Skip to main content

RAMSA e seu premiado fluxo de trabalho de arquitetura

O renomado escritório de arquitetura Robert A.M. Stern Architects (RAMSA) tem uma abordagem estilística única de design que o destaca dos concorrentes. Com mais de 220 profissionais de arquitetura e design, o escritório é reconhecido no mundo todo por vários trabalhos, como projetos multifamiliares, comerciais e institucionais. Conversamos com Adam Lowenthal, diretor de prática digital, e Johnny Cruz, um dos sócios da RAMSA, para saber qual o seu diferencial, o fluxo de trabalho e tudo mais.

Toda a equipe da RAMSA no SketchUp. Da esquerda: Joseph Ortiz, Cassie Nozil, Morgan Jones, Adam Lowenthal e Johnny Cruz.

Toda a equipe da RAMSA no SketchUp. Da esquerda: Joseph Ortiz, Cassie Nozil, Morgan Jones, Adam Lowenthal e Johnny Cruz.

Falem um pouco sobre sua empresa, suas funções e os tipos de projetos que vocês trabalham.

RAMSA é um grande e renomado escritório de arquitetura com sede em Nova York que emprega mais de 220 profissionais de arquitetura e design. Trabalhamos com diversos projetos de larga escala em todo o mundo, incluindo planejamento de uso misto, áreas residenciais para uma ou mais famílias e espaços comerciais, institucionais e culturais.

Johnny: Sou um dos 16 sócios da RAMSA, mas também ajudo com novas tecnologias de design e colaboração. Defendo bastante o uso do SketchUp e venho incorporando o software no meu fluxo de trabalho há décadas.

Adam: Lidero as equipes de TI e tecnologia de design, além de ser responsável pela implementação e adoção de soluções de software em design e tecnologia. Usamos diversos programas em nosso fluxo de trabalho, então é fundamental que todos estejam funcionando corretamente. Nossas equipes de projeto usam o SketchUp nas etapas iniciais e aceleradas de design.

Como foi começar a usar o SketchUp?

Johnny: Comecei desenhando com canetas e aquarelas. Depois, me aperfeiçoei no software 3D quando ele foi disponibilizado. Experimentei o SketchUp pela primeira vez em 2005 e acabei sendo um dos primeiros a adotar seu uso. Achei muito intuitivo e fácil de usar principalmente durante a fase conceitual, quando você está trabalhando com várias ideias de design. Desde aquele momento, venho defendendo o seu uso na nossa empresa e incentivo todo mundo a incorporá-lo em seus processos. 

Estudos e designs conceituais na etapa inicial mostram dois lados diferentes do edifício. Modelado no SketchUp e renderizado no Enscape. Estudos e designs conceituais na etapa inicial mostram dois lados diferentes do edifício. Modelado no SketchUp e renderizado no Enscape.

Estudos e designs conceituais na etapa inicial mostram dois lados diferentes do edifício. Modelado no SketchUp e renderizado no Enscape.

Qual é o seu fluxo de trabalho habitual dentro e fora do SketchUp para os projetos?

Johnny: Logo no início, definimos dois modelos do SketchUp que usamos para trabalhar em conjunto durante todo o processo de design conceitual. Um deles é um modelo de massa rápido e simples, e o outro é para estudos detalhados. Nosso foco é testar o volume do espaço, as relações entre as formas e outros elementos de alto nível usando o modelo de massa. O modelo mais detalhado nos permite preencher janelas, portas, edifícios vizinhos e outros elementos essenciais da fachada. 

Durante toda a fase conceitual, usamos o Enscape para renderizar, compartilhar e explorar ideias de design com o pessoal interno envolvido. Aproveitamos a sincronização do SketchUp com o Enscape nas apresentações em tempo real com nossa equipe interna e então apresentar imagens fotorrealistas aos clientes.  Também usamos RV (Realidade virtual) para analisar nossos edifícios em escala natural. 

Outra parte crítica do nosso processo que mostra o nosso estilo de design é o uso de argila para criar modelos físicos de massa em diversas escalas. Sua natureza tátil possibilita explorar e demonstrar decisões de design importantes de uma maneira única. Com o avanço do projeto, começamos a iterar e desenvolver diferentes opções de design em argila e no SketchUp. Algumas vezes imprimimos ideias de fachadas do SketchUp para colar em placas de espuma, levando o design para um nível físico. Também fazemos modelos em escala 1:1 se estamos perto do design final ou se queremos nos concentrar em recursos importantes. 

