Skip to main content

Scion Innovation Hub: a ideia do design por trás do edifício de madeira mais renomado do mundo

Auckland, Nova Zelândia

Um equilíbrio entre criatividade, pragmatismo, sustentabilidade e responsabilidade social: descubra as possibilidades do design com madeira e confira como foi a criação do mundialmente renomado Hub de Inovação Scion. 

Entrada do Scion Innovation Hub em Auckland, Nova Zelândia. Projetado pela RTA Studio

Scion Innovation Hub. Imagem cortesia de RTA Studio.

Para criar um protótipo do edifício a ser construído, você precisa de uma combinação perfeita de fatores: uma equipe de design criativa, tecnologias inovadoras, um cliente com disposição e o contexto cultural e ambiental adequado. 

O Scion Innovation Hub tem todos esses elementos de sobra. Pioneiro na Nova Zelândia, o edifício do instituto de pesquisa florestal é feito de madeira e não contém materiais de aço. A estrutura e as estratégias sustentáveis implementadas pela equipe de design desse renomado edifício representam uma solução criativa e prática para a questão: como combater a iminente crise climática por meio de um design inovador de construção?

Considere a transparência ao projetar 

O escritório de arquitetura RTA Studio em Auckland, Nova Zelândia, colaborou com a Irving Smith Architects para projetar a sede do Scion em Rotorua: um instituto de pesquisa financiado pelo governo e especializado em desenvolvimento científico e tecnológico em silvicultura, produtos de madeira, materiais derivados e outros setores de biomateriais. O escritório tem forte interesse em arquitetura de madeira em massa, que ganhou destaque como um material sustentável especialmente com os alertas contínuos sobre a crise climática. Rich Naish, diretor de design do RTA Studio e principal designer do edifício Scion, falou sobre como ele reinventou o antigo campus do Scion com o estilo do século 21. 

O campus de pesquisa original parecia muito ser da década de 60. Interações prolongadas de laboratórios se estendiam por todo o local, criando grandes espaços físicos que dificultavam a colaboração na pesquisa e a conexão entre departamentos. Era um labirinto. O Scion queria um espaço de trabalho novo e moderno para promover pesquisas, incentivar a interconexão e educar o público sobre seu trabalho. Seria o início de uma nova era de transparência para um instituto que atua em nome da Nova Zelândia. 

Para aumentar o conhecimento do público sobre o trabalho no Scion, Rich e sua equipe de arquitetura desenvolveram um plano mestre que realocou a entrada principal para o extremo oposto do local, próximo à entrada do Whakarewarewa Forest Park. Quando visitantes param em um café ou em outros espaços nesse local de trilhas popular, o edifício Scion fica diretamente ao alcance. 

Planta do local da sede do Scion Innovation Hub em Rotorua

Planta do local da sede do Scion em Rotorua. Imagem cortesia de RTA Studio. 

O objetivo de aumentar a transparência para o público impulsionou de forma significativa não só a orientação do prédio, mas também o seu layout. A equipe de design criou um incrível átrio centralizado para receber as pessoas no espaço público no térreo do edifício. Um caleidoscópio de cores e vigas de madeira em todo o espaço estimulam as pessoas a olhar para cima e apreciar a beleza da estrutura, como se estivessem em uma floresta. 

O layout também convida o público a observar os espaços de trabalho dos cientistas. É comum ver funcionários em fábricas de queijo e cervejarias, mas é raro vê-los em laboratórios de pesquisa florestal. Um layout aberto também incentiva interações espontâneas e planejadas entre os cientistas. O edifício promove a colaboração e o compartilhamento público, sendo um exemplo perfeito de como um design intencional pode influenciar positivamente o comportamento das pessoas.

Átrio interno do edifício Scion com vista para as escadas

Átrio do edifício Scion, vista de cima. Imagem cortesia de RTA Studio. 

