Skip to main content

SketchUp para iPad: uma ferramenta eficiente para projetos residenciais

Rancagua, Chile

O arquiteto Alberto Beitia compartilha seu método de modelagem no iPad para visualizar e transmitir com rapidez a intenção de design em projetos residenciais.

Modelo do projeto Casa Boyeruca no SketchUp e uma renderização do design
Modelo do projeto Casa Boyeruca no SketchUp e uma renderização do design

Modelo do projeto Casa Boyeruca no SketchUp e uma renderização do design (clique nas setas para rolar)

Suas renderizações incríveis e vídeos de modelagem no iPad (acompanhadas de uma trilha envolvente) conquistaram muitos seguidores no Instagram. O arquiteto chileno é especialista em arquitetura residencial, com projetos que vão desde planos mestres para grandes loteamentos até residências modernas personalizadas e de alto nível. Ele explica como migrou todo o seu fluxo de trabalho de design conceitual para o iPad, permitindo criar com mais flexibilidade e se comunicar com seus clientes mais rapidamente. 

Alberto modela no SketchUp para iPad uma casa com elementos inspirados no estado da Califórnia.

Alberto modela no SketchUp para iPad uma casa com elementos inspirados no estado da Califórnia.

Seu estilo de design residencial é bastante único. Pode nos contar mais sobre sua inspiração?

Ela vem de uma combinação das preferências dos clientes, localização do projeto e tendências atuais na arquitetura residencial. No começo, faço perguntas básicas, como estilo de design, interesses pessoais, estilos de vida, amizades e profissão. Assim, consigo avaliar qual estética meus clientes mais apreciam e compreender suas expectativas do projeto para a casa, como a utilização dos espaços, o número de cômodos e o tamanho da residência. Essa fase é a mais importante porque é quando determinamos como vamos ajustar o espaço para ser eficiente e bonito. 

Desafio de projeto de casa em Torres del Paine
Desafio de projeto de casa em Torres del Paine

Desafio de projeto de casa em Torres del Paine (clique nas setas para rolar) 

Estudo o local onde a casa será construída ou reformada e a localização do imóvel com relação a outras características de habitação e paisagem. O cenário que compõe o espaço é tão importante quanto o próprio imóvel. O cliente me informa que tipo de vista quer em cada parte da sua casa. Anoto as preferências e avalio as possibilidades com relação aos regulamentos locais, como restrições de altura, distância de terrenos vizinhos e metragem quadrada permitida. 

Foto e modelo 3D de Casa Requinoa
Foto e modelo 3D de Casa Requinoa
Foto e modelo 3D de Casa Requinoa

Foto e modelo 3D de Casa Requinoa (clique nas setas para rolar)

As tendências atuais de design residencial para famílias inspiram minha criatividade. Eu pego padrões e estéticas de designs modernos, traduzo-os para o 3D e depois faço alterações com base nas preferências dos meus clientes. Por exemplo, ao determinar se uma parede deve ser curva, avalio se esse aspecto pode ser justificado em termos práticos e se contribui esteticamente para a composição do projeto como um todo. Aproveito as tendências de construção sustentável para tornar as casas mais eficientes nos meus projetos e ter custos operacionais mais baixos ao longo da vida útil. Iluminação natural, posicionamento de janelas para ventilação cruzada, opções de vegetação para climas específicos, espessura da parede, isolamento térmico e espaços projetados para uso flexível interno e externo são fatores essenciais a serem considerados. 

Alberto modela uma casa moderna no SketchUp para iPad.

Alberto modela uma casa moderna no SketchUp para iPad.

Recentemente, você começou a modelar e criar esboços no iPad. Como que você o encaixou no seu fluxo de trabalho? 

Parei de desenhar no papel e agora crio formas, volumes, composições e esboços adicionais com a ferramenta de marcação. Eu uso o SketchUp para iPad em tudo. Apesar da versão para desktop ter as mesmas ferramentas, prefiro modelar no iPad devido ao contato sensível entre a tela, o Apple Pencil e minha mão, fazendo parecer que estou desenhando. 

