Skip to main content

Design de espaços internos/externos perfeitos em 3D

Quando Therese Knutsen realizou o sonho de abrir o próprio estúdio de design, ela não sabia onde isso a levaria. Com clientes nos países nórdicos e seguidores dedicados nas redes sociais interessados em acompanhar seus projetos mais recentes, ela administra o próprio negócio com sucesso há mais de 10 anos. O que motiva Therese? Mudanças de estações, clima e natureza são fontes essenciais de inspiração na criação de habitações internas e externas no gelado clima nórdico.

espaços internos/externos perfeitos em 3D

O que a inspirou a começar a projetar espaços ao ar livre?

Como profissional em design de interiores, minha mudança para incluir o trabalho de design externo começou quando meu marido e eu decidimos criar uma área externa exuberante e funcional em nosso pequeno jardim de casa. Descobri que criar áreas de estar ao ar livre funcionais e relaxantes no clima frio nórdico era um desafio divertido. 

Acabou que nosso trabalho foi divulgado na mídia e em um livro de jardinagem norueguês, tornando-o meu primeiro projeto de design de jardim divulgado. Hoje em dia, cerca de 90% dos meus projetos são designs externos ou designs internos/externos perfeitos.

espaços internos/externos perfeitos em 3D

Como você descreve a sua abordagem ao design?

Abordo o design de exteriores da mesma forma que o de interiores. É fundamental entender as necessidades do cliente, o estilo de vida, as preferências pessoais e como o espaço será usado. 

A partir dos fundamentos, defino zonas, funções, características principais, bem como quaisquer restrições externas, como regras do conselho e áreas envolventes. Em seguida, sigo dois caminhos paralelos em meu processo: mood board e construção do modelo 3D rudimentar. 

mood board e construção do modelo 3D rudimentar

Para o mood board, reúno informações dos desejos do cliente, incluindo cores, materiais e estilo arquitetônico usado no interior e exterior da casa. Isso me ajuda a definir a expressão do design do projeto. 

No modelo 3D, costumo começar definindo as principais zonas e funções de acordo com o espaço disponível. Isso é refinado quando considero a privacidade, o abrigo dos elementos, as elevações, a direção da luz solar e das sombras, os vasos e a vegetação — além de todos os outros elementos necessários para completar o projeto. 

Soluções que refletem o estilo pessoal do cliente são fundamentais em cada projeto. Quero que as áreas internas e externas se conectem e se tornem um espaço de convivência durante todo o ano. Vivência perfeita!

mood board e construção do modelo 3D rudimentar

Onde o SketchUp se encaixa no seu processo criativo? 

A transição para o trabalho exclusivamente em 3D definiu a forma como abordo os projetos, aumentando a minha eficiência e criatividade. 

A velocidade e a simplicidade do Sketchup me permitem esboçar o produto, testando rapidamente várias formas e soluções enquanto trabalho até o resultado final. 

Isso tem se mostrado verdadeiro no design de exteriores, onde a forma e as diferentes elevações da paisagem são essenciais para o projeto e uma abordagem simples de visão plana é insuficiente. Na verdade, parei completamente de desenhar à mão, fazendo até os primeiros traços no modelo 3D.

Além de apoiar meu trabalho de design, o Sketchup me permite comunicar minhas soluções aos clientes de uma forma muito eficaz, especialmente para projetos entregues virtualmente. 

A capacidade de mostrar uma série de cenas 3D ajuda o cliente a entender e visualizar o resultado final para si e para seus empreiteiros. Do modelo, posso extrair todos os desenhos e detalhes 2D relevantes, incluindo dimensões precisas, que são essenciais na execução dos projetos.

Quais recursos você não viveria sem?

Tanto no design interior como exterior, a riqueza de objetos do 3D Warehouse é uma enorme vantagem. Com praticamente qualquer tipo de árvore, grama e flores disponíveis, compartilhadas por outros usuários, não há restrições para poder apresentar o design exatamente como eu preciso. Também consigo encontrar a maioria dos móveis e outros objetos que procuro. Caso contrário, eu mesma os modelo e compartilho com a comunidade. 

mood board e construção do modelo 3D rudimentar

No design exterior, o planejamento de como a luz solar incide no espaço é essencial. Isto é ainda mais importante nas nossas latitudes nórdicas, onde os raios de sol baixo são fortemente influenciados pela paisagem, pelas casas e pelas árvores. Para todos os meus projetos, uso a função de sombra para planejar o design desde o estágio inicial. 

mood board e construção do modelo 3D rudimentar

Para ilustrar a funcionalidade e as diversas opções, uso Camadas amplamente para mostrar a abertura e o fechamento de portas e tetos deslizantes, escolhas entre diferentes objetos ou cenários de uso. Por fim, com uma biblioteca de projetos construída ao longo dos anos, a capacidade de copiar e colar rapidamente de outros modelos economiza tempo.

Qual é a sua abordagem para renderizar e visualizar seus projetos para os clientes?

A maior parte do meu trabalho é com projetos residenciais, onde o resultado é usado em grande maioria diretamente pelos proprietários e seus empreiteiros. A apresentação visual dos meus projetos usando apenas recursos nativos do SketchUp atende bem ao meu processo de design e aos requisitos do cliente. 

mood board e construção do modelo 3D rudimentar

A maior parte das minhas horas de design é dedicada à adição de valor funcional, não ao refinamento do modelo e à renderização demorada. Com clientes em todo o país, as apresentações finais dos projetos costumam ser entregues por email. 

Ouvimos dizer que os membros da sua família às vezes ajudam com seus projetos. Como eles apoiam seu processo criativo? 

Incluir minha família em meu negócio tem sido uma grande vantagem. Meu marido começou a usar o SketchUp em seu trabalho como engenheiro há mais de 10 anos e pacientemente me ensinou como usar o software. Quando enfrento certos desafios de design ou modelos complicados, confio nele para me guiar pelo processo. 

Nos últimos anos, meu filho de 18 anos também aprendeu a usar o SketchUp na escola. Ele está assumindo alguns trabalhos na minha empresa, incluindo a elaboração dos edifícios existentes e dos terrenos circundantes para novos projetos. 

SketchUp na escola

Algum projeto favorito do qual você está mais orgulhosa? 

Encontro mais alegria nos projetos em que alcanço meu objetivo de criar transições perfeitas entre espaços internos e externos. É muito gratificante receber o feedback dos clientes de que o design superou suas expectativas e os inspira a concluir o projeto de acordo com minha proposta de design. 

SketchUp na escola

Um prazer especial para mim foram as ocasiões em que participei de reformas no design de jardins com TV. Adoro a oportunidade de participar diretamente da execução do projeto e poder ver a alegria no rosto do cliente quando você entrega um projeto que supera suas expectativas a partir de apenas uma conversa.
 
Therese Knutsen
 
Quer compartilhar? Veja nossa versão resumida do estudo de caso aqui

Conheça quem escreveu

Expatriada americana em Londres. Sophie adora descobrir usuários globais do SketchUp...um país de cada vez. Como uma pessoa que gosta de estar em movimento, você a encontrará explorando novas cidades enquanto descobre a culinária local, a arquitetura e os vinhos.

Profile Photo of Sophie Shephard {PORTUGUESE}