Skip to main content

Seis dicas para maximizar o Revit Importer

O aguardado Importador Revit nativo do SketchUp foi o destaque da nossa atualização do Studio 2023. Agora que você teve tempo para testá-lo, use essas seis dicas para aumentar seu fluxo de trabalho do Revit para o SketchUp e economizar horas ou até dias para você e sua equipe de projeto.

Interfaces do programa mostrando a interoperabilidade entre o Revit e o SketchUp

Espalhe a notícia: a assinatura do Studio do SketchUp agora inclui o Revit Importer nativo totalmente novo. Estamos entusiasmados com a empolgação e o feedback que recebemos da comunidade SketchUp desde o lançamento oficial em fevereiro. As dicas e truques abaixo simplificarão seu fluxo de trabalho entre o Revit e o SketchUp e vice-versa. 

Você precisa experimentar

O Revit Importer dispensa apresentações. Como o próprio nome sugere, o importador traz modelos do Revit para o SketchUp, convertendo famílias e elementos de construção em tags e componentes nativos do SketchUp. Ele otimiza a geometria, criando um arquivo do SketchUp leve e bem organizado, pronto para uso. O que é mais empolgante é que o importador capacita todos no setor de construção civil, não apenas arquitetos e usuários avançados do Revit, a trazer facilmente arquivos do Revit para o SketchUp em qualquer estágio do projeto. 

Importação de um modelo do Revit para o SketchUp usando o Revit Importer nativo do SketchUp

Antes de começar com as dicas de fluxo de trabalho, vamos destacar apenas alguns cenários-chave em que passar do Revit para o SketchUp faz sentido. Esses são os casos em que o importador realmente se destaca. 

Crie o conceito e compartilhe mais rapidamente!

Exceto em raros casos, em todos os projetos, você pode chegar a um ponto em que uma escolha de design não funciona exatamente como previsto. Como sempre há um prazo, você precisa modelar e estudar soluções alternativas rapidamente. O SketchUp se destaca quando se trata de criar conceitos e comunicar ideias. Entre no SketchUp para tomar decisões de design mais rapidamente sem gastar horas de trabalho detalhado no Revit. 

Desbloqueie nova geometria

Mesmo nos melhores dias, a geometria complexa pode ser difícil de construir e manipular no Revit. Importe seu modelo mais recente para o SketchUp para adicionar uma nova geometria que poderia ser muito demorada para ser criada nativamente no Revit. O 3D Warehouse, uma biblioteca de milhões de modelos pré-construídos do SketchUp, acelera seu fluxo de trabalho e permite que você explore modelos 3D que o Revit normalmente não manipula, como móveis específicos de marcas da vida real, plantas e recursos de paisagem ou equipamentos especiais. 

Compartilhe com toda a equipe

Com o uso generalizado do SketchUp no setor de construção civil, a maioria das pessoas envolvidas no projeto estará familiarizada com ele, e, se não estiver, terá facilidade de aprender a usar suas ferramentas intuitivas. Os arquitetos paisagistas precisam do modelo 3D mais recente para projetar o contexto preciso do local (sem mencionar que o SketchUp é ótimo para mostrar árvores e vegetação). Os empreiteiros em geral podem usar modelos do SketchUp para planejamento de fluxo de trabalho em fases. Para as partes interessadas do projeto que não trabalham no Revit, o importador permite que você compartilhe amplamente modelos 3D atualizados com o mínimo de esforço. 

Veja o que é possível

Apresente seu modelo 3D importado usando o SketchUp para iPad, disponível em todas as assinaturas do SketchUp. Abra o modelo em seu iPad para fazer demonstrações móveis e use a realidade aumentada para levar as partes interessadas a um tour virtual no projeto em andamento enquanto você estiver no local em si. Os modelos leves do SketchUp e o iPad facilitam as demonstrações em qualquer lugar. 

O SketchUp ajuda você a idealizar e se comunicar de forma mais eficaz em qualquer estágio do processo de design. Além da facilidade da importação, o Revit Importer pode simplificar e acelerar o seu fluxo de trabalho de inúmeras maneiras. Por isso, você usará qualquer oportunidade para usar o SketchUp. 

Tem a assinatura Go ou Pro, mas não o Studio? Dê uma olhada nessas três dicas de interoperabilidade para conhecer outras maneiras de mudar do Revit para o Studio. 

