Skip to main content

Perspectiva de um especialista em visualização sobre o conjunto de ferramentas dinâmicas do SketchUp

Providence, Rhode Island, Estados Unidos

Matthew Valero conhece bem o ecossistema do SketchUp. Ele adotou por completo a flexibilidade do Studio, a assinatura mais robusta e eficiente que utiliza o V-Ray, o Scan Essentials, o Revit Importer e literalmente centenas de extensões.

Save the Bay's Hamilton Family Aquarium - renderização conceitual exterior.

Save the Bay's Hamilton Family Aquarium - renderização conceitual exterior. Imagem de cortesia da DBVW Architects. 

Quem é Matthew Valero?

Se o assunto envolve de alguma maneira o SketchUp, é bastante provável que o Matthew Valero tenha informações a respeito. Matthew é diretor de visualização da DBVW Architects, um profissional com 20 anos de experiência no setor de arquitetura e assinante do Studio. Ele participa de testes alpha e beta, é um usuário ávido de extensões e é quase uma enciclopédia dos avanços na visualização arquitetônica dos últimos 20 anos. Desde o início do SketchUp até hoje, com realidade virtual e renderização em tempo real, Matthew já passou por tudo. Conversamos com ele para saber o motivo de o SketchUp ainda ser sua ferramenta preferida depois de todos esses anos e, em suas palavras, seu refúgio. 

Ser um fã de longa data do SketchUp não é a única ocupação de Matthew. Ele é o diretor de visualização da DBVW Architects em Providence, Rhode Island. Além disso, ele é ao mesmo tempo artista, designer e especialista em comunicação, ajudando sua equipe a tomar decisões de design críticas enquanto orienta clientes a ter uma visão totalmente concretizada de seus futuros espaços. Matthew acompanhou e ajudou diretamente a guiar a evolução do SketchUp desde o início, quando acreditou no software e participou do teste beta, até se tornar um especialista na ferramenta. Como ele diz, o SketchUp mudou completamente sua carreira. 

Fale um pouco sobre você e sua equipe.

Trabalho no setor de arquitetura há 20 anos. Em 2004, me graduei no curso de Arquitetura e segui o caminho normal para me tornar um profissional. Hoje, faço parte da DBVW Architects. Trabalhamos com todos os tipos de projetos, desde casas pequenas e econômicas até instituições de ensino superior. Grande parte do que fazemos envolve renovação e preservação de edifícios históricos.

Universidade de Rhode Island - renderizações conceituais do Ballentine Hall
Universidade de Rhode Island - renderizações conceituais do Ballentine Hall

Universidade de Rhode Island - Ballentine Hall. Renderizações conceituais. Use a navegação na imagem para ver mais. Imagens de cortesia da DBVW Architects.

Como foi começar a usar o SketchUp?

Conheci o software em 2005 e isso mudou completamente a minha carreira. Eu tinha interesse na modelagem 3D até mesmo antes do curso de Arquitetura e costumava fazer modelagens 3D no AutoCAD, extrusões simples e coisas assim durante os estudos. Eu construía modelos e usava o 3D Studio para criar renderizações que, olhando agora, eram bem ruins. Depois que conheci o SketchUp, percebi que poderia trabalhar com mais rapidez e criar gráficos interessantes sem tantas complicações no processo. 

“Até hoje, ainda sinto que preciso voltar para o SketchUp toda vez que uso outros programas. Ele sempre foi um software intuitivo em que eu consigo expressar minhas ideias com rapidez.”

Lembro quando o SketchUp implementou os estilos. Foi um momento muito importante para mim. O local onde eu trabalhava na época estava bastante preso no planejamento de bairros e arquitetura tradicional. Assim como a maioria das empresas do setor, queríamos que todos os gráficos parecessem aquarelas feitas à mão. Quando os estilos foram introduzidos eu pensei, “Meu Deus, isso é revolucionário”. Podíamos pegar nossos modelos do SketchUp, compor a exportação de estilo de esboço com uma renderização filtrada e fazer parecer que foi desenhado à mão. Esse é um diferencial significativo, pois desempenha um papel importante na narração de histórias, especialmente nas fases iniciais do design. Começamos a importar modelos do Revit para o SketchUp apenas para fazê-los parecer feitos à mão. Acho que não existe nada parecido com o que se tem agora, quando se trata de criar desenhos estilizados e fazer isso com rapidez.

