Skip to main content

10 dicas para modelagem de grandes projetos de design no SketchUp

Visão panorâmica do desenvolvimento de Nesttun, Bergen. Paisagismo da Rambøll e DRMA Architects

Imagem do projeto, cortesia da DRMA

Você já se perguntou como os profissionais de design conseguem criar modelos lindos, mas, o mais importante, funcionais? (Aqueles que não demoram uma eternidade para carregar e orbitar!?) Bem, não se pergunte mais! 

Reunimos dez dicas de Anders Hus Folkedal, arquiteto paisagista da DRMA Architects apaixonado por tecnologia, jogos, visualização 3D e RV. Ele trabalhou na Ramboll, uma das maiores empresas de AEC da Dinamarca e em todo o mundo. Ele cria projetos grandes e pequenos, modela principalmente no SketchUp, e produz fotografias renderizadas de alta qualidade, sobrevoos e percursos animados usando o Lumion. 

Fizemos a Anders a pergunta: “Que conselho você daria para quem procura modelar projetos de grandes dimensões no SketchUp?” Você vai querer adicionar esta página aos favoritos. Então, vamos nos aprofundar!

1. Planeje com antecedência.

Antes de começar, pergunte-se: “O que eu defino como projeto central e o que compõe o entorno?” Tente reduzir os detalhes do terreno na área definida como entorno ao utilizar grandes triângulos/polígonos. Coloque o entorno em uma camada separada, pois os modelos são executados muito mais suavemente quando a camada de entorno está congelada. Ao visualizar seu projeto em um software de renderização externo, como o Lumion, é uma boa ideia exportar a geometria grande de entorno em um arquivo separado do SketchUp. Você pode então importar isso para o seu renderizador, mas lembre-se de manter todas as origens dos arquivos do SketchUp iguais. 

GIF que exibe segmentos separados de um modelo do SketchUp. Cortesia da M Moser

Projeto cortesia da M Moser Associates

2. Hi-Lo (alta-baixa resolução).

Mantenha imagens aéreas de baixa e alta resolução à mão, em camadas separadas. Você pode trocar a baixa resolução por alta resolução, quando precisar, no editor de texturas. Tente salvar grandes imagens aéreas usando um editor de imagens como o Photoshop. Lembre-se de reduzir a qualidade da imagem jpg para diminuir o tamanho do arquivo sem comprometer a qualidade da imagem.   

3. Combine e coordene o modelo desde o início com todos os colaboradores.

Arquitetos, MEP e estruturas favorecem softwares exclusivos para entregar suas tarefas. Antes de qualquer trabalho de modelagem importante, execute exportações e importações de seus softwares individuais para o SketchUp. Isso garantirá que todos os esforços possam ser sintetizados em um modelo mestre conforme o projeto se desenvolve e que nenhum trabalho seja desperdiçado. 

Modelo no SketchUp da cidade de Hønefoss visto no Lumion. Arquitetos da Rambøll e DRMA.

Imagem do projeto, cortesia da Ramboll/DRMA

Tente colocar o eixo do modelo na origem do SketchUp para melhorar a estabilidade visual e reduzir o recorte de geometria ao aplicar zoom. Trabalhar em detalhes menores em um modelo de cidade grande pode ser desafiador, e o recorte ocorrerá. Eu geralmente resolvo isso copiando a geometria que gostaria de desenvolver e colando-a no lugar (Editar > Colar no lugar) em um novo arquivo do SketchUp. Assim que terminar de trabalhar nos detalhes, copio e colo de volta no modelo da cidade, novamente usando o recurso “Colar no local”. 

4. Agrupe os objetos com sabedoria.

Tente agrupar objetos, por exemplo, edifícios em quarteirões da cidade e crie um sistema que seja aplicável em todo o modelo. Se você mantiver todos os objetos modelados como partes ou geometria explodida em um único grupo em vez de muitos grupos pequenos, substituir todos eles tomará muito tempo de carregamento. Como no exemplo, é muito mais eficaz substituir apenas certos quarteirões da cidade depois que eles são alterados. Aproveite as vantagens do Outliner do SketchUp para visualizar seus grupos, componentes e planos de seção como uma árvore hierárquica. Encontre-o na Barra de menu > Windows > Outliner. A capacidade de reorganizar, renomear e ocultar elementos torna o gerenciamento de modelos grandes muito mais fácil. 

