Skip to main content

SketchUp para arquitetura paisagista: Um oásis na cidade

Lund, Suécia

Localizada no sul da Suécia, a cidade de Lund precisava de um sistema de barragens para o escoamento da água de tempestades. Com esse objetivo em mente, Tyrens tornou um enorme campo (o equivalente a 30 campos de futebol) no “The Knowledge park”, criando um oásis verde para a cidade e um modelo europeu de desenvolvimento urbano sustentável. 

SketchUp para arquitetura paisagista
Visualização em perspectiva do parque criado usando SketchUp. Imagem de cortesia de archinect.com

O próspero bairro de Brunnshög abriga um centro de pesquisa e TI líder mundial e é um destino internacional para ciência, cultura e recreação. O Knowledge Park forma um elo ecológico estratégico e experiencial entre a cidade e a paisagem agrícola dos arredores. 

Tyrens é um grupo de consultoria com experiência em desenvolvimento urbano e infraestrutura e muito apaixonado pela criação de soluções sustentáveis para o futuro. Experiente na entrega de projetos que vão de pontes a estações de trem, eles mantêm considerações práticas e éticas na vanguarda do processo e do design. O município da cidade de Lund os nomeou para criar esse projeto multimilionário de coroas suecas. 

Vista panorâmica do The Knowledge Park
Vista panorâmica do The Knowledge Park. Imagem de cortesia de archinect.com

Conversamos com o engenheiro civil e gerente de projetos, Andreas Olsson, que foi parte da equipe da Tyrens por 15 anos, para conhecer a história de como eles transformaram suas ideias em realidade. 

Plano do The Knowledge Park e os arredores
 
Plano do The Knowledge Park e os arredores. Imagem de cortesia de archinect.com

Plano ilustrativo

Plano ilustrativo. Imagem de cortesia de Tyrens.se.

Poderia nos falar sobre o projeto e os objetivos principais atingidos?

A visão de todo o Knowledge Park era que funcionasse como destino de excursões regionais e como uma área de lazer diário para aqueles que moram e trabalham no bairro de Brunnshög. O objetivo foi criar ambientes estimulantes que proporcionem a alegria do movimento e rotas variadas para os usuários se locomoverem.

O primeiro estágio, localizado na parte noroeste do parque, tinha como tema geral a diversão. Esse primeiro estágio da construção desempenhou um papel fundamental na ativação da área antes do surgimento das áreas residenciais circundantes. Também incluiu duas barragens que administravam a água pluvial do centro de Brunnshög. 

Vila da ciência, Lund
Vila da ciência, Lund. Imagem de cortesia de archello.com.

A Vila da ciência e as instalações de pesquisa, MAX IV e ESS, têm muitos funcionários que serão visitantes regulares do The Knowledge Park, e os moradores próximos também serão usuários do parque. Dessa forma, nossa proposta foi pensada para atender a diversos grupos, de funcionários passeando no almoço até famílias fazendo uma excursão.

Em Brunnshög, também há uma área para cultivo urbano que será transferida ao parque. A nova área de cultivo foi projetada em colaboração com agricultores. O parque liga-se a uma reserva natural nas proximidades, Kungsmarken, que é uma área Natura 2000 – uma rede de áreas naturais protegidas na União Europeia. A beleza natural está no coração do parque, trabalhando em perfeita harmonia com a cidade.

Reserva natural Kungsmarken

Reserva natural Kungsmarken, Natura 2000.

Além de uma ponte de pedestres sobre uma das barragens, remodelamos a paisagem, plantamos árvores, construímos playgrounds, e desenvolvemos vias de circulação para criar um espaço que o resto da comunidade pudesse usar. 

imagem que mostra o início do processo de construção
imagem que mostra o início do processo de construção
imagem que mostra o início do processo de construção
imagem que mostra o início do processo de construção
imagem que mostra o início do processo de construção
IMAGENS QUE MOSTRAM A CONCLUSÃO DA ETAPA DO TRABALHO DE BASE
IMAGENS QUE MOSTRAM A CONCLUSÃO DA ETAPA DO TRABALHO DE BASE
IMAGENS QUE MOSTRAM A CONCLUSÃO DA ETAPA DO TRABALHO DE BASE
IMAGENS QUE MOSTRAM A CONCLUSÃO DA ETAPA DO TRABALHO DE BASE

Imagens que mostram o início do processo de construção e a conclusão do trabalho de base. Cortesia de Tyrens.