Em 2008, também fui um dos vencedores do International Style Builder Competition. Meu estilo, Pencil on Graph Paper, foi instalado como um dos estilos inclusos desde então.

O que fez você escolher a assinatura Studio?

Eu gosto da parceria que o SketchUp tem com o Chaos Group e da ferramenta V-Ray disponível como parte da assinatura Studio. Foi um diferencial para a empresa. Contudo, foi quando o SketchUp introduziu o Scan Essentials que atualizamos para o Studio. Achei que levaria mais tempo até que pudéssemos criar digitalizações 3D e trazer nuvens de pontos 3D para o SketchUp.

Renderização conceitual da expansão e renovação histórica do edifício Real Art Ways em Hartford, Connecticut

Expansão e renovação histórica do edifício Real Art Ways em Hartford, Connecticut. Renderização conceitual exterior. Imagem de cortesia da DBVW Architects.

A DBVW Architects faz muitos projetos que são restaurações históricas ou reaproveitamento de edifícios antigos. Contratamos uma empresa externa para fazer escaneamentos a laser de edifícios existentes e usamos os dados da nuvem de pontos como material de referência ou como material para gerar desenhos da condição de conclusão. É bastante útil poder importar nuvens de pontos para o SketchUp, principalmente nas fases iniciais em que não temos um modelo iniciado. 

“Todas essas tecnologias estão facilitando nossas vidas e nos tornando designers e artistas melhores. Sempre que mostro meu trabalho para alguém, as pessoas acham que sou algum tipo de mágico, mas na verdade foram as pessoas da SketchUp que tornaram o software intuitivo e fácil de usar, e integraram essa mágica ao programa.”

Você pode até fotografar nuvens de pontos com seu telefone ou um iPad Pro. Isso é muito eficiente quando se trata de um estudo rápido ou quando você precisa comparar seu projeto com as condições existentes para garantir a precisão. Basta apontar seu telefone e escanear o máximo de pontos que puder. Depois, é só trazer esses dados para o SketchUp e usá-los como um modelo básico para verificar as dimensões. 

Você mencionou o V-Ray. Essa é sua ferramenta de renderização preferida?

Geralmente usamos tanto o V-Ray como o Enscape. O Enscape é usado principalmente por ser rápido. Se precisamos fazer algo bem rápido ou se estamos trabalhando em realidade virtual, o Enscape é a nossa escolha. Para imagens mais polidas, usamos o V-Ray. Resumindo, a rapidez é com o Enscape e a qualidade é com o V-Ray.

Você pode nos guiar por um projeto de visualização e design conceitual comum?

Trabalhamos em uma instalação na cidade de Providence para uma organização chamada Farm Fresh. Ela atua com fazendas locais e organiza feiras de produtores. A organização queria construir o que chamaram de central de alimentos. Dessa forma, sediariam feiras tanto no primeiro como no segundo semestre e queriam espaço para as empresas locais se instalarem. Com uma variedade de programações diferentes, seria uma mistura de espaços compartilhados para co-locação e escritórios. 

Central de alimentos da Farm Fresh em Rhode Island - renderização exterior conceitual

Farm Fresh em Rhode Island - Nova sede. Renderização conceitual exterior. Imagem de cortesia da DBVW Architects. 

Para as primeiras renderizações, queremos aquela sensação conceitual e filtrada. Adiciono materiais e iluminação usando o V-Ray, depois componho as diferentes camadas no Photoshop. Exporto traçados do SketchUp e adiciono filtros no Photoshop para torná-lo conceitual. Não queremos que os clientes achem que o projeto está completamente finalizado quando estamos apenas lançando a ideia. 