Principais dicas do Revit Importer

Com um pouco de planejamento prévio e algumas considerações, você pode fazer a transição do Revit para o SketchUp sem problemas. 

1. Comece com a lógica de importação 

Interface do Revit mostrando a exibição inicial
Interface do SketchUp mostrando os níveis do Revit convertidos em seções do SketchUp.

Exibição inicial do Revit e níveis convertidos em seções do SketchUp: algumas das lógicas padrão do importador

Compreender o comportamento padrão do Revit Importer permite que você saiba o que esperar no SketchUp. Você pode controlar quais elementos são importados para o SketchUp usando modelos de exibição, substituições gráficas e ocultar/exibir no Revit. Estes são os conceitos básicos da lógica de importação padrão. 

  • Tudo o que estiver visível na visualização 3D padrão do Revit será incluído na importação. Qualquer coisa escondida nessa visualização 3D não será transferida.
  • As famílias Revit são convertidas em componentes e marcadas com o nome da categoria familiar (ou seja, paredes, pisos, janelas, móveis).
  • As entidades no Revit são importadas como componentes do SketchUp. Entidades idênticas são preservadas como componentes idênticos no SketchUp, permitindo que você edite todas as instâncias do componente ao editar qualquer uma delas. 
  • Os níveis do Revit são importados como seções no SketchUp, permitindo que você visualize facilmente cada plano de planta. Cada seção recebe o mesmo nome que o nível do Revit associado.  
  • Os acabamentos internos e externos são convertidos em cores, não em materiais. Materiais transparentes são compatíveis e convertidos, então o vidro vem como uma cor transparente. Todas as superfícies com o mesmo material especificado no Revit terão a mesma cor e transparência no SketchUp (veja mais informações sobre materiais abaixo).
  • O importador coloca os modelos em um local consistente com base no ponto de origem. Se você importar novamente um modelo atualizado, ele ficará no mesmo lugar que o modelo antigo no SketchUp. 

Simplificando, projetamos o importador para criar um modelo do SketchUp que pode ser usado imediatamente. É como se você o construísse (e o organizasse muito bem) nativamente no SketchUp. Sem surpresas!

Para obter informações técnicas detalhadas sobre os prós e contras do Revit Importer, confira o artigo de ajuda do Revit para o SketchUp (conteúdo disponível apenas em inglês).

2. Boa modelagem e bom design andam de mãos dadas

Modelo do SketchUp bem organizado

Minimize o número de elementos, materiais e tags exclusivos para manter os modelos mais leves e fáceis de navegar.

O que é bom para modelagem normalmente é bom para construção. Mantenha um arquivo do Revit limpo e bem organizado com o mínimo possível de materiais e famílias exclusivas. Antes de importar, verifique novamente o modelo do Revit. Remova elementos de modelo desnecessários para não acabar com tags, cores e dados indesejados atrapalhando seu modelo do SketchUp. Você não usaria 50 tipos de janelas se pudesse trabalhar com quatro ou cinco. No SketchUp, isso equivale a um arquivo mais organizado, leve e utilizável. Na construção, significa planejamento simplificado, custo reduzido e instalações mais eficientes.

Esse pensamento de modelo limpo também se aplica ao compartilhamento de modelos com consultores. Os arquitetos paisagistas podem precisar apenas do exterior do edifício para adicionar contexto ao local em torno dele, sem necessidade de trazer luminárias MEP, equipamentos de climatização, móveis etc. Oculte esses elementos no Revit antes da importação para obter um arquivo do SketchUp mais otimizado. 

3. Retenha e compartilhe as fases do projeto

Os projetos de construção geralmente incluem fases que ditam o trabalho que deve acontecer e quando. As fases não são um recurso autônomo no SketchUp, mas é simples preservar e compartilhar as fases do Revit usando tags. 

Design no SketchUp para uma nova marquise; nova fase de construção como seu próprio componente Nova marquise adicionada a um edifício existente; fases novas e existentes

Preservando fases do Revit no SketchUp

O objetivo aqui é separar as fases no Revit e trazê-las individualmente através da importação. Importar cada fase sem nenhuma outra geometria transformará toda aquela fase em um único componente. Em seguida, você pode marcá-la com o nome da fase e ocultá-la ou exibi-la conforme necessário. Veja a seguir o passo a passo.