Janela do Outliner no SketchUp. Projeto cortesia de Ramboll & DRMA

Janela do Outliner no SketchUp. Projeto cortesia de Ramboll & DRMA

5. Otimize a visualização de renderização.

Guarde o pó mágico para mais tarde e aprimore a velocidade de desenho desativando elementos desnecessários como Perfis, Sugestão de profundidade, Extensão, Pontos finais, Tremulação, Esboço de bordas e sombras. 

Estilos rápidos no SketchUp

Projeto cortesia de Ramboll & DRMA

Os estilos rápidos do SketchUp têm automaticamente esses recursos desativados e são fáceis de detectar com o ícone de relógio verde. Considere reduzir a qualidade da textura da tela e o “anti-aliasing” (uma técnica para tornar as linhas irregulares nos gráficos mais suaves) ao modelar. Além disso, selecionar a configuração Fast Feedback melhorará o desempenho do SketchUp, especialmente com modelos grandes. 

GIF mostrando como ajustar as configurações do modelo para otimizar o desempenho

Ajuste suas configurações gráficas. Projeto cortesia da M Moser Associates.

Defina a prioridade de sua unidade de processamento gráfico (veja mais sobre isso abaixo) para otimizar o desempenho em vez da qualidade. Você precisará ver o que o fabricante do dispositivo aconselha.

6. Escolha seu renderizador com sabedoria. 

Um renderizador é simplesmente um software que cria imagens fotorrealistas e não fotorrealistas a partir de um modelo 3D. Existem muitas extensões de renderização que funcionam em combinação com o SketchUp. Clarifique as propriedades dos resultados desejados com base no que é mais adequado para sua fase de trabalho e tipo de projeto. Precisa de fotografias (desenhos 2D ou imagens 3D) ou animações (3D com movimento)? Exportações de alta, média ou baixa resolução? Resultados conceptuais ou fotorrealistas? “No meu trabalho, eu costumo utilizar o Lumion ou o TwinMotion, que funcionam bem tanto para animações (3D em movimento) quanto para imagens estáticas”, diz Folkedal.

Modelo no SketchUp da cidade de Hønefoss visto no Lumion. Arquitetos da Rambøll e DRMA.

Renderize com sabedoria. Imagem cortesia de Ramboll/DRMA

Lembre-se de que Lumion LiveSync for SketchUp, uma ferramenta de renderização em tempo real semelhante ao Enscape, é bastante complexo e exigirá muito do desempenho das suas máquinas. Para melhorar sua experiência, use o renderizador sem Livelink e recarregue seu modelo do SketchUp em intervalos. Basta pegar uma xícara de café (ou água) enquanto espera.

7. Purgue, purgue, purgue.

O SketchUp armazena componentes, estilos e material que você adicionou a seu modelo, mesmo que os tenha apagado ou substituído, caso precise deles mais tarde. Para livrar-se deles, você precisará dizer ao SketchUp para deixar tudo de lado. O Purge Unused, uma funcionalidade nativa do SketchUp, pode reduzir enormemente o tamanho de seu arquivo e o tempo que leva salvar e carregar o modelo. Você encontrará isso em Janela > Informações do modelo > Estatísticas. Obtenha mais informações neste artigo da Central de ajuda

Painel do SketchUp exibindo como tornar os modelos mais leves eliminando a geometria não utilizada.

Limpe a geometria não utilizada para deixar seu modelo mais leve. Modelo cortesia de Barton Malow

8. Ajuste as configurações de salvamento automático.

Isso pode não passar pela sua cabeça com frequência, mas definitivamente vale a pena. Salvar automaticamente um modelo grande a cada cinco minutos dificilmente vale a pena. Aumente o tempo entre salvamentos automáticos para reduzir o tempo de processamento. Por outro lado, você não pode perder muitas horas de trabalho, então encontre um equilíbrio e salve automaticamente a cada 20-25 minutos.