Em uma imagem, estudamos um conceito para restaurante e espaço para sentar. As renderizações nunca são só renderizações, elas sempre são estudos de design para nós. O cliente queria ver um elemento de árvore usando aço estrutural e painéis de som. Também queria grandes gráficos, artes e um estilo industrial, então começamos a explorar essas ideias, incorporando diferentes elementos nas renderizações. 

Farm Fresh Rhode Island - renderização conceitual interior
Farm Fresh Rhode Island - renderização conceitual interior
Farm Fresh Rhode Island - renderização conceitual interior

Farm Fresh em Rhode Island - Nova sede. Renderizações conceituais interiores. Use a navegação na imagem para ver mais. Imagens de cortesia da DBVW Architects. 

A base disso era um modelo do Revit, mas a maioria dos detalhes não seria modelada na ferramenta. Todo o cenário é feito no SketchUp: sinalização, revestimento de madeira nas paredes, ventiladores de teto, iluminação, climatização e a estrutura de metal no teto. No Revit não é possível uma modelagem desse nível. Depois, elaboramos ideias com nossas equipes de design e interiores para apresentar os conceitos ao cliente. Esse projeto sozinho valeria a nossa assinatura Studio por causa da capacidade de concretizar a visão do cliente e tomar decisões com muita rapidez.

“O SketchUp é uma ferramenta que nosso escritório usa diariamente para tomar decisões importantes.”

Usamos o SketchUp para todos os aspectos do processo de design: interior, exterior e paisagismo. O cliente, então, usou as imagens como parte da sua campanha de captação de recursos. A prefeitura também nos procurou com uma ideia de passarela para pedestres. Porém, queriam ver isso na renderização e era importante para o cliente que isso fosse incluído. No SketchUp, todas essas peças se juntam. A maioria das nossas principais decisões de projeto não acontecem no Revit, mas no SketchUp.

Seu processo de visualização é muito semelhante nos diferentes projetos? 

O fluxo de trabalho para todas as minhas renderizações que não são fotorrealistas é praticamente o mesmo. É possível que o resultado das renderizações pareça frio ou sem naturalidade. Damos mais vida e interesse visual com textura e estilos de esboço. 

Outro exemplo de projeto de design e visualização é um aquário em Newport, Rhode Island. É uma instalação bem pequena para uma organização chamada Save the Bay. Trabalhamos no projeto e na reforma do edifício existente, mas também reunimos renderizações de conceito iniciais para serem usadas como parte da campanha de captação de recursos. 

A organização queria imagens que pudessem ser usadas para: a) se imaginar no espaço, b) ajudar o estado a ver que este seria um bom local e c) atrair doadores. É um exercício de elaboração da narrativa para estimular empolgação e interesse no projeto. Adicionamos a marca, uma sinalização realista e pessoas usando o espaço para contar aquela história quase de conto de fadas que os clientes querem ver quando se imaginam em um edifício. 

Save the Bay's Hamilton Family Aquarium - renderização conceitual interior.

Save the Bay's Hamilton Family Aquarium - Renderização conceitual interior. Imagem de cortesia da DBVW Architects. 

Esse projeto foi novamente modelado no SketchUp, renderizado no V-Ray e estilizado para parecer conceitual. Importei um modelo do Revit para o SketchUp onde todas as texturizações e acabamentos foram feitos. Depois, exportamos várias camadas do SketchUp: traçados, bordas esboçadas, pessoas, sinalização e acabamentos de materiais. Todas as camadas se juntaram no Photoshop com dois filtros, um de aquarela e outro que cria um efeito de sombreamento. Por último, adicionei uma textura de papel para realçar o efeito aquarela, e é isso.

Com que frequência você usa o Revit e o SketchUp simultaneamente?

Nove em cada dez vezes. Estou trabalhando com um modelo do Revit que queremos visualizar melhor e usar para tomar decisões. Trazer o modelo do Revit para o SketchUp sempre fez parte do nosso fluxo de trabalho e fazíamos isso com o DWG até o SketchUp lançar o Revit Importer no início de 2023. Também tentamos usar plug-ins para exportar do Revit um modelo do SketchUp, mas não deu muito certo. 

