Skip to main content

Seis dicas para criar propostas de arquitetura atraentes

Dê vida a suas ideias mais loucas e comunique com claridade sua visão de design para determinadas propostas com estas dicas de líderes no campo de design.

Todos nós queremos ganhar mais trabalho. Ainda mais, queremos conquistar projetos melhores. Não apenas aqueles que pagam mais, mas aqueles que lembram por que você se tornou um arquiteto; projetos de paixão que lhe permitem libertar sua criatividade, causar um impacto duradouro em sua comunidade e ter orgulho de seu trabalho. O problema é que há forte concorrência por essas oportunidades. Se um desenvolvedor entra em contato com você procurando um parceiro para guiá-lo, você está competindo em uma competição de design em ritmo acelerado, ou o pedido de propostas (RFP) acaba de cair, esteja pronto para defender seu caso. Os lances são ganhos ou perdidos na capacidade de despertar o ímpeto e comunicar sua visão de design. Aqui estão algumas dicas de escritores de propostas e líderes no campo do design sobre a elaboração de designs conceituais e propostas vencedoras. 

Imagem que mostra a entrada à escola.

O design inovador e a defesa de Omar Calderon Santiago ajudaram a convencer as principais partes interessadas a alocar fundos para o que é agora a escola de ensino médio com maior desempenho energético nos EUA (Benjamin Banneker Academic High School, projetada por Perkins Eastman).

1. Cultive conexões.

A criação de conexões começa muito antes de você ter uma ideia de design. Metade da batalha para ganhar o trabalho consiste em fazer conexões com clientes, usuários finais, desenvolvedores, outros arquitetos (se você geralmente faz parcerias), membros do conselho local, empreiteiros e funcionários da cidade. Com uma lista longa de pessoas com que construir confiança, é essencial se concentrar em promover conexões fundamentais para seu tipo de projeto. Tão importante quanto fazer novas conexões é manter as antigas. Os clientes recorrentes são a linha de base do seu negócio, portanto, ofereça excelência de forma consistente e resolva quaisquer preocupações pós-ocupação que seus clientes possam ter. 

Foto do Hotel Chengdu Dong'an Lake Kapok

Os designers de interiores do Hotel Chengdu aproveitaram um verdadeiro fluxo de trabalho BIM de ciclo de vida entre equipes de projeto e empreiteiros para reduzir o tempo de construção em 50%

2. Escolha a equipe certa.

Antes de começar a criar esse design conceitual premiado, reúna as pessoas certas ao redor da mesa. Mas o que significa “escolher a equipe certa”? Isso ajuda a escolher sua equipe com base na experiência, colaborações anteriores e nos objetivos do cliente. Por exemplo, digamos que você está decidindo qual escritório de arquitetura paisagista usar para uma nova oportunidade. Você tem duas opções: 

Opção A: Você pode usar uma empresa de paisagismo com quem fez parceria antes porque sabe que eles são consistentes e confiáveis, se não inovadora. 

Opção B: Trabalhar com outro escritório de arquitetura paisagista de preferência do cliente. Você nunca trabalhou com a opção B, mas tem uma referência de trabalho positiva do seu engenheiro estrutural. Além disso, a opção B é especialista em sistemas de captação de água de chuva, o que essencial para o objetivo do cliente de construir um edifício vivo. 

Você vai com o conhecido (opção A) ou assume um risco (opção B)? Se for um projeto menor e com participações menores, a melhor opção pode ser ir com o paisagista desconhecido (opção B) que o cliente adora. Escolher a equipe certa é um ato de equilíbrio de mostrar ao cliente que você compreende suas necessidades e garantir que você conte com a equipe certa para executar o projeto quando ganhá-lo. 

Vista panorâmica do The Knowledge Park na Suécia, mostrando a conexão com uma reserva natural próxima, Kungsmarken.