Design contextual 

O Scion e a equipe de design colaboraram com a tribo Maori local para integrar seus valores culturais ao design do edifício. Os Maori entendem a floresta como um espaço sagrado que oferece proteção. Seguindo a contribuição da tribo, os tons de verde enfeitam a cobertura de vidro do edifício, evocando as diversas tonalidades encontradas nas folhas de uma árvore. O edifício Scion não só combate as mudanças climáticas do planeta, mas também minimiza o impacto à sua volta, ajudando a proteger e defender os espaços sagrados para os Maori. Esse design contextual cria uma harmonia equilibrada com o ambiente florestal ao redor.

"Muitas vezes percebemos que a arquitetura é como a natureza. Uma árvore tenta manter suas folhas longe do chão, mas isso acaba se tornando a coisa mais bonita conforme ela cresce. Quando você entra no átrio de três andares, todas essas vigas de madeira divergentes sustentam a estrutura como os membros de uma árvore."

Rich Naish, diretor de design, RTA Studio

Imagem da estrutura de madeira na frente das janelas do Scion Innovation Hub. As cores no vidro se misturam com a floresta ao redor.

As cores no vidro se misturam com a floresta ao redor. Imagem cortesia de RTA Studio. 

Feito somente com madeira. Impossível? 

Um edifício inteiramente de madeira nessa escala nunca havia sido construído na Nova Zelândia. Na primeira vez que a equipe de design propôs a ideia ao engenheiro Alistair Cattanach, ele disse que era impossível. Mas ele não conseguiu esquecer da ideia, e uma semana depois, apresentou uma solução. A proposta de Alistair imita a técnica de junção de dedos usada em móveis de madeira, só que em uma escala muito maior. Duas peças de madeira se unem com seis a oito "dedos" de 100 milímetros e esses elementos entrelaçados são colados. A junção é tão fortificada que cria um elemento estrutural a partir de duas peças de madeira. Entender como projetar a junta foi a grande descoberta que impulsionou a técnica revolucionária de construção aplicada em toda a estrutura de madeira. 

Modelos 3D do Scion Innovation Hub mostrando a junção entrelaçada da madeira
Modelos 3D do Scion Innovation Hub mostrando a junção entrelaçada da madeira
Imagem do projeto do Scion Innovation Hub em construção

Modelos mostrando a junção entrelaçada e uma imagem do projeto em construção. Imagens cortesia de RTA Studio. Use as setas de navegação para rolar. 

A equipe pensou que as pessoas envolvidas talvez não acreditassem na ideia, questionando como a madeira poderia ser um material estruturalmente sólido para um edifício dessa escala. As únicas construções totalmente de madeira que a equipe conseguia usar como exemplos eram pequenas casas residenciais para famílias. Por sorte, as pessoas envolvidas no projeto do Scion são entusiastas e cientistas que entendem as propriedades únicas da madeira. Era nítido que uma solução inovadora destacando estruturas totalmente de madeira como alternativa para o futuro era necessária e, mais importante ainda, era possível. 

"Normalmente, edifícios de madeira podem ter pisos de concreto nos níveis superiores, especialmente os que são híbridos. Isso coloca uma grande massa pesada acima do nível do solo que exigiria uma restrição sísmica significativa. No Scion, todos os pisos dos níveis superiores são de madeira em larga escala, tornando-os mais leves e capazes de serem contidos pela estrutura diagonal de suporte."

Rich Naish, diretor de design, RTA Studio

Um design elegante reduz complexidades e custos.  

O impacto ambiental reduzido e os elementos de design repetitivos da estrutura de madeira diminuem o tempo e os custos da construção. Existem apenas seis componentes diferentes para grande parte da estrutura de madeira. As formas consistem em um losango cortado verticalmente, depois ao meio, um losango cortado horizontalmente e peças de canto. Cada componente adicional pode aumentar o custo de um edifício, então ter apenas seis é um conceito inovador para a maioria dos designers. 

O design em quebra-cabeça reduz o desperdício de fabricação e construção ao usar formas que eliminam as sobras de madeira. Com blocos de construção bastante simples, a equipe foi capaz de especificar todos os componentes de forma antecipada. Isso também permitiu estimativas de custos mais precisas, já que não havia necessidade de considerar modificações ou despesas adicionais.

Elementos de madeira contínuos são parte essencial da estrutura do edifício

Elementos de madeira contínuos são parte essencial da estrutura do edifício. Imagem cortesia de RTA Studio. 