Na maioria das vezes, recebo um arquivo Revit logo no início, geralmente durante o projeto esquemático ou o desenvolvimento do projeto. Quase sempre, o modelo 3D precisa de um pouco de trabalho e ainda está em fase de concepção. Esses estudos de projetos são mais rápidos no SketchUp do que no Revit. Se for preciso tomar decisões de design ou examinar paredes e janelas em movimento, usamos o SketchUp para isso. 

Renderização conceitual interior do café e galeria do Real Art Ways
Renderização conceitual da entrada e da bilheteria do Real Art Ways

Expansão e renovação histórica do edifício Real Art Ways em Hartford, Connecticut. Série de renderizações conceituais interiores. Use a navegação na imagem para ver mais. Imagens de cortesia da DBVW Architects.

Uma grande vantagem do Revit Importer em comparação com o DWG é com os modelos de terreno. Se você exportar um DWG para trazer para o SketchUp, fica uma bagunça. Com o Revit Importer, a geometria se traduz muito bem e sem imperfeições. As famílias entram como componentes e isso é ótimo, além de muito importante.

“Não sei nada do retorno sobre o investimento em dólares, mas quanto ao custo da assinatura, recuperamos em mais ou menos uma semana. Simples assim.”

Fazer iterações de design no Revit não é o ideal. No SketchUp, é mais ágil iterar e compartilhar. Estamos agora na fase de design de um projeto e queremos detalhar algumas opções. Importei um modelo do Revit para o SketchUp e, em dois dias, trabalhamos em todos os designs que queríamos ver. Depois, criamos visuais usando o V-Ray e finalizamos o projeto. Foram apenas três dias, o que nos poupou muito tempo. 

Falando em poupar tempo, ouvi dizer que você é um grande fã de extensões.

Amo extensões! Devo ter mais de cem. Mesmo que seja uma extensão bem simples para me poupar cinco minutos, eu vou instalar. As pessoas sempre vêm à minha mesa e perguntam se existe uma ferramenta para isso ou aquilo. Consulto o Extension Warehouse ou o SketchUcation e respondo: "é, dá para fazer isso com uma extensão". Na última década, a evolução do SketchUp mudou o cenário competitivo em parte graças às extensões. Se alguém me perguntar quais extensões deve usar, o Profile Builder é obrigatório e o Flex Tools também é ótimo. 

“Sem extensões, eu estaria perdido. Sempre quis fazer um quadro com o dizer: ‘Existe uma extensão para isso!’. Há tantas extensões e elas são tão úteis que me economizam muito tempo.”

Você também usa o LayOut? 

Eu uso bastante o LayOut, principalmente para tarefas rápidas. Temos InDesign, Illustrator e todas essas ferramentas, mas existem projetos em que não preciso abrir nenhuma delas. Posso ficar dentro do ecossistema do SketchUp e ir diretamente de um modelo do SketchUp para folhas de desenho em escala no LayOut. Isso me economiza muito tempo. 

Renderização da planta baixa da Escola LaPerche de ensino fundamental

Escola LaPerche de ensino fundamental em Smithfield, Rhode Island. Renderização de planta superior. Imagem de cortesia da DBVW Architects. 

Para um estudo de bairro ou de planejamento, se eu souber que vamos compartilhar plantas ou renderizações do terreno, eu crio uma cena da planta do terreno usando as visualizações padrão no SketchUp. Planejo essas cenas e configuro as etiquetas, então posso só clicar em “Enviar para o LayOut”. Temos templates de folha no LayOut para mostrar desenhos na escala correta e estilos para ativar as sombras. 

“Se as pessoas não estão usando o LayOut, deveriam dedicar algum tempo a ele. Leva de 10 a 15 minutos para criar templates e, quando estiverem prontos, estarão sempre disponíveis para você usar. Quem não usa o LayOut está perdendo.”

Costumávamos fazer apenas uma imagem principal, uma planta do local e algumas plantas baixas. Agora, nunca é apenas uma renderização. Precisamos de três visualizações de quatro edifícios diferentes. Queremos plantas do local, plantas baixas e elevações do local. Dez anos atrás, isso levaria algumas semanas, mas agora conseguimos fazer tudo em poucos dias. 

