Skip to main content

De novos edifícios até renovações: criando belos designs de paisagens residenciais

Conheça Tristan Peirce, um arquiteto paisagista que cresceu em Perth e estudou arte durante toda sua formação. Depois da escola e de viajar pela Europa, ele voltou para sua casa sabendo que uma carreira como arquiteto paisagista era o que queria. Ele se formou como Bacharel em Arquitetura paisagista na Universidade de Austrália Ocidental, em 2002 e rapidamente começou sua carreira profissional na Blackwell & Associates Landscape Architects antes de ir para a Tim Davies Landscaping. Aqui, ele descobriu sua paixão pelo paisagismo residencial e assumiu o cargo de Arquiteto Paisagista Principal para gerenciar uma equipe multipremiada. Atualmente, ele tem sua empresa de arquitetura paisagista residencial, a Tristan Peirce Landscape Architecture, e lida com todos os aspectos do design para transformar os sonhos dos clientes em realidade. 

criando belos designs de paisagens residenciais


O que inspira você para o design? Como você incorpora essa inspiração em seus designs?

Eu me inspiro em arte, natureza e outros profissionais de design em vários setores. Eu realmente acho que a inspiração para o design pode ser tirada de qualquer campoarquitetura, design industrial, e design urbano. Eu também busco inspiração em outros arquitetos e designers paisagistas líderes e forneço minha própria interpretação de suas soluções projetadas. (Alerta de grito)Alguns dos meus arquitetos paisagistas e escritórios favoritos incluem Ben Scott Garden Design, Nathan Burkett, Secret Gardens, Luciano Giubbilei e Andrea Cochran. Também me inspiro em arquitetos de alto nível incluindo Kennedy Nolan, Luigi Rosselli, Ludwig Mies van der Rohe e Luis Barragan.

Inspiração em elementos naturais

A inspiração em elementos naturais ajuda Tristan a elevar seus designs.

Qual é seu processo ao trabalhar com clientes?

Quase todos os meus projetos são no espaço residencial e vão de novas construções até reformas. Tenho um grande interesse no design de piscinas e espaços para as pessoas passarem seu tempo com sua família e amigos.

espaços paisagísticos residenciais espetaculares
espaços paisagísticos residenciais espetaculares

Projetando espaços paisagísticos residenciais espetaculares e confortáveis.

Meu processo de design sempre começa com uma reunião com o cliente para entender completamente suas necessidades de vida ao ar livre. Uma vez que estamos alinhados, começo um processo de duas fases. A primeira parte desse processo inclui a modelagem do meu design em 3D com o SketchUp.

Descobri que meus projetos melhoraram significativamente desde que posso usar o SketchUp com a capacidade de ver tudo em 3D.

Modelos do Tristan no SketchUp
Modelos do Tristan no SketchUp
Modelos do Tristan no SketchUp
Modelos do Tristan no SketchUp

Os modelos de Tristan no SketchUp mostraram suas habilidades de paisagismo.

Em seguida, começa a segunda fase do processo, onde eu reverto para designs 2D para cobrir pequenas alterações. Isso me ajuda a comunicar a quantidade certa de detalhes aos empreiteiros para preços e instalação. Esses designs proporcionam uma camada adicional de detalhes e são divididos em escopos específicos.

utilização do LayOut para documentação 2D
Segunda fase do processo de design: utilização do LayOut para documentação 2D.

Ao iniciar um projeto com um cliente, o que você acha mais desafiador? Como você supera esses desafios?

Tento ser um designer que pensa muito sobre um projeto antes de entrar no design. Dar um tempinho para pensar e resolver na minha cabeça primeiro tende a ser a melhor forma de gerar o melhor resultado para os meus projetos Por exemplo, por ser complicado comunicar os designs aos clientes. Como cerca de 50% dos meus clientes usam o outro lado do cérebro, acho a visualização 3D extremamente benéfica para a comunicação. A capacidade de produzir fotos em perspectiva, bem como vídeos, permite que meus clientes caminhem pelo local com um iPad, localizando-se dentro da paisagem proposta.

Qual é sua experiência com SketchUp, e onde você encontra o maior benefício do software em seu processo?

A primeira vez que vi o SketchUp, fiquei impressionado. Há muito tempo eu tinha ideias na cabeça que não conseguia expressar de uma maneira que me agradasse, já que eu não sou bom para o design manual.

Quando descobri o SketchUp, comecei a usá-lo imediatamente e desde então me tornei um designer muito melhor.

Eu posso ver o design de todos os ângulos e entender a construção dos meus designs muito melhor. 

Geralmente, uso o SketchUp durante o processo inicial de design. É nesse momento que eu exploro os layouts espaciais dos projetos e começo a explicar o design aos clientes. Como eu disse anteriormente, uma grande parte de meus clientes estão em profissões que usam o outro lado do cérebro, e eu tenho a possibilidade de mostrar aos clientes o que estou pensando através de uma renderização ou um vídeo que torna o processo simples e informativo.

O 3D Warehouse é outro produto do SketchUp que eu considero muito útil para acelerar o processo de design. Eu o uso principalmente para vegetação (plantas e árvores). Há uma grande quantidade de árvores e plantas nos EUA que usarei ao longo dos projetos e que são muito úteis ao momento da apresentação aos clientes.

Outras ferramentas que eu utilizo para comunicar minhas ideias incluem RA/RV. Para RA/RV, usei renderizador Podium, GPU Walker e, mais recentemente, Twinmotion para fornecer renderizações e vídeos para clientes.

A renovação do quintal e o design da piscina no modo “fly view” usando o Twinmotion.

Quais são alguns dos seus projetos favoritos e por quê?

Um dos meus projetos favoritos foi trabalhar com um cliente em um projeto para a área do quintal dele. O design devia incluir uma piscina, estrutura, área de estar submersa e um jardim para sua jovem família. Eles estavam extremamente confiantes e apreciavam o design e os empreiteiros de qualidade que construíram a obra. O design 3D não apenas ajudou o cliente, mas também me ajudou a visualizar os espaços e as proporções. O projeto foi originalmente renderizado em Podium e mais tarde em Twinmotion. Para conhecer mais projetos e designs, confira mina conta no Instagram.

projeto de design 3D
projeto de design 3D
projeto de design 3D
projeto de design 3D
projeto de design 3D

Uau! Isso tem fortes vibrações de férias e parece muito relaxante!

Agora, temos que perguntar... Qual é o seu comando favorito do SketchUp?

Várias cópias ao dispor minha vegetação.

Experimente o SketchUp em seu próximo projeto de arquitetura paisagista com uma  avaliação gratuita de 30 dias.

Conheça quem escreveu

Quando Cara não está escrevendo uma cópia ou aprendendo sobre fluxos de trabalho dos clientes, ela pode ser encontrada no topo de uma montanha de 14.000 pés, subindo as pistas de esqui do Colorado ou assistindo a programas da Netflix em seu sofá.

Profile Photo of Cara Bell {PORTUGUESE}