“O SketchUp para iPad se tornou minha ferramenta de design favorita. Adoro a naturalidade no uso e a sua versatilidade, principalmente ao usar a ferramenta de marcação, que aprimora meus projetos com cores.” 

Alberto modela uma casa no SketchUp no iPad e usa a ferramenta de marcação. 

Alberto modela uma casa no SketchUp no iPad e usa a ferramenta de marcação. 

A modelagem no SketchUp para iPad mudou seu estilo de desenho? 

Com certeza! O SketchUp para iPad me ajudou a visualizar melhor meus projetos, porque agora posso brincar com volumes, composição e iluminação desde o início. Desenhar em 3D no desenvolvimento dos projetos me dá mais liberdade e essa criatividade me leva além do que eu achava possível antes de iniciar o layout da casa. Consigo lidar com meus projetos como se eles fossem um “jogo de design”, sobrepondo formas e proporcionando representações especiais. Embora as primeiras visualizações sejam às vezes apenas representativas, é muito eficiente mostrá-las aos clientes nas propostas. A modelagem no iPad me ajuda a tirar as ideias da cabeça e colocá-las em 3D com mais rapidez do que antes. 

“Modelar no iPad me deu a flexibilidade de levar meu trabalho comigo em uma viagem ou reunião fora do escritório, permitindo desenvolver meus projetos desde a ideia conceitual até os últimos detalhes onde quer que eu esteja.”

Modelo do SketchUp e uma imagem do projeto Casa Mostazal
Modelo do SketchUp e uma imagem do projeto Casa Mostazal

Modelo do SketchUp e uma imagem do projeto Casa Mostazal (clique nas setas para rolar)

Como você compartilha seus projetos com clientes?

Geralmente gosto de reuniões presenciais para avançar nas tarefas e receber feedback. Para mostrar aos meus clientes a visão deles, uso o SketchUp na exportação de renderizações que podem ser ajustadas para destacar vistas, seções e perspectivas gerais. Também crio vídeos curtos mostrando ideias em desenvolvimento. É fácil importar e exportar arquivos para programas de renderização e adicionar retoques finais. 

Modelos artísticos por Alberto
Modelos artísticos por Alberto
Modelos artísticos por Alberto

Modelos artísticos por Alberto (clique nas setas para rolar)

O SketchUp para iPad tem todas as ferramentas necessárias para desenhar, criar modelos 3D e se comunicar com clientes, tudo reunido em um aplicativo versátil de modelagem 3D.

Tudo pronto para começar a modelar no iPad? Comece uma avaliação gratuita. O SketchUp para iPad também está disponível em qualquer uma das nossas assinaturas

Alberto modelando no iPad.

Alberto modelando no iPad

Sobre Alberto Beitia 

Se destacou ao se graduar na Universidad Andrés Bello. Desde 2010 desenvolve projetos residenciais e comerciais incríveis em nível nacional. Em 2015, conquistou o primeiro lugar como melhor latino-americano no BIM Challenge, em Las Vegas, Estados Unidos. Em 2020, Alberto passou a fazer parte de um seleto grupo de mentores da Rede da Pontifícia Universidade Católica do Chile, que oferece suporte a empreendedores do mundo todo, principalmente na América do Sul. 

Siga Alberto no Instagram para ver mais trabalhos incríveis. 

Conheça quem escreveu

Quando não cria conteúdo, Rianna gosta de saciar sua curiosidade. Você pode encontrá-la lendo um livro, com seu cachorro aconchegado ao seu lado, desfrutando de viagens e aventuras ao ar livre com seus amigos e familiares, e comendo refeições saborosas (de preferência preparadas por outras pessoas).

Profile Photo of Rianna Lowrance {PORTUGUESE}