3. Mostre seu design no contexto. 

Deixe o cliente saber que você dedicou um tempo para entender e pesquisar seu projeto, e examinar os detalhes pode gerar ideias para melhorar seu conceito de design. Uma maneira fácil de mostrar que você conhece a topografia, as estruturas e outras condições existentes é apresentar seu design conceitual no contexto do mundo real. Localize geograficamente o site em potencial usando recursos como Adicionar localização. Você também pode importar imagens de satélite em alta resolução e criar conceitos de massa simples. Vá mais longe e realize estudos de sombra precisos usando análise de dados climáticos com uma ferramenta como o PreDesign. Recomendamos dar o passo extra para demonstrar que você sabe como a topografia do local influenciará o posicionamento do edifício, o acesso dos pedestres e as vistas dos ocupantes. Sua atenção aos detalhes irá impressioná-los. 

4. Itere, itere, itere.

A menos que você tenha sorte, seu primeiro design para aquele premiado estádio esportivo precisará de mais iterações. Se você está em uma competição de design de alto nível, seus concorrentes podem ter pensado em seu primeiro conceito também. O que vai ganhar o trabalho é tomar um ângulo que os outros não têm. Infelizmente, você pode não ter tempo para gastar ideando, e esse processo leva o pessoal longe de horas faturáveis. Para reduzir o trabalho do modelo 3D, fique com baixos níveis de detalhe ou aproveite uma pequena gama de componentes (dinâmicos) para criar riqueza até decidir sobre o conceito final. Ao desenvolver uma ideia única e não convencional, a estrela do HGTV J.Pickens diz: “A criatividade deve vir em primeiro lugar sempre.” Implemente um software de modelagem 3D flexível como o SketchUp para iterar rapidamente.

“O SketchUp é uma ferramenta valiosa para transmitir ideias complexas emocionalmente e iniciar a conversa com o cliente. Usar um software para transmitir essa centelha de imaginação é mais importante do que ir direto às minúcias banais de ‘essa parte precisa ser de sete oitavos de polegada’.” 

-J.Pickens, HGTV Star 

Do esboço às renderizações, essas imagens mostram o design da Petersen House usado no site do SketchUp. Percorra para ver todos eles.

Henry Goss de The Boundary incorpora fundamentos arquitetônicos em suas ilustrações elaboradas e detalhadas para criar seu próprio estilo único.  

5. Crie visuais impressionantes.

Depois de decidir sobre seu design conceitual, é hora de atrair o cliente para sua narrativa 3D com narrativa visual. Jim Kessler, diretor do Grupo de Mídia Visual da Jacobs, refere-se a  comunicar a intenção de um projeto como “acender a lâmpada”. Existem três maneiras principais de criar impacto visual: levando modelos 3D para o software de renderização para criar visuais emotivos, usando um vídeo para contar a história ou capitalizando ferramentas interativas como realidade virtual e aumentada. Seja qual for a sua decisão, tente desenvolver um estilo visual único para tornar o seu design reconhecível e destacar-se.

Visuais realistas certamente podem adicionar o fator surpresa a uma proposta, mas levar seus visuais a um alto nível de realismo é realmente um desafio. Se você quiser fazer isso, tente com um software de visualização como Enscape ou V-Ray. O arquiteto e designer visual Luis Bertomeu Sanchez recomenda o uso de modelos do 3D Warehouse para acelerar seu fluxo de trabalho. Muitas vezes, alguém já criou uma cadeira, uma planta ou uma janela para especificações do mundo real, e você pode importar o modelo do 3D Warehouse com ajustes mínimos.

“O contexto é a parte mais importante da renderização. Os futuros moradores podem mudar as opções de móveis, mas não podem alterar como a luz se reproduz nas paredes à medida que o dia avança ou explorar como será a vista da janela de um quarto. Você precisa conhecer esses detalhes, e é a parte do projeto com menos espaço para licença criativa.”  

