Skip to main content

Crie desenhos digitais feitos à mão no SketchUp para iPad

renderizações em estilo aquarela criadas por James Akers usando SketchUp para iPad e Procreate
renderizações em estilo aquarela criadas por James Akers usando SketchUp para iPad e Procreate

Duas renderizações em estilo aquarela criadas por James Akers, mostrando o desenho inicial e a sobreposição final (usando SketchUp para iPad e Procreate). 

Enquanto a indústria da construção migrou de desenhos 2D para modelos 3D e realidade virtual, alguns designers sentem falta da sensação de projetar e renderizar seus conceitos com as próprias mãos. Isso não é surpresa, uma vez que mãos e cérebro são partes do corpo firmemente conectadas, e trabalhar com as mãos traz benefícios para o cérebro. Com o lançamento no começo de 2022, mais uma vez o SketchUp para iPad ofereceu aos arquitetos a opção de criar modelos com as próprias mãos, agora amplificado pela eficiência da modelagem 3D. 

James Akers, um consultor de visualização e design arquitetônico de longa data, é apaixonado por projetar e renderizar modelos de forma manual no SketchUp para iPad, com a ajuda do Apple Pencil. Mais que isso, conseguiu aperfeiçoar o fluxo de trabalho para fazer isso. Ele cria renderizações desenhadas à mão para projetos de hospitalidade e residenciais em larga escala usando o SketchUp para Desktop. Mais recentemente, também tem usado o SketchUp para iPad em combinação com o Procreate ou o Morpholio Trace. James carinhosamente chama a abreviação do SketchUp para iPad de “SkiP”, porque é leve e amigável. Há pouco tempo, começou a usá-lo para designs conceituais em fase inicial, desenvolvimento dos designs esquemáticos e renderizações desenhadas à mão.

“A primeira coisa que notei no SketchUp para iPad foi a resolução de alta qualidade. É como a diferença entre um jogo antigo de videogame de 4 bits e os mais recentes. Eu percebi o contraste logo na primeira vez que ampliei o zoom em uma amostra de textura de madeira durante um tutorial no aplicativo. Fiquei impressionado.”

Renderização em estilo aquarela preto e branco criada por James Akers usando SketchUp para iPad e Procreate.  

Renderização em estilo aquarela preto e branco criada por James Akers usando SketchUp para iPad e Procreate.  

Os clientes de James são principalmente da cidade de Nova York e muitas vezes preferem renderizações em aquarela para apresentar seus conceitos iniciais. Essas renderizações são mais fluidas, perfeitas para explicar sua visão sem se comprometer com uma semelhança fotorrealista que pode mudar mais tarde. Os diretores de design frequentemente chegam até ele com um prazo apertado para enviar uma proposta para um projeto e precisam de uma apresentação rápida para seus conceitos de design iniciais. Nos últimos anos, o modelo de negócios de aquarela de James (que era caro em comparação com outros modelos) teve dificuldade em competir com as renderizações de computador internas e renderizações baratas de fora do país, e ele começou a perder os negócios.

“Meus clientes começaram a me enxergar como um profissional caro e ultrapassado. Meu dilema era: como posso criar renderizações com a mesma qualidade, mas de forma mais rápida e econômica? Muitos escritórios de design contratam funcionários com habilidades em tecnologia que podem produzir impressionantes renderizações de computador fotorrealistas, mas muito tempo é desperdiçado na comunicação entre os profissionais envolvidos e o principal responsável pelo projeto. Com meus 20 anos de experiência, posso criar uma renderização de um conceito em fase inicial de forma mais rápida e econômica do que se precisassem montar uma equipe."

O SketchUp para iPad foi revolucionário para o serviço de consultoria do James. Agora ele pode entrar, criar um estudo de massa no iPad de forma rápida, exportar cenas em 2D para renderização manual no Morpholio Trace ou Procreate, e pronto! Seus esboços desenhados à mão são chamativos e ajudam os projetos de seus clientes a se destacarem no meio de várias renderizações geradas por computador. 

“Se estou na minha mesa, às vezes construo o primeiro modelo de massa no SketchUp para Desktop e depois o importo para o SketchUp para iPad para vê-lo em uma resolução atraente e de alta qualidade. Acho mais fácil personalizar as configurações de estilos das minhas cenas em 2D no SketchUp para iPad do que no SketchUp para Desktop. Com menos escolhas e maior resolução das linhas, as cenas ficam mais atraentes! Após fazer edições, eu exporto as cenas em 2D de volta para o Procreate e começo a sobrepor cores, texturas e sombras ao modelo.”

Renderização em estilo aquarela criada por James Akers usando SketchUp para iPad e Procreate.

Renderização em estilo aquarela criada por James Akers usando SketchUp para iPad e Procreate.  

A recomendação de James é usar o aplicativo certo, na hora certa e para a tarefa certa. O Procreate é excelente para a estética de aquarela que ele frequentemente utiliza, enquanto suas renderizações no Morpholio Trace têm uma aparência semelhante à serigrafia dos cartazes de viagem antigos.

Seja usando SketchUp, Morpholio Trace ou Procreate, James sabe que seus desenhos precisam estar em escala o máximo possível. Se o trabalho exige sensibilidade em relação às dimensões do mundo real, ele faz com que essas informações apareçam nas plantas baixas em 2D que exporta para o SketchUp. Renderizações em escala serão ainda mais importantes à medida que James expande seu fluxo de trabalho para a realidade aumentada e coloca os projetos de seus clientes no mundo real usando o modo de RA em seu iPad. 

Quer conferir as melhores dicas para esse fluxo de trabalho? Assista ao vídeo de James.

Não sabe como vai ser se adaptar a um novo dispositivo? A interface de usuário intuitiva do SketchUp para iPad, a funcionalidade específica do dispositivo e os tutoriais no aplicativo vão preparar você bem rápido. Para garantir, aqui está um tutorial do James sobre como começar.

O SketchUp para iPad está incluso em qualquer assinatura do SketchUp. Se você ainda não é assinante, pode experimentar o fluxo de trabalho do James com nossa avaliação gratuita de sete dias na Apple App Store. 

Foto aérea da construção de uma casa projetada por James Akers usando o SketchUp para iPad e o Procreate.

Foto aérea da construção de uma casa projetada por James Akers usando o SketchUp para iPad e o Procreate. 

Conheça quem escreveu

Somos as pessoas que trabalham no SketchUp, então passamos a maior parte do nosso tempo pensando em como melhorar os processos de modelagem 3D. Também gostamos de brincadeiras, jogos de tabuleiro, café, cerveja, donuts e de ver paisagens. Alguns de nós comem quinoa.

Profile Photo of Equipe do SketchUp {PORTUGUESE}