  1. No Revit, oculte tudo no modelo, exceto a fase que você deseja importar.
  2. Salve o modelo.
  3. Importe o arquivo para o SketchUp. Você deve ver a fase que você acabou de salvar no Revit, transformada em um grande componente.
    Dica de especialista: talvez seja necessário ocultar determinadas tags ou geometria no modelo do SketchUp para ver o que acabou de importar se houver sobreposição entre essa fase e qualquer outra coisa que você já tenha transferido para o SketchUp. O importador usa como padrão o mesmo ponto de origem todas as vezes, portanto, desde que você não tenha movido as coisas em nenhum dos modelos, a fase que você acabou de importar se alinhará perfeitamente com outras partes do seu modelo do SketchUp. Pode apenas estar escondido sob outra geometria.
  4. Crie uma nova tag com o nome da fase do projeto. Selecione o novo componente e atribua a ele a tag da fase. 
  5. É só isso! Sua fase agora foi criada como um componente e marcada para facilitar a organização de arquivos. Desative ou ative a visibilidade da tag dependendo do que você precisa mostrar à equipe. 
  6. Repita o processo para outras fases que você deseja preservar em seu modelo do SketchUp.

Com um pouco de planejamento prévio, analise suas importações para trazer fases e marcá-las para que você possa alterná-las de forma independente. Se o seu modelo do Revit estiver organizado, provavelmente você terá levado mais tempo para ler esta seção do que para importar sua próxima fase!

4. Substitua materiais com apenas um clique (ou dois)

O importador oferece uma base sólida para materiais. Ele converte acabamentos interiores e exteriores do Revit em cores sólidas no SketchUp e lida bem com materiais transparentes. Se você estiver familiarizado com o Revit, as cores no SketchUp correspondem à aparência da opção de cores consistentes. Dependendo do seu estilo, você pode querer adicionar texturas ou trocar materiais específicos. 

Paleta de materiais criada no SketchUp

Crie uma paleta de materiais para substituir rapidamente as cores do Revit pelos materiais nativos do SketchUp.

Com a extensão gratuita Material Replacer da Thom Thom, substitua rapidamente esses padrões por seus materiais do SketchUp em apenas alguns cliques. 

  1. Para usar a extensão, ative a ferramenta e selecione uma superfície que tenha a cor importada que você deseja substituir.
  2. Em seguida, clique em uma superfície que tenha seu material de destino, ou seja, o material pelo qual você deseja substituir o material importado. Isso substitui o material selecionado em todo o modelo do SketchUp.

Essa extensão pode ser usada ao importar um modelo para o SketchUp pela primeira vez e é útil ao importar novamente um modelo atualizado do Revit. O modelo será revertido para essas cores padrão sempre que você importar. Se você já especificou seus materiais no SketchUp, eles serão salvos no modelo para você. Agora é apenas uma questão de clicar em uma instância da cor para substituir e uma instância do material desejado. 

Dica de especialista: crie uma paleta de materiais ao importar seu modelo do Revit pela primeira vez. É bem simples. Crie duas fileiras de quadrados, uma com o material que você deseja usar e outra com as cores correspondentes do Revit. Não há necessidade de pesquisar o modelo para cada material; você tem tudo o que precisa, um ao lado do outro. Você notará que, ao substituir materiais, os padrões dentro da paleta também serão substituídos. Você pode preservar a paleta para uso futuro salvando-a em um arquivo diferente ou como um componente em outro arquivo. A cada nova importação, basta copiar a paleta de volta para o modelo para reutilizar. 

5. Preserve cenas ao atualizar modelos

As cenas no SketchUp permitem que você ou qualquer pessoa com quem você esteja compartilhando um arquivo clique em um único botão para ir para uma exibição pré-salva do seu modelo. Depois de salvar as cenas, qualquer nível de usuário do SketchUp pode navegar rapidamente pelo seu modelo e ver exatamente o que você precisa que ele veja. 

Quando você importa um modelo atualizado do Revit para um arquivo no qual já gastou tempo, a última coisa com a qual você quer se preocupar é atualizar cada cena. Evite essa tarefa tediosa, certificando-se de que o novo modelo esteja perfeitamente alinhado com o antigo. Você pode seguir algumas rotas para garantir que modelos atualizados ou componentes individuais se alinhem perfeitamente com o original.