Fluxos de trabalho de modelagem flexíveis

A equipe usou o SketchUp desde o design conceitual no início até a fase preliminar de design. Os recursos de modelagem geométrica do software 3D se alinhavam perfeitamente com os componentes de madeira contínuos, facilitando iterações rápidas de design.

"Nós usamos o SketchUp porque é rápido e fácil. Criamos grupos e componentes que refletiam facilmente qualquer alteração feita nesses elementos em todo o design." 

Rich Naish, diretor de design, RTA Studio

As equipes de design de arquitetura compartilharam o modelo com o cliente e outros consultores, como a equipe de engenharia. Conforme o projeto avançava, Rich e a equipe usavam o Revit em seu fluxo de trabalho junto com o SketchUp, construindo dois modelos paralelos. Manter o modelo do SketchUp atualizado era essencial em etapas importantes do projeto que exigiam a apresentação de um modelo fácil de entender para as pessoas envolvidas. Os modelos do Revit contam com detalhes intrincados, enquanto o SketchUp simplifica as melhorias iterativas no design e a preparação de apresentações cativantes.

Renderização do edifício Scion feito no SketchUp usada nas apresentações de design

Renderização do edifício Scion feito no SketchUp usada nas apresentações de design. Imagem cortesia de RTA Studio.

A equipe adorava usar os modelos do SketchUp para mostrar a escala e a aparência do edifício sem precisar modelar tantos detalhes como era necessário em outros programas de software. Essa simplicidade economizava tempo e evitava o comprometimento com esquemas de cores ou outros detalhes específicos que poderiam ser alterados depois. Quando a equipe queria mostrar detalhes mais realistas em etapas importantes do projeto, como material e sombras, o Enscape era usado.

"Agora, usamos o Enscape para compreender a iluminação natural. Isso foi bastante revolucionário no nosso escritório. O SketchUp sempre esteve presente, mas conseguimos produzir renderizações rapidamente com o complemento Enscape." 

Rich Naish, diretor de design, RTA Studio

Antes, o escritório RTA Studio terceirizava suas renderizações com uma consultoria externa, deixando o processo caro e demorado. No momento, o RTA Studio cuida de todos os gráficos internamente, graças à interoperabilidade entre SketchUp e Enscape. 

Construção simplificada

Uma vez que o design era modelado em 3D, os fabricantes de madeira importavam os arquivos para um software que suas máquinas CNC conseguissem ler. Depois, criaram um modelo virtual de tudo que fabricariam e passaram por um processo digital antes de cortar qualquer madeira. Esse processo de planejamento reduziu o trabalho e o desperdício de material. 

Os componentes foram cortados na fábrica de madeira e enviados em lote para o local com destino para as seções específicas do edifício, simplificando ainda mais a montagem. A estrutura do edifício foi erguida em dois dias, os pisos foram instalados em uma semana, e o segundo andar levou mais alguns dias. O uso de madeira e do novo sistema de junta economizou tempo durante a construção e rendeu à equipe muitos elogios no decorrer do processo. 

Sustentabilidade Certificada 

Uma empresa independente avaliou o edifício Scion e confirmou sua neutralidade em carbono. O alcance desse marco é devido principalmente à quantidade significativa de madeira, um material neutro em carbono. O uso em grande escala compensou a pequena proporção de outros materiais necessários. Em termos de eficiência energética, os custos operacionais do edifício são aproximadamente a metade em comparação com um edifício residencial ou comercial.

gráficos mostrando a análise de carbono incorporada
gráficos mostrando a análise de carbono incorporada

Gráficos mostrando a análise de carbono incorporada. Imagens cortesia de RTA Studio. 

Uma chuva de elogios. 

A equipe de design teve muitas conversas sobre o edifício com a equipe de pesquisa florestal que se mudou para o local. Todo mundo elogiou o design estético e o desempenho. O interior é mantido em uma temperatura confortável com um sistema de controle climático de modo misto que economiza energia. A estratégia de iluminação natural projetada pela equipe de design permite que a luz entre nos escritórios sem causar reflexos nas telas dos computadores. O feedback mais comum que Rich recebe é que as pessoas simplesmente adoram conviver em ambientes com madeira.