Renderização conceitual da sala de aula da escola LaPerche de ensino fundamental
Renderização conceitual da biblioteca da escola LaPerche de ensino fundamental
Renderização conceitual do espaço de criação da escola LaPerche de ensino fundamental

Escola LaPerche de ensino fundamental em Smithfield, Rhode Island. Série de renderizações conceituais interiores. Use a navegação na imagem para ver mais. Imagens de cortesia da DBVW Architects. 

Agora, podemos fazer quase tudo no SketchUp. Com etiquetas e um arquivo organizado, podemos renderizar a planta do local usando o modelo do SketchUp e enviar para o LayOut. Fazemos elevações e seções de medidas iguais com cenas e etiquetas organizadas. Para renderizações, podemos levar o modelo do SketchUp para o Photoshop, mas também estamos adicionando essas imagens ao conjunto de desenhos do LayOut. É a maneira mais rápida de criar um pequeno conjunto de desenhos. 

Alguma consideração final?

Entrada da escola LaPerche de ensino fundamental — renderização conceitual do estudo de cores

Escola LaPerche de ensino fundamental em Smithfield, Rhode Island. Estudo de cores da entrada e renderização conceitual exterior. Imagem de cortesia da DBVW Architects.

Uso o SketchUp há quase 20 anos. As pessoas sempre perguntam: “você fez isso no SketchUp?” Hoje em dia, você pode renderizar o mesmo tipo de coisa que as pessoas renderizam no 3D Studio Max. É um momento realmente empolgante. Tudo evoluiu muito e coisas que a gente sonhava fazer são possíveis agora, como, por exemplo, renderizar a grama. Isso deixa nossa profissão bem mais divertida. Parece que passo os dias inteiros brincando.

“O SketchUp mudou minha carreira e facilita minha vida todos os dias. Como designer e profissional e vendo o que o software se tornou nos últimos 10 a 15 anos, sou capaz de fazer coisas que nunca imaginaria.”

Coloque sua identidade no SketchUp

Tudo certo para aproveitar a flexibilidade que torna o SketchUp tão eficiente? Essa é a ferramenta certa para você que é um iniciante em busca de uma modelagem 3D intuitiva e de baixo custo ou um especialista do setor em busca de um software profissional para tomar decisões críticas e se comunicar de forma mais eficaz com os clientes. E quando achar que não tem como o SketchUp fazer mais, lembre-se das palavras de Matthew: “existe uma extensão para isso.”  

Teste todas as ferramentas favoritas do Matthew com uma avaliação gratuita ou atualize para o Studio ainda hoje se preferir assinar a versão mais robusta do SketchUp. Se você ainda não ficou sabendo, o SketchUp também vai além da área de trabalho do computador. Leve seus projetos com você para criar e colaborar onde surgir a inspiração no SketchUp para iPad. Confira as novidades no iPad ou baixe o aplicativo para experimentá-lo hoje mesmo. 
 

Foto de Matthew Valero, diretor de visualização da DBVW Architects

Matthew Valero, diretor de visualização da DBVW Architects

Sobre Matthew Valero

Com suas habilidades avançadas em renderizações de computador e sua percepção de design aguçada, Matthew dá vida aos projetos da DBVW Architects por meio da visualização 3D no computador. Suas renderizações são ferramentas inestimáveis para o avanço de projetos durante o desenvolvimento do design, ajudando os clientes da DBVW Architects a visualizar as ideias e a promover os empreendimentos na comunidade em fóruns públicos. Matthew é membro da American Society of Architectural Illustrators e foi premiado várias vezes pelo seu trabalho de renderização. Saiba mais em DBVW.com.

Conheça quem escreveu

Desde seu começo na arquitetura, Dan é um criativo dos sete ofícios com uma predileção por contar histórias. Quando não estiver brincando com palavras ou exercitando seu apetite por novas informações, você provavelmente o encontrará – café na mão – na floresta, na água ou em algum lugar no alto de uma colina.

Profile Photo of Dan Scofield {PORTUGUESE}