Não mova o modelo: o importador usa como padrão o mesmo local com base na origem do modelo. Antes de importar, exclua as partes do modelo antigo que você deseja substituir para não acabar com dois modelos um em cima do outro. Por exemplo, se o contexto do local criado no SketchUp estiver pronto, traga do Revit só a parte do edifício. Execute o importador e o novo modelo será preenchido no mesmo local que o antigo.

Essas duas próximas opções são variações diferentes na substituição de um componente. Importe novamente todo ou parte do seu modelo do Revit para o arquivo do SketchUp que você já criou. Ambos são úteis se você moveu partes do modelo e ao compartilhar modelos com consultores. Use o fato de que o importador converte geometria em componentes a seu favor para trocar facilmente o antigo pelo novo. 

“Substituir selecionado”

Interface “Substituir selecionado” no SketchUp

Substituir componente selecionado para colocar facilmente um componente atualizado no mesmo local.

Digamos que você tenha um modelo estrutural atualizado do seu engenheiro. Use o importador para trazer apenas a estrutura atualizada para o modelo do SketchUp. Ele virá como um novo componente. 

  1. Selecione o componente antigo no modelo. 
  2. Com ele selecionado, localize o novo componente para substituí-lo na  bandeja de “Componentes” 
  3. Clique com o botão direito do mouse no componente na bandeja e escolha “Substituir selecionado”. Isso substituirá o antigo pelo novo no mesmo local do antigo. 

Dica de especialista: esse fluxo de trabalho criará componentes duplicados em seu arquivo. Mesmo que você exclua o componente antigo do modelo, o SketchUp o salva no arquivo para que você possa usá-lo mais tarde. Use o comando “Limpar não utilizado” para excluir a duplicata permanentemente. A opção “Limpar não utilizado” também removerá materiais e estilos não utilizados e é um ótimo hábito para manter o tamanho do arquivo pequeno e garantir que os arquivos estejam o mais limpos possível antes de compartilhar. Na lista suspensa “Janela”, abra “Informações do modelo” para encontrar o botão “Limpar não utilizado”.

“Carregar novamente”

Interface “Carregar novamente o componente” no SketchUp

“Carregar novamente” atinge o mesmo objetivo que “Substituir selecionado” sem criar um componente duplicado em seu modelo.

A opção Carregar novamente substitui rapidamente todas as instâncias do componente selecionado por uma nova versão. É útil para substituir móveis, janelas, plantações etc., qualquer coisa repetida no modelo em que você quer substituir todas as instâncias. O recarregamento evita componentes duplicados em seu modelo e acelera o tempo de processamento ao não importar um novo componente para um arquivo já grande do SketchUp. Usaremos o mesmo exemplo acima. 

  1. Inicie um novo arquivo do SketchUp e importe a parte atualizada do modelo para o novo arquivo. O que você importa deve ser a parte do modelo que você deseja atualizar, novamente convertida em um componente. 
  2. Salve o arquivo apenas com o componente que você usará para substituir o antigo. 
  3. Volte ao modelo principal e selecione o componente a ser substituído. 
  4. Clique com o botão direito do mouse nesse componente e escolha “Carregar novamente...”.
  5. Selecione o novo arquivo que você acabou de criar na caixa de diálogo e clique em abrir, “recarregando” uma nova versão do componente. 

Dica de especialista: para deixar a equipe do projeto feliz, compartilhe o fluxo de trabalho “carregar novamente”. Envie aos consultores apenas os arquivos de componentes menores e atualizados em vez de todo o modelo. Com o arquivo de componente atualizado, eles podem selecionar o componente antigo no arquivo do SketchUp em que já estão trabalhando, clicar em “ Carregar novamente” e substituir o antigo pelo novo sem nem mesmo abrir o arquivo atualizado que você compartilhou. Poupe-os da tarefa de copiar e colar e de duplicar componentes, e eles vão agradecer muito. 

6. Volte para o Revit

Depois de tomar decisões de projeto com base no modelo do SketchUp, você provavelmente deseja voltar ao Revit para atualizar um conjunto de documentação de construção (CD) ou finalizar a documentação para obter licenças. As pessoas geralmente não percebem que você pode trazer arquivos do SketchUp diretamente para o Revit vinculando-os ou importando-os. Na guia “Inserir”, use as funções “Vincular CAD” ou “Importar CAD”. Vale a pena notar que você precisará ter o tipo de arquivo na caixa de diálogo definido como arquivos do SketchUp. O padrão são os tipos de arquivo CAD, portanto, você pode não ver inicialmente o arquivo do SketchUp como uma opção.