GIF mostrando como ajustar as opções de salvamento automático no SketchUp

Ajuste as configurações de salvamento automático.

9. Mude a aparência do seu modelo.

Aproveite os estilos de exibição do SketchUp e alterne entre textura completa, raio-X e modo de caixa branca (usando o estilo monocromático do SketchUp) para manter seu modelo carregando sem problemas. 

GIF exibindo um modelo do SketchUp em diferentes modos de visualização

Use um estilo de visualização apropriado durante a modelagem. Modelo cortesia da M Moser Associates

Modele os elementos existentes, mesmo que você não precise fazê-lo. Adicionar familiaridade ao modelo, tanto em geometria quanto em texturas, ajudará você a se comunicar melhor com seu cliente e equipe mais do que você imagina. Lembre-se de se divertir!

10. Leve sempre o modelo para as reuniões.

Além das renderizações e desenhos, sempre torne seu modelo a peça central das conversas com o cliente e os membros da equipe. Muito esforço e pensamentos foram investidos nele, por isso tire o maior proveito possível. Descobri que isso ajuda a alinhar partes interessadas díspares em torno do contexto e elimina a ambiguidade durante as discussões. Coloque-o na parede ou em uma tela e torne-o a âncora para as discussões da sua equipe. 

Anders Hus Folkedal e o arquiteto da Ramboll, Anders Ruud mostram a um cliente uma renderização panorâmica de 360 graus usando um dispositivo VR Head Mounted Display.

Faça do seu modelo o foco da discussão. Imagem cortesia da Ramboll

Dica bônus: tenha um computador potente.

Alguns minutos economizados podem somar horas preciosas que poderiam ser gastas em outros trabalhos. Você sabe melhor do que ninguém que tipo de trabalho você faz, como seus modelos precisam ser construídos e o que você está procurando alcançar. Considere a renderização em nuvem para projetos maiores e aproveite o armazenamento em nuvem com soluções como o Trimble Connect para liberar espaço no computador. 

Algumas especificações a levar em conta:

Unidade central de processamento (CPU): O cérebro do computador realiza a maioria das operações de entrada e saída. Tem um impacto no processamento dos seus comandos como cliques do mouse ou instruções do teclado, e nesse cenário, a sua facilidade de modelagem. Observe que a modelagem 3D é um processo lógico, em que por exemplo: o passo 2 depende da existência do passo 1. Ele não pode tirar proveito de vários núcleos para dividir e processar tarefas simultaneamente (multithreading). Veja mais aqui.

Unidade de processamento gráfico (GPU): Como o nome indica, essa unidade de processamento se dedicada à renderização, tira a carga da CPU e permite a renderização de imagens mais rápida e melhores resultados visuais.

Memória de acesso aleatório (RAM): A memória de curto prazo do seu computador guarda as informações de que a CPU necessita para executar tarefas que consomem muita memória. Uma RAM maior e melhor melhorará a velocidade de modelagem e permitirá mais multitarefa.

Em suma, pesquise as especificações e requisitos necessários para o software que você usa com frequência e tome uma decisão informada sobre o que funcionará melhor para você. 

Recursos adicionais: se você tem uma vaga para almoço grátis, veja esta apresentação sobre gerenciamento massivo de modelos do Dr. Matthew Nichols, que usou o SketchUp para modelar a Roma antiga como parte de sua pesquisa na Universidade de Reading.

Compartilhamos alguns dos projetos de Anders enquanto esteve na Ramboll neste artigo e enquanto este artigo revela suas 10 principais extensões do SketchUp para produtividade extra.

Conheça quem escreveu

Sumele contribui com conteúdo focado em arquitetura e desempenho nos blogs da SketchUp. Quando ela não escreve ou pratica arquitetura, adora cantar, cozinhar muito ou ler.

Profile Photo of Sumele Adelana {PORTUGUESE}