Skip to main content

Um Tour pelo Brasil com o SketchUp

Sete criadores de conteúdo ao redor do Brasil modelaram projetos de arquitetura e design de interiores inconfundíveis das regiões onde vivem.

Para celebrar a diversidade da arquitetura e do design de interiores brasileiros, o SketchUp lançou a campanha “Um Tour pelo Brasil com o SketchUp”. Sete criadores de conteúdo incríveis ao redor do país fizeram a modelagem 3D de projetos arquitetônicos ou de interiores marcantes de suas regiões. Leia mais para conhecê-los e veja os vídeos criativos que já se destacaram na campanha.

Fabio Coutinho - Curitiba, PR

Jardim Botânico de Curitiba, PR. Modelo por: Fabio Coutinho.

Jardim Botânico de Curitiba, PR. Modelo por: Fabio Coutinho.

Fabio Coutinho é um dos Embaixadores do SketchUp no Brasil, criador do Portal Blocos Dinâmicos e um dos maiores especialistas do país em componentes dinâmicos para SketchUp. Assista o vídeo para ver como Fabio utilizou componentes dinâmicos para criar rapidamente um modelo 3D exuberante do Jardim Botânico de Curitiba.

Flávio Santos - Salto, SP

Concha Acústica de Salto, SP. Modelo por: Flávio Santos.

Concha Acústica de Salto, SP. Modelo por: Flávio Santos.

Flávio Santos é designer de fachadas comerciais e fundador do curso Comunicação 3D, que já conta com mais de 2 mil alunos. Flávio ajuda empresas de comunicação visual a melhorar suas apresentações de projetos usando o SketchUp. Assista o vídeo para ver como ele modelou a impressionante armação metálica da Concha Acústica de Salto.

Gabriela Feral - Belo Horizonte, MG

Igreja de São Francisco de Assis, “Igrejinha da Pampulha” de Belo Horizonte, MG. Modelo por: Gabriela Feral.

Igreja de São Francisco de Assis, “Igrejinha da Pampulha” de Belo Horizonte, MG. Modelo por: Gabriela Feral.

Gabriela é artista 3D e designer de interiores. Fundadora e professora do curso Modelagem Descomplicada, já com mais de 9500 alunos, Gabriela ensina a modelar e renderizar para gerar comunicações visuais eficientes. Assista o vídeo para conhecer as ferramentas que ela usou para modelar a famosa Igrejinha da Pampulha.

Hugo Gonzales - Maringá, PR

Catedral Metropolitana de Maringá, PR. Modelo por: Hugo Gonzales

Catedral Metropolitana de Maringá, PR. Modelo por: Hugo Gonzales

Hugo Gonzales, designer de interiores desde 2010, tem uma paixão pelo design personalizado e pela marcenaria e marmoria planejadas. Em 2020, começou a compartilhar seu conhecimento e experiência através do YouTube, compartilhando dicas, técnicas e insights em transmissões ao vivo sobre visualização arquitetônica e design de interiores usando o SketchUp, o Enscape e o V-Ray. Veja no vídeo como Hugo modelou a linda Catedral de Maringá e saiba como você pode começar o seu próprio modelo.

Kamila Lopes - Goiânia, GO

Centro Cultural Oscar Niemeyer, GO. Modelo por: Kamila Lopes.

Centro Cultural Oscar Niemeyer, GO. Modelo por: Kamila Lopes.

Kamila Lopes, criadora da metodologia Projeto Expert, ministra treinamentos sobre modelagem e detalhamentos de projeto de design de interiores utilizando o SketchUp e o LayOut. Graduada em design de interiores desde 2009 e pós graduanda em Neuroarquitetura, Kamila já desenvolveu projetos em colaboração com grandes escritórios de Goiânia e esteve presente no 3D Basecamp, conferência de usuários do SketchUp, com uma palestra sobre detalhamento executivo e apresentações conceituais usando o LayOut. Veja no vídeo como Kamila modelou o Centro Cultural Oscar Niemeyer com facilidade e rapidez no SketchUp para iPad.

Mari Baroli - Rio de Janeiro, RJ

Arcos da Lapa, RJ. Modelo por: Mari Baroli.

Arcos da Lapa, RJ. Modelo por: Mari Baroli.

Primeira Embaixadora do SketchUp no Brasil, a arquiteta e urbanista Mariana Oliveira é a fundadora do Studio Baroli. Mari já trabalhou em escritórios como André Piva, Miguel Pinto Guimarães e Feu Arquitetura e foi professora no Istituto Europeo Di Design (IED) no Rio de Janeiro. Hoje, Mari oferece cursos online sobre como trabalhar de forma eficiente com o LayOut para criar desenhos técnicos profissionais, e como impressionar clientes com renders realistas usando o V-Ray. Assista o vídeo onde ela combina diversas ferramentas do SketchUp para modelar os famosos Arcos da Lapa no Rio de Janeiro.

Tamires Rodrigues - Minas Gerais

Cozinha mineira. Modelo por: Tamires Rodrigues.

Cozinha mineira. Modelo por: Tamires Rodrigues.

Tamires é arquiteta especialista em interiores e tem mais de 11 anos de experiência na área. Ela compartilha seu conhecimento através do Guia da Apresentação Poderosa, um treinamento onde ensina um fluxo de trabalho mais rápido, eficiente e preciso através da modelagem 3D, renderização e detalhamento com o ecossistema de produtos SketchUp. Assista ao vídeo para se inspirar em como Tamires trouxe a regionalidade mineira no desenvolvimento de um projeto 3D de interiores: 

Também quer uma chance de brilhar no blog do SketchUp?

Participe dessa campanha e tenha a chance de aparecer no blog oficial do SketchUp! Veja como, ainda dá tempo:

  • Faça a modelagem 3D de um projeto arquitetônico da sua cidade/estado com o SketchUp. Use a sua criatividade! Você pode modelar um prédio histórico, um monumento famoso ou até mesmo destacar um projeto de sua autoria que tenha um toque regional. 

  • Crie um vídeo mostrando este projeto. Use seu estilo próprio e conte sobre seu processo criativo no vídeo. Mostre algumas partes do trabalho de modelagem e adicione fotos ou vídeos indo até o local. Se for um projeto autoral, peça a autorização do seu cliente e coloque também fotos e vídeos da obra finalizada.

  • Poste o vídeo no Instagram! Na descrição do post, marque o @sketchup_official e use as hashtags #BuildYourAnything e #DesafioSketchUp - só assim poderemos encontrar o seu post.

O time do SketchUp selecionará os melhores vídeos para aparecer aqui no Blog. Siga nosso perfil no Instagram para ficar por dentro das novidades. Siga também os criadores Fabio Coutinho, Flávio Santos, Gabriela Feral, Hugo Gonzales, Kamila Lopes, Mari Baroli e Tamires Rodrigues para conhecer mais sobre seus trabalhos incríveis. 

Você ainda não usa o SketchUp? Encontre a assinatura que mais se encaixa nas suas necessidades e comece a criar o que você quiser.

Boa modelagem, estamos animados para ver seus projetos e vídeos nas redes sociais!

Conheça quem escreveu

Quando não está criando conteúdo, Flavia adora passar tempo com a família e amigos e viajar o máximo possível. Quando está em casa, ela pode ser encontrada lendo sobre tópicos que a inspiram e livros de ficção, fazendo yoga, pilates e caminhadas. Sua paixão fora do trabalho é ser voluntária em uma ONG no Brasil como professora de inglês para comunidades carentes.

Profile Photo of Flavia Padoam {PORTUGUESE}