Por último, quando o projeto é finalizado e aprovado por todos as partes envolvidas, replicamos o modelo do SketchUp no Revit para Desenvolvimento e documentação do projeto. 

Espaços interiores usando SketchUp e Enscape.

Espaços interiores usando SketchUp e Enscape.

 Espaços interiores usando SketchUp e Enscape.

Estudos em massa de argila.

Estudos em massa de argila.

Placa de espuma com elevações impressas do SketchUp.

Placa de espuma com elevações impressas do SketchUp. 

Perfil com detalhes de arquitetura.

Perfil com detalhes de arquitetura.

Qual o diferencial da RAMSA em relação a outros escritórios de arquitetura?

Adam: Acredito que nosso processo de design é o que nos destaca. Durante essa etapa, pesquisamos e colaboramos bastante, além de incorporar modelos físicos feitos de argila, placa de espuma, madeira e impressões 3D. Não importa a tecnologia que adotamos, nunca deixaremos de usar modelos físicos. Acredito que algumas partes do design não são exploradas de modo eficiente quando se usa ferramentas digitais, não importa a tecnologia disponível.

Visão detalhada de estudos em massa de argila.

Visão detalhada de estudo em massa de argila destacando diferentes opções de design.

O modelo é mostrado no contexto com edifícios ao redor.

O modelo é mostrado no contexto com edifícios ao redor.

Quais práticas recomendadas vocês seguem ao desenvolver seus modelos do SketchUp?

Johnny: Nossos arquivos podem ficar muito grandes, então para deixar o modelo mais fluido, modelamos apenas o que é visível e não a espessura do volume nas janelas, por exemplo. Também eliminamos todos os componentes desnecessários e aproveitamos todas as extensões que ajudam a reduzir o tamanho, como CleanUp

Outra prática que seguimos é o uso de um arquivo principal. Temos várias equipes diferentes trabalhando em diferentes partes do design e em diferentes softwares, por isso é importante ter um arquivo onde reunimos tudo. 

Edifício modelado no SketchUp

Quais os benefícios do SketchUp?

Johnny: Com um uso simplificado em comparação a outros programas de modelagem 3D, podemos criar diferentes opções de design e iterá-las ao longo do processo. Isso nos permite trabalhar com rapidez e eficiência. Além disso, é fácil de aprender, então todo mundo na equipe sabe usar ou consegue dominar o uso do SketchUp. 

Renderizações mostrando opções de iluminação usando SketchUp e Enscape.

renderização de opção de iluminação

Renderizações mostrando opções de iluminação usando SketchUp e Enscape.

Como a pandemia de COVID-19 afetou seus métodos de trabalho e como a tecnologia ofereceu suporte na transição dos modelos físicos?

Adam: Geralmente usamos modelos físicos para comunicar o design, mas durante esse período o SketchUp nos permitiu fazer essa transição. Além disso, usamos mecanismos de renderização como o Enscape com mais frequência para transmitir e analisar ideias de design.

Também contamos muito com o Zoom. Nas reuniões, todo mundo entrava na chamada e uma pessoa modelava no SketchUp enquanto as outras anotavam na tela. Foi uma maneira de colaborar inovadora e incrível.

Nas apresentações, quais outras tecnologias vocês usam?

Adam: Usamos diversas ferramentas e uma delas é a visualização em realidade mista. Fomos um dos primeiros a adotar o Oculus e usá-lo para apresentar designs internos e externos. Atualmente, estamos procurando novas maneiras de aproveitar essa tecnologia. Um exemplo é ao combinar nossos modelos físicos em argila com a visualização em realidade virtual, principalmente ao percorrer diversas ideias de design em cima do modelo de argila.

Se você no momento não é um assinante do SketchUp, experimente o software usando nossa avaliação gratuita.

Sobre a Robert A.M. Stern Architects

Robert A.M. Stern Architects, LLP, é um escritório com 220 pessoas composto por profissionais de arquitetura, design de interiores e pessoal de apoio. Durante seus cinquenta anos de história, o escritório estabeleceu uma reputação internacional como uma empresa de design líder com ampla experiência em trabalhos residenciais, comerciais e institucionais.

Conheça quem escreveu

Quando Cara não está escrevendo uma cópia ou aprendendo sobre fluxos de trabalho dos clientes, ela pode ser encontrada no topo de uma montanha de 14.000 pés, subindo as pistas de esqui do Colorado ou assistindo a programas da Netflix em seu sofá.

Profile Photo of Cara Bell {PORTUGUESE}