"Muitas crianças chegam em excursões escolares ou com suas famílias, e adoram se sentar onde as vigas de madeira formam um berço. Você vê pessoas adultas tocando a madeira, relaxando no edifício como se estivessem numa clareira na floresta. Normalmente, você não vê esse comportamento nessas pessoas e isso tem sido fantástico."

Rich Naish, diretor de design, RTA Studio

Devido à popularidade do edifício, o Scion contratou um guia turístico que mostra as incríveis instalações aos visitantes durante o dia todo. Em uma escala internacional, o edifício recebeu inúmeros elogios. O World Architecture Festival reconhece o edifício Scion como o projeto mais incrível do mundo, sendo apenas um dos muitos prêmios renomados que o edifício recebeu. 

Uma fachada bem iluminada recebe visitantes no Scion Innovation Hub.

Uma fachada bem iluminada recebe visitantes no edifício. Imagem cortesia de RTA Studio. 

Lições para o futuro

Para criar um edifício mágico, você precisa de uma equipe de design comprometida com a responsabilidade ambiental, cultural e social, além de um cliente que acredite na importância dessas considerações. Rich alerta que não se trata apenas de economizar em cada elemento sustentável no custo. O cliente precisa compartilhar o compromisso de construir sustentabilidade para o bem do planeta.

Existem inúmeras maneiras de ser uma pessoa responsável com o ambiente: minimização de escavações, redução de resíduos e melhoria na resistência de um edifício. As equipes de design e arquitetura precisam encontrar as soluções ideais para suas situações específicas. A filosofia do escritório RTA Studio é projetar de forma contextual, seja em um centro urbano ou em uma cidade litorânea. Rich afirma que designs responsivos muitas vezes acabam virando edifícios únicos e diversos. 

O edifício Scion presta homenagem à floresta, com um design simbólico que honra a população regional e que se alinha à missão de pesquisa florestal. Os benefícios contínuos do seu processo de design incluem tecnologia de madeira de ponta, design neutro em carbono e estética impressionante. 

Tudo pronto para desenvolver projetos sustentáveis? Comece seus projetos de design com informações regionais sobre o clima usando o PreDesign, a ferramenta de pesquisa de design em fase inicial do SketchUp incluída nas assinaturas Pro e Studio. Aproveite e experimente todas as ferramentas de pesquisa e design 3D do SketchUp com uma avaliação gratuita

Imagem de Rich Naish, diretor de design, RTA Studio

Imagem de Rich Naish, diretor de design, RTA Studio

Sobre RTA Studio

O escritório RTA Studio é uma empresa de arquitetura inovadora e progressista de Auckland e Hawkes Bay, estabelecida por Richard Naish em 1999. A equipe é reconhecida pelo design renomado e original em diversos projetos educacionais, comerciais, comunitários e residenciais. O escritório se concentra em tecnologia e pesquisa, além de manter um compromisso com uma arquitetura de baixo carbono. O escritório RTA Studio já conquistou mais de 100 prêmios locais e internacionais. 

Sobre Irving Smith Architects

O escritório Irving Smith Architects é especializado em projetos de design com base em pesquisa e está localizado em Nelson (Whakatū), atuando em diversos ambientes sensíveis na Aotearoa, Nova Zelândia, e no exterior. Seu trabalho demonstra um compromisso contínuo com o design inovador e sustentável, reconhecido nacional e internacional por meio de prêmios, publicações, pesquisa e ensino acadêmico. Além disso, recebe convites constantes para dar palestras no mundo todo. Saiba mais sobre Irving Smith Architects.

Conheça quem escreveu

Quando não cria conteúdo, Rianna gosta de saciar sua curiosidade. Você pode encontrá-la lendo um livro, com seu cachorro aconchegado ao seu lado, desfrutando de viagens e aventuras ao ar livre com seus amigos e familiares, e comendo refeições saborosas (de preferência preparadas por outras pessoas).

Profile Photo of Rianna Lowrance {PORTUGUESE}