Skip to main content

Recriação de cidades em 3D com o SketchUp

Paul Lee, arquiteto baseado em Cork e CEO da Viewsion Virtual Environments, trabalha há muitos anos em modelagem digital, arquitetura, design de produtos e educação. Com conhecimento especializado e experiência em SketchUp, ele sempre quis criar uma forma evolvente de interagir com a história e a cultura de sua cidade usando ferramentas digitais. Sentamos com Paul e conversamos sobre como ele usou o SketchUp para recriar Cork, na Irlanda, em 3D. 

Recriação de cidades em 3D com o SketchUp

Conte-nos sobre seu projeto recente. 

Sempre fui apaixonado pela minha cidade natal, Cork, na Irlanda, e queria encontrar uma maneira de divulgá-la e ajudar a construir uma experiência envolvente. Isso me levou a iniciar o projeto de criação de um modelo 3D complexo de toda a cidade. 

O primeiro desafio foi criar um modelo 3D do centro da cidade, o que implicava construir um modelo da cidade com um raio de um quilómetro — uma tarefa enorme. Poderia ter feito tudo sozinho, mas como sou professor, reuni alunos que precisam de experiência profissional e os ensinei a criar modelos 3D digitais. Tentei tornar essa experiência de aprendizagem divertida fazendo com que os alunos colaborassem uns com os outros no modelo final. Cada aluno criou um modelo de uma parte diferente da cidade e, no final, juntamos tudo em um só modelo.

 
Modelagem 3D
recriação de cidades em 3D
Modelo 3D de Cork, na Irlanda

Diferentes vistas e seções da histórica Cork, Irlanda, no SketchUp. 

Qual foi o fluxo de trabalho típico do SketchUp para você e seus alunos? Quanto tempo demorou para concluir?

Começamos pelas tarefas mais simples. Pedi aos alunos que criassem modelos geográficos para verificar as dimensões da planta e da altura dos blocos. Os dados da planta nos forneceram o comprimento e a largura, enquanto os dados do Street View nos forneceram a altura e o formato geral dos blocos. 

No início, a intenção era criar um modelo fotográfico de toda a área da cidade, mas alguns motivos nos fizeram optar por criar um modelo cru e não fotográfico:

  • As texturas disponíveis eram de baixa qualidade, principalmente nas ruas estreitas (fotos em ângulo)
  • A criação de modelos fotográficos elegantes era um passo muito grande para os novatos alcançarem resultados de qualidade
  • Percebi que um modelo fotográfico da área diminuía a clareza em vez de melhorá-la, porque o modelo era menos parecido com um "mapa" e mais com um ambiente de jogo
  • Limitações de tempo

Depois de concluído, encarreguei cada um dos alunos de pegar um quarteirão específico e modelá-lo. Os modelos iniciais foram todos feitos em uma superfície plana. Os contornos do solo foram ativados posteriormente e os alicerces foram colocados em posição. Os quarteirões da cidade foram então conectados para completar o modelo. Os padrões do terreno (estradas, trilhas, áreas verdes) foram incorporados em um desenho separado e integrados aos contornos usando a ferramenta de área restrita "carimbo".

Em seguida, o modelo final detalhado foi concluído por mim. Depois que o modelo foi concluído, encarreguei um grupo diferente de alunos de ajudar a construir o site.

O projeto todo levou muito tempo. Imagino que foram cerca de 12 a 18 meses de trabalho para um modelador rápido e em tempo integral. 

modelo 3D final usando o SketchUp

Modelo 3D final montado.

Amplie as possibilidades e analise de dentro para fora:

qual foi o resultado final?

O resultado foi maravilhoso, e os alunos gostaram muito do desafio. O modelo 3D tem muitas funções. Você pode criar vídeos, mapas, experiências interativas e impressões em 3D. Criei uma impressão 3D do modelo digital que está em exposição na Igreja St. Peter's, o centro de exposições na North Main Street. É uma área circular com cerca de trinta centímetros de diâmetro, mas com a impressão 3D você pode criar modelos de qualquer tamanho. Acredito que as impressões 3D permitirão aos visitantes compreender a topografia da cidade e ver verdadeiramente as suas características.

Também criei um novo site que mostra Cork City de uma forma nunca vista antes. Cork.Guide é um mapa interativo 3D que retrata as ruas, a arquitetura, a história, os pubs e os restaurantes de Cork com uma lista cada vez maior de mapas para ajudar as pessoas a encontrar o que procuram. É uma abordagem única que permite que qualquer pessoa interaja com uma imagem ampliando, deslocando e tocando.

mapa completo de Cork, na Irlanda, construído usando um modelo 3D criado no SketchUp

Mapa completo de Cork, na Irlanda, construído usando um modelo 3D criado no SketchUp. 

Quais são os seus desejos futuros para este projeto? 

Adoraria ver essa estratégia de modelagem 3D implantada em outras cidades. Essa tecnologia pode ser usada em qualquer cidade do mundo. Espero que o site Cork.Guide ajude a tornar a cidade de Cork mais acessível para visitantes e moradores locais. Foram necessárias muitas noites, sangue, suor e lágrimas para chegar a esse estágio, mas senti que alguém precisava fazer isso. Minha expectativa é que esse recurso ajude a criar oportunidades de negócios para os comerciantes locais e os ajude a competir com os desafios da Internet.


Para saber mais sobre Paul, confira o site dele e seus livros: Rapid Modelling for Minecraft e Construction Documents Using SketchUp Pro 2020.
 
 

Conheça quem escreveu

Quando Cara não está escrevendo uma cópia ou aprendendo sobre fluxos de trabalho dos clientes, ela pode ser encontrada no topo de uma montanha de 14.000 pés, subindo as pistas de esqui do Colorado ou assistindo a programas da Netflix em seu sofá.

Profile Photo of Cara Bell {PORTUGUESE}