​Que software de design usaram para o projeto?

Usamos o SketchUp do início ao fim do projeto de design. No início do projeto, os arquitetos de paisagem usaram SketchUp para ilustrar todo o parque e marcar onde o riacho e a barragem deveriam ir. Foi uma ferramenta fundamental para mostrar diferentes partes do parque ao município para entender sua intenção para o produto final. 

Foto da ponte de madeira concluída.

Foto da ponte de madeira concluída. Imagem de cortesia de Marco Contri, Tyrens.

Numa fase posterior do projeto, o SketchUp foi usado para o design detalhado de partes específicas do parque, como a ponte de madeira, placas de aço usadas para a fortaleza, bancos de madeira, pequenos cubos para o playground, ilustrações de anéis de concreto para o playground, e outros elementos de design do parque.

Modelo 3D dos anéis de concreto e madeira dentro do parque

Modelo 3D dos anéis de concreto e madeira dentro do parque. Imagens de cortesia de Tyrens.

Imagem de assentos hexagonais no The Knowledge Park

Imagem de assentos hexagonais no The Knowledge Park. Imagem de cortesia de Marco Contri, Tyrens.

Não havia espaço para interpretações equivocadas nesse projeto, pois ele tinha orçamento fixo.

“O SketchUp foi fundamental para a comunicação com as autoridades municipais, já que nos permitiu compartilhar planos que eles podiam entender facilmente.”

Tivemos muitas reuniões com as autoridades municipais e avaliamos diversas ideias de forma colaborativa – essa foi uma das principais razões pelas quais escolhemos o SketchUp.

Também usamos o SketchUp para gerar documentos de concurso para empreiteiros e criar e exportar desenhos detalhados para partes específicas do projeto, como a ponte de madeira. 

Usamos essas ideais, tiramos instantâneos, os colocamos no AutoCAD, e adicionamos mais informações para criar o desenho final. Essa eficiência nos permitiu manter o cronograma. 

No passado, nossa equipe de design modelava no SketchUp para visualizações voltadas para o cliente e, em seguida, o engenheiro civil desenhava no AutoCAD. Para este projeto, não queríamos gastar muito tempo redesenhando no AutoCAD. O SketchUp foi usado em todos os aspectos para um processo de design mais suave, para economizar tempo e dinheiro e permitir um fluxo de trabalho eficiente. 

O município ficou feliz com o resultado e conseguimos cumprir nossos objetivos.

O SketchUp é fundamental para nosso fluxo de trabalho porque é uma maneira rápida e fácil de visualizar ideias para os clientes. O SketchUp nos ajuda a criar modelos que são fáceis de compreender e, portanto, reduz os maus-entendidos. 

Fiquei encantado com a facilidade de colaboração e comunicação usando o fluxo de trabalho habilitado para o SketchUp. Como o parque de 210.000 m² era em grande escala, a comunicação contínua foi fundamental para o sucesso do projeto.

Vista noturna do The Knowledge Park

Vista noturna do The Knowledge Park, cortesia de archinect.com

Tudo pronto para usar o SketchUp? Torne-se um assinante ou experimente-o usando uma  avaliação gratuita de 30 dias.

Acesse os links abaixo para saber mais sobre o SketchUp para arquitetura paisagista.

Conheça quem escreveu

Quando não está escrevendo conteúdo, Mahenoor pode ser encontrada na academia ou explorando novos lugares com amigos e familiares. O amor pelas caminhadas, viagens e por conhecer novas culturas e pessoas a leva a lugares estranhos e maravilhosos. Quando não está de férias, ela gosta de aprender e se desenvolver.

Profile Photo of Mahenoor Khadeghat {PORTUGUESE}