenho um grande arquivo com todos meus componentes principais abertos, para que eu possa simplesmente usá-los em qualquer modelo em que eu esteja trabalhando.” 

Construindo o desenho com o LayOut

Luke recomenda trabalhar o mais cedo possível no LayOut, a ferramenta de documentação 2D do SketchUp. Assim que tiver o modelo básico, configure as visualizações 2D padrão usando cortes de seção e cenas no modelo e, em seguida, essas cenas como visualizações no LayOut. Trabalhe nos detalhes, molduras de painéis ou travas nas janelas em 3D; o modelo é vinculado de forma dinâmica ao arquivo do LayOut. Da próxima vez que você abrir o LayOut, esses detalhes serão atualizados automaticamente nas visualizações que você já configurou. Dessa forma, se for solicitado um plano do trabalho em andamento, você pode facilmente disponibilizar os desenhos solicitados.

“As pessoas fazem esse fluxo de trabalho estranho em que usam o Rhino e depois o levam para o Vectorworks ou AutoCAD para elevações 2D, mas sempre que você muda o modelo, você tem que fazer sua documentação 2D novamente. Eu só uso o LayOut. Quando meu chefe me diz: ‘você poderia me dar uma elevação do que você tem até agora?’ Eu posso, sim. Abro o LayOut e imprimo para ele. É só isso.” 

corredor interior com e sem acabamentos e cor
corredor interior com e sem acabamentos e cor
corredor interior com e sem acabamentos e cor
corredor interior com e sem acabamentos e cor

Clique nas imagens para ver o corredor interior com e sem acabamentos e cor.

Um estilo de assinatura

Filmes como Alien e Event Horizon inspiraram Luke a entrar no design de cenografias, deixando uma marca duradoura em sua expressão criativa. Seu estilo volumoso e pesado enfatiza grandes faixas de espaço negativo, sem linhas finas. Você pode ver seu visual característico em muitos filmes dos Vingadores. As armas engolem as mãos dos personagens, e as naves espaciais são industriais, mas com espaços hexagonais recortados. Parece que você poderia pisar direto nas estrelas. O estilo de design paradoxal é tão pesado quanto leve.

“SketchUp é muito intuitivo o que elimina as barreiras para a expressão criativa, e eu posso dar vida às ideias rapidamente.”

Introdução aos kitbashes de ficção científica para modelagem de superfícies duras no SketchUp

O cenógrafo fica bem em você.

Você pode utilizar kitbashes de ficção científica para fazer sua própria magia de filme. Luke mostra como projetar cenários em 3D e transformar os modelos em desenhos de construção para trabalhar. Ele fez um tutorial de uma hora sobre como criar um cenário futurista de naves espaciais. Usando os componentes fornecidos, você pode modelar no SketchUp enquanto assiste ao vídeo. Você ainda aprenderá a adicionar luzes ao modelo em V-Ray e fazer processamento posterior no Photoshop. Construa peças de portfólio para uma carreira em cenografia, ou apenas explore a magia do que poderia ser. 

Acesse o site de Luke para ver o tutorial, o modelo do SketchUp do corredor de ficção científica, mais de 80 componentes de ficção científica, exportações de renderização bruta e arquivos de Photoshop. Flexione seus músculos do SketchUp e desperte novos insights. 

Você precisará do SketchUp para concluir o tutorial. Comece a modelar com uma avaliação gratuita ou vá em frente e escolha a assinatura certa para o seu fluxo de trabalho. O SketchUp para iPad está incluído na avaliação gratuita do SketchUp ou em qualquer assinatura paga. 

Conheça quem escreveu

Quando não cria conteúdo, Rianna gosta de saciar sua curiosidade. Você pode encontrá-la lendo um livro, com seu cachorro aconchegado ao seu lado, desfrutando de viagens e aventuras ao ar livre com seus amigos e familiares, e comendo refeições saborosas (de preferência preparadas por outras pessoas).

Profile Photo of Rianna Lowrance {PORTUGUESE}