Ferramentas “Vincular CAD” no Revit

As ferramentas Vincular CAD no Revit fornecem algumas maneiras de trazer os modelos do SketchUp de volta para o Revit

  1. Importar CAD: há um processo prático para importar a geometria do SketchUp via IFC. Confira nossa demonstração detalhada do Revit Importer para esse fluxo de trabalho e vá para o capítulo Como exportar IFC. Embora a conversão de todo o seu modelo do SketchUp para a geometria do Revit seja possível, ela geralmente não é recomendada para modelos do Revit bem desenvolvidos. Ela não preserva tudo o que você já construiu em seu arquivo do Revit e também pode fazer algumas edições complicadas, com o novo modelo muitas vezes obscurecendo o antigo. 
  2. Vincular CAD: a vinculação permite que você use seu modelo do SketchUp download uma sobreposição no Revit. Você pode ver quais edições foram feitas e onde novos elementos foram adicionados no SketchUp, mas não fazer edições diretamente no modelo do Revit para atualizações precisas. Isso mantém seu modelo mais leve, sem adicionar nova geometria, e evita elementos de modelo sobrepostos. 

Nota: se o modelo do SketchUp aparecer no Revit em locais inesperados, talvez seja necessário jogar com os controles “Posicionamento” e “Colocar em” nos menus de inserção.

DICA BÔNUS: vá além do SketchUp

O Revit Importer facilita a entrada e saída do SketchUp em qualquer ponto do processo de design, para que você possa levar rapidamente sua visualização e comunicação adiante. E agora que é fácil migrar para o SketchUp, aproveite o ecossistema mais amplo do Trimble e outras integrações do SketchUp. Incluído com sua assinatura estão algumas ferramentas do Trimble que liberam um novo potencial para seu modelo do SketchUp.

Interface do Trimble Connect

Use o Trimble Connect para compartilhar modelos, coletar feedback e colaborar.  

  • Colabore com as partes interessadas usando o Trimble Connect. Clientes e consultores podem acessar seu modelo compartilhado de qualquer dispositivo, em qualquer lugar, sem necessidade de assinatura paga. Os colaboradores podem visualizar o modelo, deixar comentários e atribuir tarefas na interface da web do Trimble Connect. 
  • Prepare sua equipe para apresentar um modelo que eles não construíram. É fácil navegar pelas cenas salvas no modelo quando alguém baixa e abre o modelo, seja em sua versão preferida do SketchUp ou no SketchUp for Web, que é de acesso gratuito. Com uma interface intuitiva e fácil de aprender, os parceiros podem facilmente clicar de cena em cena durante uma demostração. 
  • Acesse as principais ferramentas de visualização. Dê vida à sua ideia com belas imagens e renderização em tempo real com V-Ray® ou seu mecanismo de visualização favorito. 

Experimente o Revit Importer

Faça um teste com o Revit Importer com uma avaliação gratuita do Studio. Não tem acesso a um arquivo do Revit? Não se preocupe! Você não precisa de uma licença do Revit para usar o importador. Baixe este modelo do Revit da sede da SketchUp para testar os fluxos de trabalho você mesmo ou assista ao passo a passo detalhado do Revit Importer para ver uma demonstração ao vivo dessas dicas principais.

Se você já tiver uma assinatura do Studio, poderá acessar o novo Revit Importer atualizando para a versão mais recente do SketchUp. Faça download aqui  ou pela sua Conta do Trimble. Se você estiver pronto para atualizar, compre o Studio ou atualize para o Studio a partir de sua assinatura atual.

Saiba mais sobre todas as ferramentas e recursos mais recentes do SketchUp no post da versão 2023.

Conheça quem escreveu

Desde seu começo na arquitetura, Dan é um criativo dos sete ofícios com uma predileção por contar histórias. Quando não estiver brincando com palavras ou exercitando seu apetite por novas informações, você provavelmente o encontrará – café na mão – na floresta, na água ou em algum lugar no alto de uma colina.

Profile Photo of Dan Scofield {PORTUGUESE}