-Luis Bertomeu Sanchez, arquiteto e designer visual 

Alguns arquitetos, em vez disso, preferem visuais menos realistas, perfeitos para explicar sua visão sem se comprometer com uma semelhança fotorrealista que pode mudar mais tarde. James Akers, um consultor de visualização e design arquitetônico de longa data, é apaixonado por projetar renderizações com uma estética de aquarela. Os clientes de James são, muitas vezes, outros arquitetos. Os diretores de design chegam até ele em um prazo apertado para enviar uma proposta e precisam de uma apresentação rápida para seus conceitos iniciais. Ele aperfeiçoou um fluxo de trabalho para criar renderização rapidamente à mão (com a caneta da Apple) no SketchUp for iPad. Para garantir que seu projeto se destaque de uma multidão de propostas, considere adotar este ou um estilo semelhante que seja atraente e cheio de caráter. 

Modelo do SketchUp do projeto Valle Wood

Lund+Slaatto Architects apresenta aos clientes clicando ao vivo através do SketchUp Scenes (modelo SketchUp do projeto Valle Wood).

6. Comunique claramente sua visão.

Os recursos visuais são apenas uma parte da comunicação de sua visão de design para um cliente. Geralmente, há uma seção escrita de sua proposta onde você apresenta sua equipe, seus valores, sua experiência em projetos anteriores e a abordagem do projeto. Depois de conversar com muitos profissionais de marketing e proprietários de empresas no setor de arquitetura, engenharia e construção, nosso conselho é escrever de forma clara e concisa com uma abordagem focada no cliente. Embora você possa mencionar adequadamente os muitos louros de sua empresa, conte a história sobre seu cliente e os benefícios que sua experiência pode trazer.

Você está apresentando para o cliente? Transmitir sua mensagem na frente de uma multidão não é fácil. Mesmo que você projete sua ideia tridimensionalmente, sua apresentação pode ser uma combinação de capturas de tela e PNGs. Os visuais 2D têm um tempo e um lugar em sua história, mas encorajamos você a imergir totalmente o cliente no mundo das possibilidades que pode oferecer;  deixe a tecnologia falar. Recomendamos experimentar o Modo de apresentação do SketchUp no iPad. Use sua interface simplificada em sua apresentação para navegar em instruções passo a passo em 3D ou vá para a opção de tela cheia para deixar seus designs brilharem. Deslize pelas cenas usando um gesto de deslizar com três dedos, reproduza animações ou ative a ferramenta Ponteiro Laser para concentrar a atenção ao usar um monitor externo para compartilhar em chamadas de vídeo. Se você não tiver acesso ao iPad, o seu dispositivo móvel tem capacidades de visualização de realidade aumentada. Mostrar tecnologias digitais em sua apresentação é uma ótima maneira de imergir outras pessoas em sua visão viva e respirável.

Você tem isso!

Concentre-se nas conexões que melhor atendem aos objetivos da sua empresa, monte a equipe A, pesquise os valores do seu cliente e o contexto do projeto, e itere, itere e itere enquanto busca por esse design conceitual vencedor. Você é um contador de histórias; seus auxílios são tecnologia 3D e visuais impressionantes que mostram ao cliente o que seu projeto pode ser. Lembre-se, se você não ganhar a vaga, sempre peça ao cliente um relatório para ver como você pode melhorar no futuro. Entregar propostas únicas e inspiradoras é genuinamente uma arte. Os escritórios de arquitetura que dominam isso conseguem construir os melhores projetos e, finalmente, fazer seu trabalho mais gratificante. 

Experimente o SketchUp em sua próxima proposta usando uma avaliação gratuita de 30 dias.

Conheça quem escreveu

Quando não cria conteúdo, Rianna gosta de saciar sua curiosidade. Você pode encontrá-la lendo um livro, com seu cachorro aconchegado ao seu lado, desfrutando de viagens e aventuras ao ar livre com seus amigos e familiares, e comendo refeições saborosas (de preferência preparadas por outras pessoas).

Profile Photo of Rianna Lowrance {PORTUGUESE}